???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7148
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O impacto da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na disciplina de Biologia no ensino médio tecnológico
???metadata.dc.creator???: Alves, Felipe Fabian dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Thaís Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Menezes, Crediné Silva de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa destaca pontos relevantes que compõem o cenário da educação tecnológica. No que diz respeito ao pensamento das civilizações acerca de técnica e tecnologia, sua representatividade e desempenho no cotidiano, sobretudo, o desenvolvimento ao longo do tempo. Ademais, os desdobramentos que culminaram para a instauração da atual conjuntura de educação tecnológica, especificamente, ao modelo educacional correspondente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Entretanto, de maneira perpendicular, os pressupostos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) permeiam a composição do contexto do ensino tecnológico, no sentido de contribuir para o rompimento de antigos paradigmas, mais ainda, na busca de se alcançar uma visão de mundo mais amadurecida e consubstanciada, daí a sua relevante discussão em sala de aula. Diante disso, fez-se necessário promover a investigação se há o estreitamento da relação CTS no ensino tecnológico, sobretudo, no ensino de Biologia para a modalidade de ensino médio integrado. Para tanto, a metodologia traçada sustenta-se nos moldes de pesquisa qualitativa, sendo realizado primeiramente um estudo de caso diagnóstico, por se tratar de uma situação particular. Esse estudo de caso possui características observacionais, a fim de descrever a realidade vivida por professores e alunos inseridos no ambiente dos IFAM’s. Para possibilitar a identificação das lacunas entre o planejamento e a necessidade de se trabalhar os pressupostos de CTS foram realizadas entrevistas com os professores e uma análise documental nos planos de ensino desses professores, resultando em um diagnóstico acerca do estado atual. Essa triangulação foi realizada sob a luz dos pressupostos de Análise Textual Discursiva. Diante disso, detectou-se vários discursos com percepções deturpadas acerca de Ciência e Tecnologia, a dissonância entre as diretrizes de Ensino Médio Tecnológico com a prática de ensino, contudo, a existência de uma discreta relação dos pressupostos de CTS à prática de alguns professores, o que dá indícios da possibilidade de futuros rompimentos em paradigmas sociocientíficos.
Abstract: This research highlights relevant points that make up the technological education scenario. With regard to the thinking of civilizations about technology and technology, their representativeness and performance in the daily, above all, development over time. In addition, the developments that culminated in the introduction of the current technological education environment, specifically, the educational model corresponding to the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM. However, perpendicularly, the assumptions of Science, Technology and Society (STS) permeate the composition of the context of technological teaching, in the sense of contributing to the disruption of old paradigms, even more, in the quest to achieve a better world view matured and consubstantiated, hence their relevant discussion in the classroom. In view of this, it was necessary to promote the investigation if there is the narrowing of the STS relation in the technological teaching, above all, in the teaching of Biology for the modality of integrated secondary education. To do so, the methodology drawn is based on the qualitative research model, being carried out first a case study diagnosis, because it is a particular situation. This case study has observational characteristics in order to describe the reality lived by teachers and students inserted in the IFAM environment. In order to identify the gaps between planning and the need to work on STS assumptions, interviews with teachers and a documentary analysis were carried out in the teaching plans of these teachers, resulting in a diagnosis about the current state. This triangulation was performed under the assumptions of Discursive Textual Analysis. In view of this, several discourses with misrepresented perceptions about Science and Technology, the dissonance between the Directives of Higher Education with teaching practice, were detected, however, the existence of a discrete relation of the assumptions of STS to the practice of some teachers, which gives indications of the possibility of future disruptions in socio-scientific paradigms.
Keywords: Educação tecnológica
Ensino de biologia
Ciência, tecnologia e sociedade
Technological education
Teaching of biology
Science, technology and society
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: ALVES, Felipe Fabian dos Santos. O impacto da perspectiva ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na disciplina de Biologia no ensino médio tecnológico. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7148
Issue Date: 12-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FelipeAlves_PPGECIM.pdf15.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.