???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10081
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Andrade, Cherre Lane Laranjeira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9943946535460461 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 | eng |
dc.contributor.referee1 | Silva, Jackson Colares da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2892628810743886 | eng |
dc.contributor.referee2 | Bolis, Stephen Coffey Bolis | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6644584153997412 | eng |
dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Cherre Lane Laranjeira. Música e Brincadeira: potencial de criação e produção, usando a ferramenta tecnológica BandLab, no contexto das rotinas de sala de aula nas escolas de educação básica - anos finais. 2024. 36 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10081 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por finalidade, promover o aprendizado e a evolução da criatividade artística e cultural, nos alunos dos 7os, 8os, e 9os anos do ensino Fundamental – Anos Finais, na rotina de sala de aula, durante o ensino de música, na Escola Estadual Alfredo Fernandes, fazendo uso das novas tecnologias e tendo como ferramenta tecnológica, o uso do aplicativo de composição e produção musical, BandLab. A metodologia fundamenta-se na pesquisa-ação e foi elaborada em três etapas: apresentação do aplicativo aos alunos, produções teste sob nossa orientação, para o aprendizado de como utilizar o aplicativo, e produção final coletiva de composições musicais inéditas para álbum. Nos embasamos, epistemologicamente, a partir de conceitos, que abordam a estruturação formal, ambiental e social para a realização da pesquisa científica, desenvolvidos por autores como Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2009), e Antônio Carlos Gil (2002), e ainda, consonantemente com estudos desenvolvidos sobre recursos didáticos interativos e tecnologias digitais, com os autores Jacson Colares (2023), Francine Cernev e Vânia Malagutti (2016) entre outros. Tudo isso, em concomitância com as leis que regem a obrigatoriedade da educação básica pública em nosso país. O objetivo desta pesquisa é a possibilidade de desenvolver no aluno a curiosidade, o saber e a certeza de que ele pode e consegue o fazer/criar, usando ferramentas tecnológicas de fácil acesso e que estão à sua disposição. | eng |
dc.description.abstract | This research aims to promote learning and the evolution of artistic and cultural creativity, in students in the 7th, 8th, and 9th years of Elementary School – Final Years, in the classroom routine, during music teaching, at the School State Alfredo Fernandes, making use of new technologies and using the musical composition and production application, BandLab, as a technological tool. The methodology is based on action research and was developed in three stages: presentation of the application to students, test productions under our guidance, to learn how to use the application, and collective final production of new musical compositions for the album. We are based, epistemologically, on concepts that address the formal, environmental and social structuring for carrying out scientific research, developed by authors such as Cleber Prodanov and Ernani Freitas (2009), and Antônio Carlos Gil (2002), and also, in line with studies developed on interactive teaching resources and digital technologies, with the authors Jacson Colares (2023), Francine Cernev and Vânia Malagutti (2016) among others. All of this, in conjunction with the laws that govern the mandatory public basic education in our country. The objective of this research is the possibility of developing in students curiosity, knowledge and the certainty that they can and do do/create things, using easily accessible technological tools that are at their disposal. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/75041/DISS_CherreLaneAndrade_PROFARTES.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Artes | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA | eng |
dc.title | Música e Brincadeira: potencial de criação e produção, usando a ferramenta tecnológica BandLab, no contexto das rotinas de sala de aula nas escolas de educação básica - anos finais | eng |
dc.title.alternative | Music and Play: Potential for creation and production, using the BandLab technological tool, in the context of classroom routines in basic education schools - final years | eng |
dc.title.alternative | Música y Juego: Potencial de creación y producción, utilizando la herramienta tecnológica BandLab, en el contexto de las rutinas de aula en escuelas de educación básica - últimos años | spa |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Música | por |
dc.subject.user | Tecnologia | por |
dc.subject.user | Composição | por |
dc.subject.user | Sala de aula | por |
dc.subject.user | Music | por |
dc.subject.user | Technology | por |
dc.subject.user | Composition | por |
dc.subject.user | Classroom | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_CherreLaneAndrade_PROFARTES.pdf | 517.12 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.