???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10104
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação inicial de professores de química: uma análise a partir da perspectiva do professor-pesquisador
???metadata.dc.creator???: Silva, Luiz Eduardo Lima da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nicot, Yuri Expósito
???metadata.dc.contributor.referee3???: Freitas, Adriana Dantas Gonzaga de
???metadata.dc.description.resumo???: A formação do professor como pesquisador ou professor-pesquisador constitui-se atualmente como um modelo para a promoção do desenvolvimento profissional do educador. A formação pautada na pesquisa científica pode contribuir para um profissional reflexivo quanto à sua prática, seu papel social, sua realidade, sobre o exercício da sua profissão, tendo uma atuação crítica sobre esses e vários outros temas oriundos do seu cotidiano e o de seus alunos. Do exposto, este trabalho foi norteado pela seguinte Questão de Pesquisa: “Como a Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Federal do Amazonas contempla a investigação como princípio formativo?”. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a proposta formativa para a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas à luz do modelo Professor-Pesquisador. Para tanto, o estudo ancorou-se na Pesquisa Qualitativa, do tipo Estudo de Caso, em que os dados foram coletados mediante Análise Documental dos Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) e Entrevista Semiestruturada com os licenciandos formandos do curso. Os dados obtidos foram analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Ao conciliar os resultados obtidos da Análise Documental e da Entrevista, constatamos que a formação para a pesquisa é contemplada de maneira evidente no curso de LQ investigado. A Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Federal do Amazonas contempla a investigação como princípio formativo, uma vez que, os elementos da pesquisa científica estão presentes no âmbito das disciplinas que compõe os eixos curriculares da Prática como Componente Curricular (PCC) e do Estágio Curricular (EC). A importância da pesquisa foi apontada pelos entrevistados como ferramenta essencial na formação de professores. A PCC e o EC configuraram-se como momentos fecundos para o desenvolvimento da investigação sobre a própria prática e para a formação de futuros professores com perfil profissional de professores-pesquisadores. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), caracterizados neste trabalho como Atividades Complementares, também se apresentaram como local onde as habilidades para o fazer pesquisa em Ensino de Química foram desenvolvidos mediante um processo sistemático de reflexão e investigação sobre os mais variados temas da área, utilizando diversas estratégias metodológicas e posteriormente divulgando esse conhecimento. Evidentemente, ainda existe a possibilidade de a investigação como princípio formativo não estar inserida nas disciplinas da PCC ou do EC e não possui a obrigatoriedade deste princípio fazer parte do Pibid e do PRP. O Pibic possui este perfil e nele existe a possibilidade maior do licenciando ter contato com a pesquisa. Estas limitações ocorrem no curso, no entanto, o papel do professor formador é essencial para extrapolação dos limites impostos pelo currículo e editais, que norteiam, respectivamente, as disciplinas e as atividades complementares. Portanto, com este estudo, esperamos colaborar e enriquecer as pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores, em especial com a temática do Professor-Pesquisador e seu papel na formação inicial de futuros professores de Química.
Abstract: The training of teachers as researchers or teacher-researchers is currently a model for promoting the professional development of educators. Training based on scientific research can contribute to a reflective professional regarding their practice, their social role, their reality, the exercise of their profession, taking a critical stance on these and several other topics arising from their daily lives and that of their students. From the above, this work was guided by the following Research Question: “How does the Initial Training of Chemistry Teachers at the Federal University of Amazonas consider research as a formative principle?”. This research aimed to analyze the training proposal for the initial training of teachers in the Chemistry Degree course at the Federal University of Amazonas in light of the Teacher-Researcher model. To this end, the study was anchored in Qualitative Research, of the Case Study type, in which data were collected through Documentary Analysis of the Course's Pedagogical Projects (PPCs) and Semi-structured Interviews with undergraduate students graduating from the course. The data obtained was analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA). When reconciling the results obtained from the Document Analysis and the Interview, we found that training for research is clearly included in the LQ course investigated. The Initial Training of Chemistry Teachers at the Federal University of Amazonas considers research as a formative principle, since the elements of scientific research are present within the scope of the disciplines that make up the curricular axes of Practice as a Curricular Component (PCC) and Internship Curriculum (EC). The importance of research was highlighted by interviewees as an essential tool in teacher training. The PCC and the EC were configured as fruitful moments for the development of research into their own practice and for the training of future teachers with a professional profile of teacher-researchers. The Institutional Scientific Initiation Scholarship Program (Pibic), the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid) and the Pedagogical Residency Program (PRP), characterized in this work as Complementary Activities, also presented themselves as a place where skills for research in Chemistry Teaching were developed through a systematic process of reflection and investigation on the most varied topics in the area, using different methodological strategies and subsequently disseminating this knowledge. Evidently, there is still the possibility that research as a formative principle is not included in the PCC or EC disciplines and there is no obligation for this principle to be part of Pibid and PRP. Pibic has this profile and there is a greater possibility for the graduate to have contact with research. These limitations occur in the course, however, the role of the teacher trainer is essential to extrapolate the limits imposed by the curriculum and notices, which guide, respectively, the subjects and complementary activities. Therefore, with this study, we hope to collaborate and enrich the research carried out on teacher training, especially with the theme of the Teacher-Researcher and his role in the initial training of future Chemistry teachers.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores
Professor-pesquisador
Licenciatura em Química
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Luiz Eduardo Lima da. Formação inicial de professores de química: uma análise a partir da perspectiva do professor-pesquisador. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10104
Issue Date: 2-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LuizSilva_PPECIM.pdf890.63 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.