???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10105
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: MOOC no Amazonas - uma análise da concepção de cursos à distância para educadores ribeirinhos: trajetória de uma pesquisadora cartógrafa
Other Titles: MOOC in the Amazon - an analysis of distance courses the design for riverside educators: the trajectory of a cartographer researcher
???metadata.dc.creator???: Brito, Ynara Silva Luniere 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dolzane, Maria Ione Feitosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dal Molin, Beatriz Helena
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gomes, Eduardo de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta movimentos de agenciamentos da Educação Financeira com aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos de uma comunidade ribeirinha do Amazonas. Cujo o objetivo foi investigar as intervenções realizadas em ações de extensão no contexto da formação de professores em uma comunidade ribeirinha. Nesse processo, entendemos a escola não apenas como um lugar físico onde o ensino e a aprendizagem acontecem, mas como um território carregado de significados, poderes, relações e devires. Um espaço de constante transformação, amplo, permitindo a possibilidade de dialogar com as realidades e desafios vivenciados pelos estudantes em suas localidades. Nessa perspectiva, pactuamos com diversos intercessores como recursos metodológicos para acompanhar, e ao mesmo tempo, construir uma pesquisa-rizoma. Recurso esse que abriu diferentes caminhos à exploração de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas com a realidade cabocla. Nos agenciamos à metodologia cartográfica, Passos, Kastrup e Escóssia, (2015) dos teóricos Deleuze e Guatarri por oferecer uma abordagem desafiadora e inovadora, não só à construção do conhecimento como também à pesquisa de multiplicidades; às Tecnologias Digitais de Comunicação e informação de um Centro de Educação a Distância, uma linha de fuga que aproximou corpos geograficamente separados por um rio negro; a um Programa de Extensão voltado à formação continuada de professores em diferentes municípios do Amazonas e ainda; uma Preceptoria do Sul do Brasil formando um grande rizoma que atravessou o país e depois o Rio Negro. Concluímos que optar pela desterritorialização da pesquisa na perspectiva da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari, (1995) nos permitiu ir além das fronteiras estabelecidas. Na educação ribeirinha isso pôde ser visto na desconstrução das limitações físicas da ‘escola’. A tecnologia digital permitiu espaços de aprendizagem aos professores sem necessariamente confiná-los a um local físico, permitindo-os acessar recursos educacionais, especialistas e grupos de estudos para além do território existente. Permitiu-lhes ideias desejantes de produzir projetos e sonhar com a pós-graduação. Permitiu parcerias com órgão estaduais de fomento a capacitar pais-pescadores em manejo técnico do pescado, dando-lhes capacitação para comercialização. Apresentamos como produto dessa experimentação rizomática uma trilha de formação contextualizada para a realidade ribeirinha por meio de um curso-protótipo no formato MOOC a partir da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP, apresentado nos apêndices e nos resultados dessa pesquisa.
Abstract: This research presents favourings happenings for Financial Education with social, cultural, environmental and economic aspects of a riverside community in Amazonas. Its aim is to investigate the interventions carried out in extension actions in the context of training in a riverside community. In this process, we understand the school not only as a physical place where teaching and learning take place, but as a territory full of meanings, powers, relationships and becomings. One place in constant transformation, broad, allowing the possibility of dialoging with the realities and challenges experienced by students in their localities. From this perspective, we agreed with several intercessors as methodological resources to monitor, and at the same time, building a rhizomatic research. This resource opened up different ways to explore innovative pedagogical strategies that were contextualized with the native people reality. We used the cartographic methodology by Passos, Kastrup and Escóssia (2015) from the theorists Deleuze and Guatarri, because it offered a challenging and innovative approach, not only to the construction of knowledge but also to the research of multiplicities; the Digital Communication Technologies and Information from a Distance Education Center, a line of escape that brought together bodies geographically separated by a black river; an Extension Program aimed at the continued training of teachers in different municipalities in Amazonas and also; a Preceptory in the South of Brazil forming a large rhizome that crossed the country until the Black River; We conclude that opting for the deterritorialization of research from the perspective of Deleuze and Guattari's philosophy of difference (1995) allowed us to go beyond established borders. In riverside education this could be seen in the deconstruction of the physical limitations of 'school'. Digital technology has enabled learning spaces for teachers without necessarily confining them to a physical location, allowing them to access educational resources, experts and study groups beyond their existing territory. It allowed them to have ideas about producing projects and dreaming about postgraduate studies. It allowed partnerships with state development agencies to train fishermen in handling technics that improves fish sell price, providing them marketing skills. As a product of this rhizomatic experimentation, we present a training trail contextualized for the riverside reality through a prototype course in the MOOC format based on the Project-Based Learning - ABP methodology, presented in the attachments and in the results of this research.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Cartografia
Ribeirinhos
MOOC
ABP
Educação financeira
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BRITO, Ynara Silva Luniere. MOOC no Amazonas - uma análise da concepção de cursos à distância para educadores ribeirinhos: trajetória de uma pesquisadora cartógrafa. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10105
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_YnaraBrito_PPGECIM.pdf13.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.