???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Jéssica Amaral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1868467144526002eng
dc.contributor.advisor1Dolzane, Maria Ione Feitosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587361522839707eng
dc.contributor.referee1Castro Júnior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.referee2Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee3Marquez, Suely Oliveira Moraes-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationMORAIS, Jéssica Amaral. O planejamento como dispositivo de tecnologia assistiva no ensino médio: agenciamentos possíveis entre professor e intérprete educacional de Libras na prática pedagógica com alunos surdos. 2024, 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10106-
dc.description.resumoPensar na escola como um ambiente plural já não é nenhuma novidade, ainda mais em momentos hodiernos em que muito se tem falado sobre a inclusão, o que faz direcionar o diálogo para a problemática da garantia de uma proposta realmente inclusiva. Portanto, visando o planejamento e agenciamentos entre professores e intérpretes educacionais de LIBRAS que esta pesquisa teve como metodologia a cartografia deleuzo-guattariana dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari que apresentam uma outra forma de pesquisar com ênfase no processo e não em objetivos a priori, como uma verdade constante a ser encontrada, isso consiste em deslocar os conceitos dessa filosofia sem tomá-los como verdades absolutas, mas como intercessores que incitam-nos a indagações potentes para além das verdades cristalizadas das representações, nos convocando a criarmos nosso próprio dispositivo singular de pesquisa. É a partir dessa provocação metodológica que perguntamos “Como professores do ensino médio de uma escola estadual de Manaus planejam o atendimento dos alunos surdos de classes inclusivas de modo que possam proporcionar equidade na aprendizagem entre surdos e ouvintes? Nosso objetivo, portanto, foi problematizar sobre o modus operandi com que os professores executam os componentes curriculares do Ensino de Ciências e matemática para a classe inclusiva de alunos surdos do Ensino Médio como um dispositivo de tecnologia assistiva, que, através de diário de campo, questionários on-line, feedbacks de oficinas e minicursos na escola, pudemos desenhar o panorama de como se dava o planejamento inclusivo na escola personagem da pesquisa e quais pistas para pensar um dispositivo que melhor suprisse a demanda dos professores e intérpretes que, consequentemente, ajudaria no processo educativo dos alunos surdos.eng
dc.description.abstractThinking of school as a plural environment is nothing new, especially in today's moments when much has been said about inclusion. This directs the dialogue to the problem of ensuring a truly inclusive proposal. Therefore, having as methodology the deleuzo-guattariana cartography of the French philosophers Gilles Deleuze and Felix Guattari that presents another way of researching with emphasis on the process and not on a priori objectives, this consists of shifting the concepts of this philosophy without taking them as absolute truths, but as intercessors that incite us to powerful questions beyond the crystallized truths of representations, calling on us to create our own singular device of research. It is from this methodological provocation that we ask "How do high school mathematics teachers of a Manaus state school plan to serve deaf students from inclusive classes so that they can ensure equity in learning between deaf and hearing people? Our objective, therefore, was to problematize the modus operandi with which teachers execute the curricular components of Science and Mathematics Teaching for the inclusive class of deaf high school students as an assistive technology device, which, through field diaries, online questionnaires, feedback from workshops and mini-courses at school, we were able to draw an overview of how inclusive planning took place at the research character school and what clues to think about a device that would better meet the demands of teachers and interpreters and, consequently, would help in the educational process of deaf students.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75289/DISS_J%c3%a9ssicaMorais_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleO planejamento como dispositivo de tecnologia assistiva no ensino médio: agenciamentos possíveis entre professor e intérprete educacional de Libras na prática pedagógica com alunos surdoseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0428-5774eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-9962-3429eng
dc.subject.userPlanejamento escolarpor
dc.subject.userTecnologia assistivapor
dc.subject.userSurdospor
dc.subject.userIntérprete educacionalpor
dc.subject.userCartografiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JéssicaMorais_PPGECIM.pdf7.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.