???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10214
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barboza, Maria Edilene Pena | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1502774923036452 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vicente, José Gil | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8293479624572875 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Waldmann Junior, Ludolf | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064104684523336 | eng |
dc.contributor.referee1 | Wolkoff, Gisele Giandoni | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4530644741441254 | eng |
dc.contributor.referee2 | Aquino, Lucélio Dantas de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9585462037655988 | eng |
dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
dc.identifier.citation | BARBOZA, Maria Edilene Pena. Análise das estratégias e das necessidades na formação continuada de professores na rede pública de Manaus durante os anos 2018 a 2021. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10214 | - |
dc.description.resumo | A formação continuada docente no Brasil se depara com desafios multifacetados que impactam diretamente a qualidade do processo ensino aprendizagem. Questões como a falta de tempo dedicado à formação, a limitação de recursos financeiros e estruturais, a desconexão entre teoria e prática, a resistência a mudanças por parte dos profissionais e instituições educacionais, juntamente com as influências das políticas educacionais e curriculares, constituem elementos para essa discussão. Foram aplicados questionários semiestruturados aos docentes e realizadas entrevistas com gestores de sete escolas estaduais da zona Norte. Este trabalho tem o objetivo analisar as estratégias e necessidades na formação continuada docente do Ensino Fundamental II, da rede estadual de ensino no município Manaus, no período de 2018 a 2021. Esses instrumentos, não apenas apresentam dados, mas compartilham narrativas em desafios e conquistas. A análise crítica dessas histórias, entrelaçada com teorias sobre saberes docentes, lança luz sobre a jornada formativa continuada dos professores. A partir da pesquisa foi possível observar a falta de personalização dos programas formativos e a ausência de conexão com as demandas específicas da realidade do contexto escolar, comunitário e vivências dos profissionais docentes, assim como os novos cenários formativos, a exemplo do advento da Pandemia da Convid-19 em que os desafios enfrentados, tanto pelos docentes, alunos e instituições exigem a necessidade de profissionais preparados para enfrentar os desafios resultantes desse contexto global, onde as dinâmicas sociais, culturais e tecnológicas estão interconectadas. Ainda há barreiras a serem superadas. Portanto, torna-se vital promover abordagens flexíveis, alinhadas às necessidades reais dos educadores, e fomentar um ambiente propício à reflexão e ao diálogo, estimulando uma cultura de aprendizado constante. Neste cenário, é fundamental não apenas compreender, mas também valorizar as histórias individuais dos educadores, reconhecendo sua importância na construção de práticas pedagógicas mais eficazes e centradas no docente e no aluno. | eng |
dc.description.abstract | Continuing teacher training in Brazil faces multifaceted challenges that directly impact the quality of the teaching-learning process. Issues such as the lack of time dedicated to training, the limitation of financial and structural resources, the disconnection between theory and practice, resistance to changes on the part of professionals and educational institutions, together with the influences of educational and curricular policies, constitute elements for this discussion. Semi-structured questionnaires were administered to teachers and interviews were carried out with managers from seven state schools in the North. This work aims to analyze the strategies and needs in continuing teacher training in Elementary School II, in the state education network in the city of Manaus, from 2018 to 2021. These instruments not only present data, but share narratives in challenges and achievements . The critical analysis of these stories, intertwined with theories about teaching knowledge, sheds light on the teachers' continued educational journey. From the research, it was possible to observe the lack of personalization of training programs and the lack of connection with the specific demands of the reality of the school and community context and the experiences of teaching professionals, as well as new training scenarios, such as the advent of the COVID-19 Pandemic. Convid-19 in which the challenges faced by teachers, students and institutions require the need for professionals prepared to face the challenges resulting from this global context, where social, cultural and technological dynamics are interconnected. There are still barriers to be overcome. Therefore, it is vital to promote flexible approaches, aligned with the real needs of educators, and to foster an environment conducive to reflection and dialogue, stimulating a culture of constant learning. In this scenario, it is essential not only to understand, but also to value the individual stories of educators, recognizing their importance in the construction of more effective pedagogical practices centered on teachers and students. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/76120/DISS_MariaEdilene_PPGSCA.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA | eng |
dc.title | Análise das estratégias e das necessidades na formação continuada de professores na rede pública de Manaus durante os anos 2018 a 2021 | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1668-3785 | eng |
dc.subject.user | Políticas Educacionais | por |
dc.subject.user | Formação Continuada | por |
dc.subject.user | Estratégias e Necessidades | por |
dc.subject.user | Saberes Docentes | por |
dc.subject.user | Rede Pública de Ensino | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MariaEdilene_PPGSCA | 1.23 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.