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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10242
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Conexão com a natureza e comportamento ecológico de adolescentes amazônidas |
Other Titles: | Connection with nature and ecological behavior of Amazonian adolescents. |
???metadata.dc.creator???: | Gama, Rayanne Roque ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Higuchi, Maria Inês Gasparetto |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pato, Claudia Lyra |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Albuquerque, Dayse da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Scudeller , Veridiana Vizoni |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Conexão com a Natureza (CN) é entendida como um construto psicológico de vínculo subjetivo com a natureza que, mesmo sendo uma característica biológica, é moldada por aspectos cognitivos e afetivos a partir de experiências positivas vivenciadas na e com a natureza desde a infância. A partir dessas experiências uma pessoa pode formar uma forte CN. Esse construto é preditor de bem-estar físico, mental e do Comportamento Ecológico (CE). O CE pode ser definido como ações amigáveis ao meio ambiente, a partir de condutas intencionais ou não, que visam a proteção e cuidado do ambiente. Considerando essas premissas a presente pesquisa, de caráter exploratório, buscou compreender os graus de Conexão com a Natureza (ICN) e o Comportamento Ecológico (CE) de adolescentes amazônidas nas zonas urbanas e rural da cidade de Manaus. Foi aplicado um questionário estruturado, com questões sobre aspectos sociodemográficos, histórico socioambiental de atividades na natureza, e duas escalas de CN: a) Escala Inclusão da Natureza no Self (INS) e b) Escala de Conexão com a Natureza (ICN). As questões sobre CE foram feitas com itens escalonados sobre práticas ecológicas e não ecológicas sobre consumo de água, consumo de energia e descarte de resíduos. A aplicação do questionário se deu de forma presencial em escolas de ensino fundamental nas zonas urbanas e rurais da cidade de Manaus-AM. A escolha das escolas se deu por acessibilidade, sendo 4 escolas da zona urbana e 2 escolas da zona rural. Participaram 184 adolescentes (53% meninas e 47% meninos) com idade entre 11 e 14 anos, sendo 79% de escolas urbanas e 21% de escolas rurais. A maioria (70%) dos adolescentes tem um entendimento de natureza como um lugar de elementos bióticos (flora e fauna); 10% de um lugar que emana qualidades positivas (bons sentimentos, beleza); 9% de um lugar composto de elementos abióticos (água, montanha). Os demais 10% expressaram entendimentos diversos. A maioria destes adolescentes relata pouco frequentar ambientes naturais ou desenvolver atividades ao ar livre, seja em visitas aos parques, subir em árvores, brincar com animais, ou ir a cachoeiras/rio. De modo geral, os adolescentes mostraram ter níveis medianos de CN na INS (M=4,09) e níveis mais elevados de CN na ICN (M=4,22). Os resultados demonstram diferenças significativas da escala INS em relação ao local (p=0,007) com maior nível de CN em adolescentes da zona rural e idade dos adolescentes (p=0,032), com maior nível de CN nos adolescentes mais jovens; na ICN apenas o gênero (p=0,001) se mostrou estatisticamente significante para a ICN no grau o sexo feminino apresentou níveis mais elevados de CN do que os adolescentes do sexo masculino. Conclui-se que os adolescentes mais velhos apresentam níveis mais baixos de CN que aqueles mais jovens. Adolescentes estudantes de escolas rurais, por sua vez, possuem graus de CN mais elevados do que os de escolas urbanas. Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de CN do que os adolescentes do sexo masculino. Ressalta-se que os adolescentes que relataram maior interação com a natureza e vivências positivas nesses ambientes, são os que adotavam ações relativas ao CE com maior frequência. Por fim, destaca-se que a CN e o CE estão relacionados. |
Abstract: | The Connection with Nature (CN) is understood as a psychological construct of subjective bond with nature that, even though it's a biological characteristic, is shaped by cognitive and affective aspects from positive experiences lived in and with nature since childhood. From these experiences, a person can develop a strong CN. This construct predicts physical and mental well-being, as well as Ecological Behavior (CE). Ecological Behavior can be defined as environmentally friendly actions, stemming from intentional or unintentional conducts, aimed at the protection and care of the environment. Considering these premises, the present exploratory research aimed to understand the degrees of Connection with Nature (ICN) and Ecological Behavior (CE) of Amazonian adolescents in the urban and rural areas of the city of Manaus. A structured questionnaire was administered, with questions about sociodemographic aspects, socio-environmental history of activities in nature, and two CN scales: a) Inclusion of Nature in the Self Scale (INS) and b) Connection with Nature Scale (ICN). Questions about CE were made with scaled items regarding ecological and non-ecological practices concerning water consumption, energy consumption, and waste disposal. The questionnaire was administered in person at elementary schools in urban and rural areas of Manaus-AM. The choice of schools was based on accessibility, with 4 schools from urban areas and 2 schools from rural areas. 184 adolescents participated (53% girls and 47% boys) aged between 11 and 14, with 79% from urban schools and 21% from rural schools. The majority (70%) of adolescents understand nature as a place of biotic elements (flora and fauna); 10% as a place emitting positive qualities (good feelings, beauty); 9% as a place composed of abiotic elements (water, mountains). The remaining 10% expressed various understandings. Most of these adolescents reported infrequent visits to natural environments or engaging in outdoor activities, whether in park visits, tree climbing, playing with animals, or going to waterfalls/rivers. Overall, adolescents showed moderate levels of CN in INS (M=4.09) and higher levels of CN in ICN (M=4.22). The results demonstrate significant differences in the INS scale regarding location (p=0.007) with higher CN levels in rural adolescents and age of the respondents (p=0.032), with higher CN levels in younger adolescents; in ICN, only gender (p=0.001) was statistically significant, with females showing higher CN levels than male adolescents. It is concluded that older adolescents exhibit lower CN levels than younger ones. Adolescents attending rural schools, on the other hand, have higher levels of CN than those in urban schools. Female adolescents show higher CN levels than male adolescents. It is noteworthy that adolescents who reported greater interaction with nature and positive experiences in these environments are those who adopted CE actions more frequently. Finally, it is highlighted that CN and CE are related. |
Keywords: | . . . |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS: CIENCIAS SOCIAIS |
???metadata.dc.subject.user???: | Conexão com a natureza Comportamento ecológico Adolescência Manaus Amazonas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
Citation: | GAMA, Rayanne Roque.Conexão com a natureza e comportamento ecológico de adolescentes amazônidas. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10242 |
Issue Date: | 23-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
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