???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10281
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Formação de recursos humanos qualificados no PPGENF UEPA/UFAM : uma análise a partir da perspectiva dos egressos |
???metadata.dc.creator???: | Barroncas, Luanda Silva Moura ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Prado, Marta Lenise do |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pina, Rizoléia Marina Pinheiro |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Souza Filho, Zilmar Augusto de |
???metadata.dc.description.resumo???: | A avaliação da formação stricto sensu é imprescindível para oferecer acompanhamento e monitoramento do processo formativo. E, neste sentido, o olhar dos egressos é importante para contribuir com o processo formativo e manter ou elevar a qualidade do programa, reconhecendo as dificuldades existentes e as possibilidades de superação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição do PPGENF UEPA/UFAM para a formação de recursos humanos qualificados, a partir da visão dos seus egressos, identificando os impactos tecnológicos, econômicos, sociais e políticos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, sendo conduzido por Estudo de caso, com entrevistas presenciais e remotas. As entrevistas foram guiadas por formulário aberto, semiestruturado, e iniciada após aprovação do Comite de Ética e Pesquisa (CEP). Também foi conduzida pesquisa documental em documentos pertinentes ao PPGENF e das avaliações da CAPES. A análise foi realizada por triangulação das fontes, de modo dialético, com contextualização dos dados e discussão com a literatura. A perspectiva dos egressos, tendo em vista os objetivos da pesquisa que deram fruto a esta dissertação, foram apresentados em três grandes categorias, de acordo com cada objetivo específico propostos para atender ao objetivo geral da pesquisa, a saber: (a) Potencialidades e limitações da formação stricto-sensu; (b) Os reflexos da formação na vida social e profissional dos egressos; (c) Incentivos para busca pelo aperfeiçoamento acadêmico e profissional contínuo. Foi possível identificar que a formação ofereceu mais reflexos positivos do que negativos na vida dos egressos, apesar de os negativos terem também se apresentado. A formação teve suas limitações, mas a titulação permitiu avanços e potencializou significativamente a vida pessoal e profissional dos egressos. Houve destaque para o ganho de conhecimentos e seu impacto na prática profissional, bem como incentivo, pelos docentes do curso, à busca pelo aperfeiçoamento contínuo. Foram identificados impactos tecnológicos, sociais, políticos e econômicos negativos e positivos. |
Abstract: | The evaluation of stricto sensu training is essential to offer monitoring and monitoring of the training process. And, in this sense, the perspective of the graduates is important to contribute to the training process and maintain or increase the quality of the program, recognizing the existing difficulties and the possibilities for overcoming them. Thus, the present research aimed to analyze the contribution of PPGENF UEPA/UFAM to the training of qualified human resources, from the perspective of its graduates, identifying the technological, economic, social and political impacts. This is a qualitative study, conducted through a case study, with in-person and remote interviews. The interviews were guided by an open, semi-structured form, and began after approval by the Ethics and Research Committee (CEP). Documentary research was also conducted on documents relevant to the PPGENF and CAPES assessments. The analysis was carried out by triangulation of sources, in a dialectical way, with data contextualization and discussion with the literature. The perspective of the graduates, taking into account the research objectives that gave fruit to this dissertation, were presented in three broad categories, according to each specific objective proposed to meet the general objective of the research, namely: (a) Potentials and limitations stricto sensu formation; (b) The effects of training on the social and professional lives of graduates; (c) Incentives for the continuous search for academic and professional improvement. It was possible to identify that the training offered more positive than negative impacts on the lives of the graduates, although negative ones also appeared. The training had its limitations, but the degree allowed advances and significantly enhanced the personal and professional lives of graduates. There was emphasis on gaining knowledge and its impact on professional practice, as well as encouragement by course teachers to seek continuous improvement. Negative and positive technological, social, political and economic impacts were identified. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM |
???metadata.dc.subject.user???: | Pesquisa em Educação Avaliação Formação Stricto Sensu Enfermagem |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM - UEPA |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Enfermagem |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Enfermagem |
Citation: | BARRONCAS, Luanda Silva Moura. Formação de recursos humanos qualificados no PPGENF UEPA/UFAM: uma análise a partir da perspectiva dos egressos. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10281 |
Issue Date: | 19-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf | 82.17 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.