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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10366
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A Educação Ambiental e a Economia Verde na percepção de professores, no município de Humaitá, Amazonas, Brasil / |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Carmen Malafaia ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Lima, Renato Abreu |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Souza, Aline Lessa de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Moura, Osvanda Silva de |
???metadata.dc.description.resumo???: | longos dos anos, principalmente em razão do cenário de degradação ambiental, onde o solo, água, ar e as árvores são corrompidos, motivando alertas a nível global, visto que essas ações que em grande parte são de origem antrópicas vem se intensificando cada vez mais, sobretudo em países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil e regiões ricas em recursos naturais como é o caso da Amazônia, onde a economia gira em volta de apropriação e exploração natural. Tendo em vista que a Educação Ambiental (EA) é um meio atenuante, pois permiti dialogar sobre assuntos universais. Deste modo, objetivou-se com essa pesquisa analisar o conceito de EV e integrar a EA, a fim de promover uma sensibilização dos professores de uma escola pública da mesorregião Sul do Amazonas. Para isso, utilizou-se métodos de pesquisas bibliográficas, quali-quantitativas, descritiva e pesquisa-ação. Os dados coletados ocorreram por meio de observações durante uma palestra, e na elaboração de propostas, e um questionário semiestruturado. O público-alvo foram os professores do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI). Os dados coletados ao perfil socioeconômico dos professores demonstram que 54,9% dos professores são mulheres, maioria está na faixa etária de 36 a 45 anos, 73,7% se consideram pardos, 68,4% são casados, a maioria possui ensino superior completo, 79% recebem entre três e seis salários-mínimos. Quanto a percepção ambiental, as respostas demonstram diferentes visões sobre o meio ambiente, mas os professores reconhecem a importância da preservação ambiental, a maioria se preocupa com as notícias sobre o meio ambiente na região, mas há a necessidade de combater a desinformação sobre questões ambientais. Quanto a EV e a EA, 42,1% dos professores desconhecem o termo "Economia Verde". Este termo ainda não é muito popularizado, autores afirmam que a EV é um novo paradigma que busca revolucionar a forma como produzimos e consumimos bens e serviços, colocando a sustentabilidade no centro das decisões. A EV e a EA se complementam para a formação de cidadãos conscientes e críticos. A EV pode ser integrada à EA em diferentes disciplinas, desenvolvendo a capacidade do aluno de perceber que o desenvolvimento econômico só terá resultados significativos a longo prazo se for realizado em bases sustentáveis. A falta de tempo para elaboração de atividades didáticas, a falta de entusiasmo dos alunos e a preocupação com o cenário atual da região Sul do Amazonas são desafios para trabalhar a EV nas escolas. A EV pode ser trabalhada na área educacional por meio da EA, buscando alternativas de renda com utilização dos recursos naturais de forma responsável. A EV integrada à EA pode contribuir para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os resultados demonstram a necessidade de fortalecer a formação continuada dos professores em EA e EV, além de promover a produção científica local e o combate à desinformação. A EV, integrada à EA, pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento sustentável da região e para a formação de cidadãos conscientes e críticos. |
Abstract: | the years, mainly due to the scenario of environmental degradation, where soil, water, air and trees are corrupted, prompting alerts at a global level, since these actions, which are largely of anthropic origin, have been increasingly intensifying, especially in developing countries such as Brazil and regions rich in natural resources, such as the Amazon, where the economy revolves around natural appropriation and exploitation. Considering that Environmental Education (EE) is a mitigating means, as it allows for dialogue on universal issues. Thus, the objective of this research was to analyze the concept of VE and integrate EE, in order to promote awareness among teachers at a public school in the southern mesoregion of Amazonas. For this, bibliographic, qualitative-quantitative, descriptive and action research methods were used. The data collected occurred through observations during a lecture, and in the elaboration of proposals, and a semi-structured questionnaire. The target audience was teachers at the Full-Time Education Center (CETI). The data collected on the socioeconomic profile of the teachers show that 54.9% of the teachers are women, the majority are in the age range of 36 to 45 years, 73.7% consider themselves brown, 68.4% are married, the majority have completed higher education, and 79% earn between three and six minimum wages. Regarding environmental perception, the responses demonstrate different views on the environment, but teachers recognize the importance of environmental preservation. Most are concerned about environmental news in the region, but there is a need to combat misinformation about environmental issues. Regarding VE and EE, 42.1% of teachers are unfamiliar with the term "Green Economy". This term is not yet widely popularized. The authors state that VE is a new paradigm that seeks to revolutionize the way we produce and consume goods and services, placing sustainability at the center of decisions. VE and EE complement each other in the formation of conscious and critical citizens. VE can be integrated with EE in different disciplines, developing the student's ability to perceive that economic development will only have significant long-term results if it is carried out on a sustainable basis. The lack of time to prepare teaching activities, the lack of enthusiasm of students, and the concern with the current scenario in the southern region of Amazonas are challenges for working with VE in schools. VE can be used in the educational field through EE, seeking alternative sources of income through responsible use of natural resources. VE integrated with EE can contribute to achieving the goals of the UN Sustainable Development Goals (SDGs). The results demonstrate the need to strengthen the continuing education of teachers in EE and VE, in addition to promoting local scientific production and combating misinformation. VE, integrated with EE, can be a powerful tool for the sustainable development of the region and for the formation of conscious and critical citizens. |
Keywords: | . . . |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Sustentabilidade Interdisciplinaridade Ciências Ambientais Desenvolvimento Econômico |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais |
Citation: | SILVA, Carmen Malafaia. A Educação Ambiental e a Economia Verde na percepção de professores, no município de Humaitá, Amazonas, Brasil. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Educação Agricultura e Ambiente, Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10366 |
Issue Date: | 2-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Ambientais |
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