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DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Jaqueline Soares da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3526493872693533eng
dc.contributor.advisor1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200eng
dc.contributor.referee1Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271eng
dc.contributor.referee2Lemos, Radamés Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0558426291347709eng
dc.contributor.referee3Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2970948862882232eng
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jaqueline Soares da Silva. A pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores?. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10446-
dc.description.resumoNo início de 2019, o mundo foi surpreendido pela pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Esta situação trouxe à tona grandes dificuldades no campo educacional no Brasil. A desigualdade social na sociedade brasileira ficou mais evidente durante a pandemia, especialmente no contexto escolar, destacando as particularidades da Educação do Campo. A maioria dos estudantes pobres no país, incluindo os ribeirinhos, não possui acesso às ferramentas tecnológicas necessárias durante a pandemia. Diante dessas dificuldades de acesso enfrentadas por educandos e professores, o objetivo deste trabalho foi analisar a experiência dos docentes em uma escola de uma comunidade ribeirinha do Amazonas durante a pandemia, investigando suas possíveis adaptações na rotina escolar. Este estudo fundamentou-se na abordagem freiriana, com base na proposta de Delizoicov (1991) para a Investigação Temática na educação formal: a Abordagem Temática Freiriana. Os dados coletados foram analisados utilizando a proposta de Torres et al. (2011), que articula as etapas de Investigação Temática com a Análise Textual Discursiva. Os resultados destacaram as grandes dificuldades enfrentadas por professores e educandos, bem como as estratégias utilizadas para superar esses desafios. Foi desenvolvida uma proposta pedagógica que, vinculada a um dos principais pontos evidenciados pela pandemia - a desigualdade nas escolas ribeirinhas - trouxe possibilidades de atividades para o ensino ribeirinho da zona rural, mostrando que as oportunidades precisam ser acessíveis a todos. Apesar do êxito da proposta, os resultados da investigação levantam uma reflexão sobre a falta de políticas públicas e sua implementação na Zona Rural Ribeirinha do Amazonas.eng
dc.description.abstractThe pandemic caused by the new coronavirus (COVID-19) has brought to light great difficulties in the educational field in Brazil. Social inequality in Brazilian society became more evident during the pandemic, especially in the school context, highlighting the particularities of Countryside education. Most riverside students do not have access to the technological tools needed during the pandemic. Faced with these difficulties of access faced by students and teachers, the objective of this study was to analyze the experience of teachers in a school in a riverside community in Amazonas during the pandemic, investigating their adaptations in the school routine. This study was based on the Freirean approach, based on Delizoicov's (1991) proposal for thematic research in formal education: the Freirean Thematic Approach. The collected data were analyzed using the proposal of Torres et al. (2011), which articulates the stages of Thematic Research with the Discursive Textual Analysis. The results highlighted the great difficulties faced by teachers and students, as well as the strategies used to overcome these challenges. A pedagogical proposal was developed that, linked to one of the main points highlighted by the pandemic - inequality in riverside schools - brought hope to students and teachers in rural areas, showing that opportunities need to be accessible to all. This raises a reflection on the lack of public policies and their implementation in the Riverside Rural Zone of Amazonas.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/78638/DISS_JaquelineFerreira_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectVida ribeirinha - Amazonaspor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectProfessores de educação ruralpor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- - Aspectos sociaispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleA pandemia de covid-19 e a constituição docente em uma escola ribeirinha de Manaus: algo mudou nas concepções e práticas dos professores?eng
dc.title.alternativeThe covid-19 pandemic and the teacher constitution in a riverside school in Manaus: something has changed in the conceptions and practices of the teachers?eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8481-7581eng
dc.subject.userConstituição docentepor
dc.subject.userInvestigação temáticapor
dc.subject.userPandemiapor
dc.subject.userEscola ribeirinhapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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