???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Agda Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6601316236999557eng
dc.contributor.advisor1Schweickardt, Kátia Helena Serafina Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8016283662982106eng
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935eng
dc.contributor.referee2Moura, Maria Edeluza Ferreira Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7222187284716113eng
dc.contributor.referee3Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061eng
dc.contributor.referee4Lopes, Maria Teresa Gomes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9307727443790246eng
dc.contributor.referee5Santiago, Jozane Lima-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2247173263656567eng
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Agda Monteiro de. A educação ambiental na educação do campo, das águas e da floresta : etnografia de uma escola rural manauara. 2024. 297 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas - UFAM, manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10447-
dc.description.resumoA concepção socioambiental fundamenta-se por uma racionalidade complexa e interdisciplinar. Pensa a natureza não como um ambiente intocável, mas como um espaço de interações sociobioculturais em constantes transformações, cuja perspectiva considera a presença humana como um sujeito que pertence à teia de relações da vida social, natural e cultural e interage com ela. Nesse sentido, para a visão socioambiental, as modificações resultantes das interações entre os seres humanos e a natureza, nem sempre são nocivas, muitas vezes são sustentáveis, aumentando a biodiversidade pelas ações exercidas (CARVALHO, 2011). Assim, nessa pesquisa, buscamos compreender a contribuição da educação ambiental para a formação da cidadania socioambiental das crianças da educação infantil e dos estudantes do ensino fundamental de uma escola de assentamento da reforma agrária em território rural manauara. Para responder a esse objetivo central, lançou-se mão de alguns objetivos específicos, a saber: i) explicitar as trajetórias de lutas dos/as agricultores/as familiares e seus modos de vida; ii) entender como as práticas de educação ambiental contribuem para a construção da identidade camponesa dos estudantes; iii) compreender como os trabalhos de educação ambiental impactam os estudantes sobre as questões ambientais; iv) e descrever temáticas ambientais desenvolvidas nos diferentes níveis escolares. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal que atende crianças da educação infantil e estudantes do 1º ao 9º anos do ensino fundamental. Fundamentada na abordagem qualitativa, de natureza etnográfica, com levantamentos dos dados realizados em cinco etapas simultâneas (observação participante, entrevista, documental, questionário e técnica do desenho). Os resultados apontaram que os/as docentes trabalham as questões ambientais direcionando suas práticas ao contexto rural dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos socioambientais comprometidos com a valorização da vida em todas as suas formas, cujas práticas são intencionais, para que os estudantes percebam as conexões entre suas ações individuais e coletivas causadoras de impactos ambientais positivos ou negativos locais, regionais e mundiais, a fim exercerem sua cidadania e ocupem os espaços de participações sociais com vistas a transformar sua realidade e contribuir na transformação da realidade de outros cidadãos, em busca de uma vida mais justa para todos (CECCON, 2013; PORTO, 2003).eng
dc.description.abstractThe socio-environmental concept is based on a complex and interdisciplinary rationality. It thinks of nature not as an untouchable environment, but as a space of socio-biocultural interactions in constant transformation, whose perspective considers the human presence as a subject that belongs to the web of relationships of social, natural and cultural life and interacts with it. In this sense, for the socio-environmental view, the changes resulting from interactions between human beings and nature are not always harmful, they are often sustainable, increasing biodiversity through the actions taken (CARVALHO, 2011). Thus, in this research, we seek to understand the contribution of environmental education to the formation of socio-environmental citizenship of children in early childhood education and elementary school students at an agrarian reform settlement school in rural Manaus. To respond to this central objective, some specific objectives were used, namely: i) to explain the trajectories of struggles of family farmers and their ways of life; ii) to understand how environmental education practices contribute to the construction of students’ peasant identity; iii) to understand how environmental education work impacts students on environmental issues; iv) and describe environmental thematics developed at different school levels. The research was carried out in a municipal school that serves children in early childhood education and students from the 1st to 9th years of elementary school. Based on a qualitative approach, ethnographic in nature, with data collection carried out in five simultaneous stages (participant observation, interview, documentary, questionnaire and drawing technique). The results showed that teachers work on environmental issues, directing their practices to the students' rural context, contributing to the formation of socio-environmental citizens committed to valuing life in all its forms, whose practices are intentional, so that students perceive the connections between their individual and collective actions that cause positive or negative local, regional and global environmental impacts, in order to exercise their citizenship and occupy spaces of social participation with a view to transforming their reality and contributing to the transformation of the reality of other citizens, in search for a fairer life for all (CECCON, 2013; PORTO, 2003).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/78694/Tese_AgdaSouza_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental - Amazôniapor
dc.subjectAgricultura Familiar - Amazôniapor
dc.subject.cnpqOUTROS: CIÊNCIAS AMBIENTAISeng
dc.titleA educação ambiental na educação do campo, das águas e da floresta: etnografia de uma escola rural manauaraeng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userEducação Ambientalpor
dc.subject.userEducação Ambiental na Amazôniapor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userReforma Agráriapor
dc.subject.userAgricultura Familiarpor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_AgdaSouza_PPGCASA.pdf6.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.