???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10475
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
???metadata.dc.creator???: Canté, Raquel Batista 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Anselmo de Athayde Costa e
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma escola de ensino médio (1º ao 3º ano), no município de Lábrea, sul do Amazonas. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física para a inclusão de um aluno com deficiência em suas aulas, e elaborar um Produto Educacional. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados para identificar as escolas de ensino médio e o quantitativo de alunos com deficiência (física, visual, intelectual e auditiva) matriculados e frequentando as aulas nas escolas regulares do município de Lábrea, após esse levantamento foi feita a escolha da nossa amostra. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso no qual foi utilizado como instrumento: uma entrevista semiestruturada com o professor de Educação Física (perguntas abertas e fechadas sobre sua formação acadêmica e inclusão de alunos com deficiência nas turmas regulares), adaptada (SOUZA, 2008), que foi gravada em áudio e posteriormente transcrita, para a realização da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A filmagem de 03 aulas foi feita em ângulo aberto para captar uma imagem ampla das atividades realizadas (antes da Formação). Não foi focado nenhum aluno em especial, as imagens foram do todo. Este instrumento envolveu a observação da participação dos estudantes nas aulas, variáveis do contexto escolar e o comportamento do professor. Para a observação foi considerado três conjuntos de informações: identificação geral, identificação das condições em que a observação ocorreu, e registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais (DANNA, 2011). Os resultados desta pesquisa indicam que as técnicas de auxílio do Colega tutor podem ser utilizadas por professores de Educação Física/EF como uma possível estratégia para incluir os alunos com deficiência nas aulas do Ensino Médio. O Produto Educacional resultante desta pesquisa é um Curso de Extensão para a utilização da estratégia do Colega Tutor que pode ser acessado no repositório da UFAM, do ProEF e do IFAM.
Abstract: This research deals with the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes at a high school (1st to 3rd year), in the municipality of Lábrea, south of Amazonas. Its objective is to identify the strategies used by Physical Education teachers to include a student with disabilities in their classes, and to develop an Educational Product. Initially, a data survey was carried out to identify high schools and the number of students with disabilities (physical, visual, intellectual and auditory) enrolled and attending classes in regular schools in the municipality of Lábrea, after this survey the choice was made of our sample. The research is characterized as a case study in which the following instruments were used: a semi-structured interview with the Physical Education teacher (open and closed questions about his academic background and inclusion of students with disabilities in regular classes), adapted (SOUZA, 2008), which was recorded in audio and later transcribed, to carry out content analysis (BARDIN, 1977). The filming of 03 classes was taken at a wide angle to capture a broad image of the activities carried out (before the Training). No particular student was focused on, the images were of the whole. This instrument involved observing student participation in classes, school context variables and teacher behavior. For observation, three sets of information were considered: general identification, identification of the conditions under which the observation occurred, and recording of behaviors and environmental circumstances (DANNA, 2011). The results of this research indicate that the peer tutor's assistance techniques can be used by Physical Education/PE teachers as a possible strategy to include students with disabilities in high school classes. The Educational Product resulting from this research is an Extension Course for using the Colleague Tutor strategy that can be accessed in the UFAM, ProEF and IFAM repository.
Keywords: Educação física (Ensino médio)
Jovens com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Educação física escolar
Aluno com deficiência
Ensino médio
Colega tutor
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: CANTÉ, Raquel Batista. Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea. 2024. 83 f. Dissertação, (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10475
Issue Date: 30-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RaquelCanté_PROEF.pdf2.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
CAD.PED._RaquelCanté_PROEF.pdf432.66 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.