???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, William Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1902346817294369eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193eng
dc.contributor.referee1Tílio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470eng
dc.contributor.referee2Costa, Leonard Christy de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313eng
dc.date.issued2023-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, William Pinheiro da. A (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (AM) durante a pandemia de Covid-19. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10500-
dc.description.resumoEsta dissertação envolveu uma pesquisa situada na Linguística Aplicada sob perspectiva interdisciplinar, cujo objetivo geral foi investigar a identidade e a formação contínua do professor de inglês em serviço na Secretária de Educação Municipal de Manaus (SEMED), no período pandêmico de março a dezembro de 2020, causado pela doença COVID-19. A pesquisa contou com dois objetivos específicos: 1) refletir acerca da identidade dos professores de inglês da educação pública de Manaus no período pandêmico; 2) entender a questão da identidade do professor de inglês durante a pandemia de COVID-19. O aporte teórico está organizado em dois capítulos, o primeiro trata sobre identidade, identidade na Linguística Aplicada, Construção e (Re)Construção de identidade de Professores com base em Habermas (1988), Ricoeur (1990), Giddens (1991), Almeida (2001), Moita Lopes (2002), Firth e Wagner (2007), Deters (2011), Miranda (2012), Celani (2016), Silva (2019) e Frank e Conceição (2021). O segundo capítulo trata sobre a formação contínua de professores, formação de professores de inglês e formação de professores como intelectuais formadores e está baseado em Kumaravadivelu (2003), Magalhães (2003), Sousa Santos (2007), Lopes (2013), Jordão (2014) e Celani (2017). Quanto à metodologia da pesquisa, trata-se de um estudo centrado na abordagem qualitativa com base em Denzin e Lincoln (2006) e Creswell (2014). Foi um estudo de caso de acordo com os postulados de Yin (2001), Stake (2003), Chizzotti (2006) e Dörnyei (2010). O contexto da pesquisa foi a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e contou com três escolas e três participantes. Para a geração de dados, a pesquisa contou com dois instrumentos, questionários de perfil e investigativo, com base em Cervo e Bervian (2002), Gil (2008) e Araújo (2019), e entrevista do tipo semiestruturada, com base em Laville e Dionne (1999), Kvale (2007) e Qu e Dumay (2011). Para a análise dos dados, foram adotadas duas teorias, Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2016), e a Análise Textual Discursiva, com base em Moraes e Galiazzi (2020). Os resultados do estudo indicaram que a identidade do professor em serviço é marcada por diárias (re)construções, seja elas por meio da sua posição em relação a sua classe profissional, seja pelos estigmas que a disciplina que ministram possui. Os dados ainda revelaram que a identidade do professor no período pandêmico foi impactada por diversas formas, contudo, após esse cenário, os professores se sentem mais fortalecidos para o enfrentamento dos desafios que permeiam o ensino-aprendizagem de inglês na escola pública.eng
dc.description.abstractThis dissertation involved research situated in Applied Linguistics from an interdisciplinary perspective, with the overall goal of investigating the identity and ongoing development of in-service English teachers at the Municipal Department of Education of Manaus (SEMED) during the pandemic period from March to December 2020, caused by the COVID-19 disease. The research had two specific objectives: 1) to reflect on the identity of public-school English teachers in Manaus during the pandemic period; 2) to understand the issue of teacher identity during the COVID-19 pandemic. The theoretical framework is organized into two chapters. The first chapter deals with Identity, Identity in Applied Linguistics, Construction, and (Re)Construction of Teacher Identity based on Habermas (1988), Ricoeur (1990), Giddens (1991), Almeida (2001), Moita Lopes (2002), Firth and Wagner (2007), Deters (2011), Miranda (2012), Celani (2016), Silva (2019), and Frank and Conceição (2021). The second chapter addresses the ongoing professional development of teachers, English teacher education, and teacher training as intellectual educators based on Kumaravadivelu (2003), Magalhães (2003), Sousa Santos (2007), Lopes (2013), Jordão (2014), and Celani (2017). Regarding the research methodology, it is a study centered on the qualitative approach based on Denzin and Lincoln (2006) and Creswell (2014). It was a case study according to the postulates of Yin (2001), Stake (2003), Chizzotti (2006), and Dörnyei (2010). The research context was the Municipal Department of Education (SEMED) and involved three schools and three participants. For data generation, the research utilized two instruments: profile and investigative questionnaires based on Cervo and Bervian (2002), Gil (2008), and Araújo (2019), and semi-structured interviews based on Laville and Dionne (1999), Kvale (2007), and Qu and Dumay (2011). For data analysis, two theories were adopted: Content Analysis, based on Bardin (2016), and Discursive Textual Analysis, based on Moraes and Galiazzi (2020). The results of the study indicated that the identity of in-service teachers is marked by daily (re)constructions, whether through their position in relation to their professional class or the stigmas associated with the discipline they teach. The data also revealed that teacher identity during the pandemic period was impacted in various ways; however, after this scenario, teachers feel more empowered to face the challenges that surround English language teaching in public schools.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79262/DISS_WilliamSilva_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores de inglês - Formaçãopor
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA (re)construção identitária de professores de inglês em serviço: um estudo de caso na educação pública municipal em Manaus (Am) durante a pandemia de Covid 19eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5931-079Xeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5072-4854eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3635-9395eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6263-3220eng
dc.subject.userIdentidadepor
dc.subject.userProfessores de Inglêspor
dc.subject.userFormação Contínuapor
dc.subject.userEstudo de casopor
dc.subject.userPandemia do COVID-19por
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_WilliamSilva_PPGL.pdf 1.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.