???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Mayza Batalha Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234567891234567eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1234567891234567eng
dc.contributor.referee1Souza, Cleverton José Farias de-
dc.contributor.referee2Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.date.issued2024-06-11-
dc.identifier.citationLIMA, Mayza Batalha Mendonça de. Coordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolar. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10522-
dc.description.resumoNosso objetivo foi verificar se existe associação entre o nível de coordenação motora grossa e o desempenho em leitura de escolares do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo é do tipo de associação sem interferencia entre variaveis, conduzida em uma escola da rede municipal de ensino. Envolveu 188 escolares, com idades entre 9 e 11 anos, de ambos os gêneros, matriculados nos anos iniciais (4º e 5º). Os instrumentos utilizados foram a Bateria de Teste em Avaliação Motora – KTK e as Provas de Avaliação dos Processos em Leitura - PROLEC. Os resultados mostraram que 20% (38) dos participantes apresentaram insuficiência na coordenação motora; 23,5% (44) perturbação na coordenação motora; 54,5% (102) coordenação normal; e 2% (4) boa coordenação. Na estrutura gramatical, 91% (171) teve desempenho normal e 9% (17) dificuldades; na Compreensão de orações 74% (139) mostrou desempenho normal e 26% (49) dificuldades; na Compreensão de Texto 49% (92) apresentou desempenho "normal"; 51% (96) dificuldades. A análise inferencial não detectou associações de média e grandes magnitudes entre as variaveis estudadas, portanto a hipotese de nosso estudo não foi confirmada. Ressaltamos porém a necessidade de investigar possíveis associações com as demais variaveis que compoe o processo de leitura.eng
dc.description.abstractOur objective was to verify whether there is an association between the level of gross motor development and the reading performance of elementary school students in the early years. This study is of the type of association without interference between variables, conducted in a municipal school. It involved 188 students, aged between 9 and 11, of both genders, enrolled in the initial years (4th and 5th). The instruments used were the Motor Assessment Test Battery – KTK and the Reading Process Assessment Tests – PROLEC. The results demonstrated that 20% (38) of the participants had insufficient motor coordination; 23.5% (44) disturbance in motor coordination; 54.5% (102) normal coordination; and 2% (4) good cooperative. In grammatical structure, 91% (171) had normal performance and 9% (17) had difficulties; in Sentence Understanding, 74% (139) showed normal performance and 26% (49) had difficulties; in Text Comprehension 49% (92) showed “normal” performance; 51% (96) difficulties. The inferential analysis did not detect media associations and large magnitudes between the variables studied, therefore the hypothesis of our study was not confirmed. We emphasize, however, the need to investigate possible associations with the other variables that make up the reading processeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79610/REC.EDUC_MayzaLima_PROEF.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79612/DISS_MayzaLima_PROEF.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectDesempenho psicomotorpor
dc.subjectPsicomotricidadepor
dc.subjectCapacidade motora em criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleCoordenação motora e leitura: a gênese de um jogo de tabuleiro para a Educação Física Escolareng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/ 0000-0000-0000-0000eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0000-0000-0000eng
dc.subject.userAvaliação Motorapor
dc.subject.userDesempenho Escolarpor
dc.subject.userDesempenho Motorpor
dc.subject.userEnsino Fundamentalpor
dc.subject.userEducação Física Escolarpor
dc.subject.userAmazôniapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REC.EDUC_MayzaLima_PROEF.pdf 2.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_MayzaLima_PROEF.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.