???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, André Luiz do Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408311568687446eng
dc.contributor.advisor1Castro Júnior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271eng
dc.contributor.referee1Silva, Altigran da Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405503472010994eng
dc.contributor.referee2Gadelha, Bruno Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4987487225451219eng
dc.contributor.referee3Caldas, Ruiter Braga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686087091192989eng
dc.contributor.referee4Menezes, Credine Silva de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909eng
dc.contributor.referee5Castro Júnior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271eng
dc.date.issued2020-08-10-
dc.identifier.citationSOARES, André Luiz do Vale. Um Framework para representação de arquiteturas pedagógicas. 2020. 138 f. Tese (Tese em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10530-
dc.description.resumoAcompanhar a aprendizagem tem sido um grande desafio especialmente ao consideramos o uso de ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de construção do conhecimento. Dentre os recursos/ferramentas utilizadas atualmente, destacamos os portfólios digitais de aprendizagem ou e-portfólios, que permitem a estudantes registrarem sua produção intelectual ao longo do tempo, gerando evidências de seu aprendizado, usualmente para uma avaliação qualitativa, caracterizando um processo diferenciado e interdisciplinar. Neste contexto, este trabalho buscou contribuir para a formalização dos portfólios de aprendizagem através da definição de um framework de representação. O percurso foi iniciado com a elicitação de requisitos funcionais e não funcionais, que em adição e uma pesquisa bibliográfica, desenvolveu análise in deep de caso real de portfólios como ferramenta de aprendizagem. Baseado nesses requisitos, adotamos como ancoragem conceitual a abordagem de “Arquiteturas Pedagógicas” (AP), fundamentada em um modelo pedagógico construtivista e em processos de mediação, cooperação e avaliação aderentes àquele modelo. Nesse cenário, o suporte computacional constitui um dos elementos centrais da arquitetura, precisando apoiar os processos conforme os modelos pedagógico e epistemológico correspondentes. Além da caracterização do suporte computacional, vários modelos de representação foram construídos e orientaram a definição de um modelo de referência sobre o qual o framework foi definido. Os artefatos conceituais resultantes da investigação possibilitam uma representação canônica para os portfólios de aprendizagem e abrem caminhos para sistematizar e consolidar seu uso.eng
dc.description.abstractTracking learning has been a major challenge, especially when considering the use of technological tools as support for the process of knowledge construction. Among the resources/tools currently used, we highlight digital learning portfolios or e-portfolios, which allow students to document their intellectual output over time, providing evidence of their learning, usually for qualitative assessment, thus characterizing a differentiated and interdisciplinary process. In this context, this work aimed to contribute to the formalization of learning portfolios through the definition of a representation framework. The process began with the elicitation of functional and non-functional requirements, which, in addition to a bibliographic review, involved an in-depth analysis of a real case of portfolios as a learning tool. Based on these requirements, we adopted the concept of "Pedagogical Architectures" (PA) as the conceptual anchor, grounded in a constructivist pedagogical model and in processes of mediation, cooperation, and assessment that align with this model. In this framework, computational support is one of the central elements of the architecture, needing to support processes according to the corresponding pedagogical and epistemological models. In addition to characterizing computational support, several representation models were developed, guiding the definition of a reference model upon which the framework was based. The conceptual artifacts resulting from this investigation provide a canonical representation for learning portfolios and open pathways for systematizing and consolidating their use.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/79748/TESE_Andre%cc%81Soares_PPGI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: SISTEMAS DE INFORMACAOeng
dc.titleUm Framework para representação de arquiteturas pedagógicaseng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userPortfólios de aprendizagempor
dc.subject.userArquiteturas pedagógicaspor
dc.subject.userRepresentação do conhecimentopor
dc.subject.userConstrução do conhecimentopor
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_AndréSoares_PPGI.pdf 3.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.