???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Laís Cabral-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372858477061876eng
dc.contributor.advisor1Kuwahara, Nelson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5693681670847561eng
dc.contributor.referee1Pacheco, Almir de Souza-
dc.contributor.referee2Freitas, Ana Paula Nazaré de-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationMARTINS, Laís Cabral. O livro pop-up no exercício da leitura. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557-
dc.description.resumoOs livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção em massa de diferentes modelos de livros infantis que, muitas vezes, não acompanham as etapas de desenvolvimento escolar do estudante. Por essa razão, esta pesquisa explora assuntos como o processo de aquisição da leitura, a estrutura dos livros de acordo com a etapa escolar, as contribuições da neurociência cognitiva para a leitura, a escolha da tipografia e o design do livro, com o objetivo de desenvolver um livro de literatura infantil interativo para leitores-em-processo e contribuir no exercício da leitura. Utiliza-se, para isso, uma metodologia projetual adaptada, de Hans Gugelot e Guto Lins, mesclando fundamentos teóricos e científicos para a concepção do produto. Espera-se que essa pesquisa contribua no exercício da leitura oral e estimule o interesse pela leitura entre as crianças.eng
dc.description.abstractChildren's literature books are important educational resources that are used in both the school and home environment, and which enable the development of oral reading fluency through constant reading practice. However, the expansion of the publishing market has made it possible to mass-produce different models of children's books, which often don't keep up with the stages of the student's school development. For this reason, this research explores issues such as the reading acquisition process, the structure of books according to the school stage, the contributions of cognitive neuroscience to reading, the choice of typography and book design, with the aim of developing an interactive children's literature book for readers-in-progress and contributing to the exercise of reading. For this purpose, an adapted design methodology by Hans Gugelot and Guto Lins is used, mixing theoretical and scientific foundations for the product's conception. It is hoped that this research will contribute to oral reading and stimulate interest in reading among children.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80127/DISS_La%c3%adsMartins_PPGD.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Designeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectLivros ilustrados para criançaspor
dc.subjectLivros-brinquedopor
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapor
dc.subjectInteresses na leiturapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleO livro pop-up no exercício da leituraeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userDesignpor
dc.subject.userLivro infantilpor
dc.subject.userLeiturapor
dc.subject.userLivro pop-uppor
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LaísMartins_PPGD.pdf18.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.