???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula |
???metadata.dc.creator???: | Ramos, Osvaldo Martins ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Costa, Valcicléia Pereira da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Gontijo, Pedro Ergnaldo |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Costa, Deodato Ferreira da |
???metadata.dc.description.resumo???: | No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade, levando em muitos momentos a intensificações de animosidades e intolerâncias, produzindo conflitos que atingem todos os estratos da vida humana (sociedade, família, escola...). A filosofia com seu conhecimento milenar tem muito a contribuir para apoiar e executar programas educacionais para a tolerância. Pensadores como Voltaire, Bobbio e Freire contribuem muito para a confecção de uma proposta de competência para a tolerância e para o ensino de filosofia. Para esses pensadores, a tolerância é um imperativo prioritário a vida humana, eles promovem uma racionalidade ao tema que nos leva a um denominador comum, a promoção de uma cultura da tolerância. |
Abstract: | In the contemporary world, tolerance is more necessary than ever. We live in a time marked by cosmopolitanism and multiculturalism, by accelerated human mobility, digital communication and the transformation of new forms of social organization, making the current world a mark of diversity, leading in many moments to the intensification of animosities and intolerances, producing conflicts that affect all strata of human life (society, family, school...). Philosophy, with its age-old knowledge, has much to contribute to support and implement educational programs for tolerance. Thinkers like Voltaire, Bobbio and Freire contributed a lot to the making of a competence proposal for tolerance and for the teaching of philosophy. For these thinkers, tolerance is a priority imperative for human life, they promote a rationality to the theme that leads us to a common denominator, the promotion of a culture of tolerance. |
Keywords: | Filosofia - Estudo e ensino |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Tolerância Ensino de filosofia Voltaire Freire Bobbio |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Citation: | Ramos, Osvaldo Martins. Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574 |
Issue Date: | 30-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_OsvaldoRamos_PPGFILO.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.