???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula
???metadata.dc.creator???: Ramos, Osvaldo Martins 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gontijo, Pedro Ergnaldo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.description.resumo???: No mundo contemporâneo, a tolerância é mais necessária do que nunca. Vivemos em uma época marcada pelo cosmopolitismo e multiculturalismo, pela acelerada mobilidade humana, da comunicação digital e da transformação de novas formas de organização social, fazendo do mundo atual a marca da diversidade, levando em muitos momentos a intensificações de animosidades e intolerâncias, produzindo conflitos que atingem todos os estratos da vida humana (sociedade, família, escola...). A filosofia com seu conhecimento milenar tem muito a contribuir para apoiar e executar programas educacionais para a tolerância. Pensadores como Voltaire, Bobbio e Freire contribuem muito para a confecção de uma proposta de competência para a tolerância e para o ensino de filosofia. Para esses pensadores, a tolerância é um imperativo prioritário a vida humana, eles promovem uma racionalidade ao tema que nos leva a um denominador comum, a promoção de uma cultura da tolerância.
Abstract: In the contemporary world, tolerance is more necessary than ever. We live in a time marked by cosmopolitanism and multiculturalism, by accelerated human mobility, digital communication and the transformation of new forms of social organization, making the current world a mark of diversity, leading in many moments to the intensification of animosities and intolerances, producing conflicts that affect all strata of human life (society, family, school...). Philosophy, with its age-old knowledge, has much to contribute to support and implement educational programs for tolerance. Thinkers like Voltaire, Bobbio and Freire contributed a lot to the making of a competence proposal for tolerance and for the teaching of philosophy. For these thinkers, tolerance is a priority imperative for human life, they promote a rationality to the theme that leads us to a common denominator, the promotion of a culture of tolerance.
Keywords: Filosofia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Tolerância
Ensino de filosofia
Voltaire
Freire
Bobbio
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: Ramos, Osvaldo Martins. Por uma educação para a tolerância: um diálogo com Voltaire, Norberto Bobbio e Paulo Freire para a construção de uma competência educacional em sala de aula. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10574
Issue Date: 30-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_OsvaldoRamos_PPGFILO.pdf 3.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.