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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10579
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Condição feminina de mulheres docentes na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
???metadata.dc.creator???: | Soares, Muniz Lorena ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Sassaki, Yoshiko |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Ribeiro, Odenei de Souza |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Miranda, Vanessa |
???metadata.dc.description.resumo???: | As mulheres têm conquistado espaço em diferentes setores sociais que historicamente lhes foram negados pelo patriarcado. No entanto, essas vitórias são fruto de grandes lutas e da resistência do movimento feminista, que possibilitaram a presença feminina em áreas como o trabalho, a educação, a política e muitos outros campos. Apesar desses avanços, as mulheres ainda enfrentam significativas dificuldades em seus ambientes de trabalho. Esse tratamento desigual está frequentemente relacionado ao gênero, uma vez que a sociedade patriarcal historicamente atribuiu os papéis domésticos — como o cuidado com a casa, a família e a maternidade — exclusivamente às mulheres. Esses fatores, ao serem considerados no contexto da profissão docente universitária, dificultam a conciliação entre carreira e responsabilidades pessoais, além da ascensão a cargos de maior nível hierárquico. Neste cenário, a presente pesquisa se configura como uma dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, na linha de pesquisa Processos Sociais, Ambientais e Relação de Poder. Em virtude disso, a problemática que norteia a investigação visa responder: Em que medida a condição feminina e as experiências docentes de mulheres pesquisadoras são reveladoras dos processos de construção e consolidação de carreiras femininas no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus? A pesquisa busca explorar questões relacionadas à experiência feminina na graduação e na pós-graduação, desafios e dificuldades ao longo da carreira, competitividade na pesquisa, experiências de maternidade e conciliação da vida privada com as exigências da vida profissional. O objetivo geral do estudo é analisar a condição feminina e as experiências de mulheres pesquisadoras na UFAM, campus Manaus. A fundamentação teórica da pesquisa destaca a interdisciplinaridade do estudo, incorporando aspectos da educação, além de diálogos com a antropologia, a história e a sociologia, que se entrelaçam na temática feminina. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa utiliza o método do materialismo histórico dialético e as abordagens quantitativa e qualitativa, baseando-se em um questionário online semiaberto, com questões abertas e fechadas. Vinte e cinco (25) mulheres docentes, atuantes em diferentes áreas do conhecimento na UFAM, participaram do estudo. A análise dos dados, por meio de análise de conteúdo, gráficos e tabelas, revela relatos sobre trajetórias, dificuldades, desigualdades e responsabilidades familiares. Os resultados indicam que as relações sociais ainda perpetuam heranças coloniais que geram diferenças entre homens e mulheres no ambiente universitário e científico. Isso evidencia que a condição feminina continua marcada por grandes desigualdades, uma vez que os preceitos ainda seguem padrões masculinos, o que dificulta a ascensão feminina na mesma medida que os homens, que têm mais tempo livre para se dedicar exclusivamente às suas carreiras, uma vez que não estão vinculados as obrigações domesticas e cuidado dos filhos. |
Abstract: | Women have gained ground in various social sectors that were historically denied to them by patriarchy. However, these victories are the result of significant struggles and the resilience of the feminist movement, which has made it possible for women to be present in fields such as work, education, politics, and many others. Despite these advances, women still face significant difficulties in their work environments. This unequal treatment is often related to gender, as the patriarchal society has historically assigned domestic roles—such as caring for the home, family, and motherhood—exclusively to women. These factors, when considered in the context of an academic career, make it challenging to balance career and personal responsibilities, as well as to advance to higher hierarchical positions. In this context, the present research is framed as a dissertation submitted to the Postgraduate Program in Society and Culture in the Amazon, within the research line "Social, Environmental Processes, and Power Relations." The central issue guiding the investigation aims to answer: To what extent do the female condition and the academic experiences of female researchers reveal the processes of building and consolidating female careers at the Federal University of Amazonas (UFAM)? The research seeks to explore issues related to the female experience in undergraduate and postgraduate education, challenges and difficulties throughout the career, competitiveness in research, experiences of motherhood, and the balance between private life and professional demands. The general objective of the study is to analyze the condition of women and the experiences of female researchers at UFAM, Manaus campus. The theoretical foundation of the research highlights the interdisciplinary nature of the study, incorporating aspects of education, as well as dialogues with anthropology, history, and sociology, which intersect with the theme of gender. Regarding the methodological approach, the research uses both quantitative and qualitative methods, based on a semi-structured online questionnaire with open and closed questions. Twenty-five (25) female faculty members, active in different areas of knowledge at UFAM, participated in the study. The data analysis, through content, graphs, and tables, reveals narratives about career paths, difficulties, inequalities, and family responsibilities. The results indicate that social relations still perpetuate colonial legacies that create differences between men and women in the university and scientific environments. This highlights that the female condition continues to be marked by significant inequalities, as norms still follow male patterns, hindering women's advancement to the same extent as men, who have more free time to dedicate exclusively to their careers. |
Keywords: | Mulheres - Aspectos sociológicos Mulheres - Educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Gênero Docência universitária Campo científico UFAM Trabalho |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Citation: | SOARES, Lorena Muniz. Condição Feminina de Mulheres docentes na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 2024. 152 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10579 |
Issue Date: | 11-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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