???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10608
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Ciências Ambientais no Ensino Médio: integração interdisciplinar e perspectiva intercultural |
???metadata.dc.creator???: | Prado, Andrea Costa do ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Jesus, Edilza Laray de |
First advisor-co: | Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Mafra, Marcela Vieira Pereira |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Oliveira, Irlane Maia de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Cavalcante, Kátia Viana |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho apresentado trata da complexidade dos processos educativos escolares e de suas relações com o contexto educacional contemporâneo, considerando as convergências e divergências existentes que aparecem necessariamente na escola. No que concerne ao contexto educacional, dois elementos compõem o fundamento das discussões contemporâneas, a saber, o paradigma metodológico da interdisciplinaridade, e o elemento convergente com ele, o paradigma epistemológico da interculturalidade. No âmbito das questões vigentes na sociedade e da discussão em torno do ambiente natural, reflexões de teóricos como Vera Maria Candau, Enrique Leff, Boaventura Sousa Santos e outros aparecem dando a tônica deste trabalho. É nesse contexto que a pesquisa apresentada se insere, com o objetivo de contribuir para a integração das Ciências Ambientais ao ensino do Ifam campus Itacoatiara, por meio do desenvolvimento de um produto didático interdisciplinar intercultural. As metodologias empregadas para a realização da pesquisa podem ser classificadas como pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. Para subsidiar a elaboração do produto educacional, um grupo de professores do Ifam campus Itacoatiara se reuniu em três oficinas para discussão e prática da metodologia interdisciplinar e das epistemologias interculturais. Os fundamentos teóricos para essas categorias foram pesquisados na bibliografia dos teóricos mencionados. Enquanto resultados, pode-se dizer que foram satisfatoriamente alcançados: a elaboração de um protocolo para orientação de atividades e processos educativos escolares; e a demonstração do diálogo existente entre os diversos teóricos da educação, atualizando os sujeitos da educação acerca dos conceitos atualmente discutidos. |
Abstract: | The work presented deals with the complexity of school educational processes and their relationship with the contemporary educational context, considering the existing convergences and divergences that necessarily appear at school. Regarding the educational context, two elements form the basis of contemporary discussions: the methodological paradigm of interdisciplinarity and the element that converges with it, the epistemological paradigm of interculturality. Within the scope of current issues in society and the discussion around the natural environment, reflections by theorists such as Vera Maria Candau, Enrique Leff, Boaventura Sousa Santos and others appear setting the tone of this work. It is in this context that the research presented is inserted with the aim of contributing to the integration of Environmental Sciences in the teaching of Ifam Itacoatiara campus, through an intercultural interdisciplinary didactic product. The methodologies used to carry out the research can be classified as action research and bibliographical research. To support the development of the educational product, a group of teachers from Ifam Itacoatiara campus met in three workshops to discuss and practice interdisciplinary methodology and intercultural epistemologies. The foundations for these categories were researched in the bibliographies of the aforementioned theorists. As a result, the following can be said to have been satisfactorily achieved: the drafting of a protocol to guide school educational activities and processes; and the demonstration of the existing dialog between the various educational theorists, bringing educational subjects up to date on the concepts currently being discussed. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | OUTROS |
???metadata.dc.subject.user???: | Ciências Ambientais Interdisciplinaridade Interculturalidade Educação Profissional |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | PRADO, Andrea Costa do. Ciências Ambientais no Ensino Médio: integração interdisciplinar e perspectiva intercultural. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10608 |
Issue Date: | 8-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROD.EDUC_AndreaPrado_PROFCIAMB.pdf | 5.96 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
DISS_AndreaPrado_PROFCIAMB.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.