???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViana, Deuker Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2672787381079553eng
dc.contributor.advisor1Lopes, Valter Frank de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565384722921188eng
dc.contributor.referee1Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee2Melo, Claudia Carnevskis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8738747125393663eng
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.citationVIANA, Deuker Tavares. Histórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º ano. 2024. 55 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10620-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta experiências docentes em sala de aula para o Mestrado em Artes. Está sendo realizado no Colégio Militar Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPMV) com as turmas do 6º ano fundamental II. Descreve inicialmente propostas de exercícios práticos, com o intuito de promover e despertar nos alunos a experiência artística, a criatividade e o protagonismo. Foram feitas atividades em modelagem e desenho, após os experimentos uma questão ficou em evidência, surgia sempre uma resistência acompanhada de uma preocupação na hora da criação, onde foi perceptivo bloqueios nas atividades de criação, situação essa que despertou o interesse da problemática deste estudo, um fazer artístico condicionado a padrões hegemônicos e estilizados. A linguagem escolhida foi o desenho por meio de Histórias em Quadrinhos, trabalhando a criatividade e a poética. A temática foi pensada com uma proposta cultural envolvendo questões ambientais que circundam nossa região, nesse caso a criação de um personagem protetor da Amazônia. A metodologia aplicada foi a A/r/tografia (Dias; Irwin, 2013), por meio dela pôde-se chegar à questão principal que ocorreu de forma explícita em todas as etapas desse estudo, parte dos alunos usavam como argumento o fato de não saber desenhar. Para entender e elaborar estratégias, se fez necessário usar como referências pesquisadores e suas colaborações condutores fundamentais para trilhar os caminhos e os resultados obtidos, por meio desses estudos foi possível reunir informações que julgamos que serão colaborativas as aulas de artes que envolvem como eixo principal os processos de criação no ensino de artes.eng
dc.description.abstractEste trabajo presenta experiencias docentes en el aula de la Maestría en Artes. Se realiza en el Colegio Militar Tenente Coronel Cândido José jMariano (CMPMV) con clases del 6º año de la enseñanza básica II. Inicialmente se describen propuestas de ejercicios prácticos, con el objetivo de promover y despertar la experiencia artística, la creatividad y el protagonismo en los estudiantes. Se realizaron actividades de modelado y dibujo, luego de los experimentos se hizo evidente una problemática, siempre apareció una resistencia acompañada de una preocupación al momento de la creación, situación que despertó el interés del problema de este estudio, una práctica artística condicionada a la hegemonía. y estándares estilizados. El lenguaje elegido fue el dibujo a través del cómic, trabajando la creatividad y la poética. El tema fue diseñado con una propuesta cultural que involucra cuestiones ambientales que rodean a nuestra región, en este caso la creación de un carácter protector de la Amazonía. La metodología aplicada fue la A/r/tografía (Dias; Irwin, 2013), a través de la cual se pudo llegar al tema principal que se presentó de manera explícita en todas las etapas de este estudio, donde se percibieron bloqueos en las actividades de creación debido a grandes algunas de las Los estudiantes utilizaron el hecho de que no sabían dibujar como argumento. Para comprender y desarrollar estrategias fue necesario utilizar como referentes a los investigadores y sus colaboraciones, impulsores fundamentales para seguir los caminos y resultados obtenidos, a través de estos estudios fue posible recopilar información que creemos será colaborativa en las clases de artes que involucran como su eje principal los procesos creativos en la enseñanza de las artes.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80908/DISS_DeukerViana_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopor
dc.subjectArtes - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleHistórias em quadrinho: uma abordagem criativa produzida por alunos do 6º anoeng
dc.title.alternativeCómics: una aproximación creativa producida por alumnos de 6º de primariaspa
dc.title.alternativeComics: a creative approach produced by 6th grade studentseng
dc.title.alternativeLa BD : une démarche créative réalisée par des élèves de 6efra
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8692-245Xeng
dc.subject.userCriatividadepor
dc.subject.userEnsino de artes visuaispor
dc.subject.userHistórias em quadrinhospor
dc.subject.userMeio ambientepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DeukerViana_PROFARTES.pdf 4.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.