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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Igor Mahall Marinho de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5873957003704936eng
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Waldir Sabino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2925380715531711eng
dc.contributor.referee1Araujo, Gabriel Matos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461794616207452eng
dc.contributor.referee2Pinagé, Frederico da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7649322096353511eng
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSOUSA, Igor Mahall Marinho de. Técnicas de pré-processamento utilizando YOLOP para detecção de faixas em ambientes de direção autônoma. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10622-
dc.description.resumoO campo da direção autônoma tem atraído crescente interesse por soluções que conciliem alto grau de confiabilidade e capacidade de realizar inferências em tempo real. A diversidade presente no mundo real, como variações de iluminação e condições climáticas, impõe desafios adicionais a tarefas como a detecção de objetos e a segmentação semântica. Este trabalho investiga o impacto da aplicação de técnicas de correção de iluminação no sistema YOLOP, um algoritmo de deep learning de estágio único, voltado para a detecção de faixas em rodovias. As técnicas AWB, SCL-LLE e Wavenet foram avaliadas utilizando imagens das bases de dados VIL-100 e CULane. Os resultados experimentais apontaram que o modelo SCL-LLE apresentou o melhor desempenho, evidenciando que o uso de informações semânticas durante o processo de correção de iluminação contribui positivamente para a detecção de faixas, em conformidade com a abordagem do YOLOP, que também explora essas informações.eng
dc.description.abstractThe field of autonomous driving has garnered increasing interest in solutions that combine high reliability with real-time inference capabilities. The diversity of real-world scenarios, including variations in lighting and weather conditions, imposes additional challenges on tasks such as object detection and semantic segmentation. This study investigates the integration of lighting correction techniques into the YOLOP system, a single-stage deep learning algorithm designed for lane detection on highways. The AWB, SCL-LLE, and Wavenet techniques were evaluated using images from the VIL-100 and CULane datasets. Experimental results revealed that the SCL-LLE model achieved the best performance, highlighting that leveraging semantic information during lighting correction positively impacts lane detection, aligning with YOLOP’s approach to utilizing semantic features.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/80906/DISS_IgorMahallSousa_PPGEE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSistemas de reconhecimento de padrõespor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICAeng
dc.titleTécnicas de pré-processamento utilizando YOLOP para detecção de faixas em ambientes de direção autônomaeng
dc.title.alternativePre-processing techniques using yolop for lane detection in autonomous driving environmentseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userReconhecimento de Padrõespor
dc.subject.userDeep Learningpor
dc.subject.userDireção Autônomapor
dc.subject.userDetecção de Faixaspor
dc.subject.userYOLOPpor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica

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