???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10624
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso do software Geogebra em espaços não formais no ensino da geometria, para alunos do 7º ano do ensino fundamental
Other Titles: The use of Geogebra software in non-formal spaces in the teaching of geometry, for students in the 7th grade of elementary school
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Jesias Peres de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Thaís Helena Chaves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santana, Ayana Pinheiro de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa visa propor a utilização de espaços não formais para complementar o ensino da Geometria, por meio do software GeoGebra nesses espaços, possibilitando aos alunos uma experiência mais próxima de suas realidades, reconhecendo e comparando as formas geométricas aprendidas em sala de aula, com os elementos naturais e arquitetônicos presentes nesses espaços não formais, proporcionando, dessa forma, compreensão e reconhecimento das formas geométricas. A questão central desta pesquisa: como o uso do software GeoGebra em espaços não formais pode melhorar a compreensão e o reconhecimento das formas geométricas pelos alunos do 7º ano do ensino fundamental? Para investigar essa questão, foram formuladas hipóteses, compreendidas como nula e alternativa, bem como variáveis sujeitas a aprovação ou refutação. A Hipótese Alternativa (H1) teve o papel de afirmar que o software GeoGebra, em espaços não formais melhora significativamente a compreensão e o reconhecimento das formas geométricas pelos alunos e a Hipótese nula (H0) teve o papel de afirmar que não há diferença significativa na compreensão dos alunos com o uso do software Geogebra em espaços não formais. As hipóteses foram testadas por meio de análises estatísticas, com o uso do T-test para poder afirmar a validade do uso GeoGebra em espaços não formais. Justifica-se a realização desta pesquisa pela necessidade de inovar o ensino da Geometria, adotando abordagens modernas e alinhadas às tecnologias disponíveis. Nesse contexto, o uso do software GeoGebra é fundamental, pois permite que os alunos aprendam a lidar com ferramentas digitais, desenvolvendo habilidades relevantes para o século XXI. Além disso, a realização deste estudo não se justifica apenas pelo exposto, mas, também, pelos resultados obtidos na pesquisa, que se empregados na comunidade escolar, os benefícios serão positivos. A pesquisa contou com uma abordagem mista, que combinou as abordagens qualitativa e quantitativa com a finalidade de realizar uma análise abrangente sobre o software GeoGebra em espaços não formais no ensino da Geometria, com o método dedutivo, com a pesquisa experimental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários para avaliar o conhecimento prévio dos alunos; atividades práticas usando o software GeoGebra e testes de reconhecimento de formas geométricas. Como resultado da pesquisa, chegou-se ao seguinte: O uso do aplicativo GeoGebra, combinado com aulas práticas em ambiente externo, demonstrou ser uma abordagem eficaz, resultando em um avanço significativo nos níveis de compreensão geométrica dos alunos. Portanto, verifica-se que a adoção de recursos tecnológicos e pedagogias ativas é um caminho promissor para o aprimoramento do ensino da Matemática.
Abstract: This research was carried out with the intention of affirming that the teaching and learning of Geometry, in non-formal spaces, with the help of the GeoGebra software, allows students an experience closer to their realities, recognizing and comparing the geometric shapes learned in the classroom, with the natural and architectural elements present in this non-formal space, thus providing understanding and recognition of geometric shapes. The central question of this research was: how can the use of GeoGebra software in non-formal spaces improve the understanding and recognition of geometric shapes by students in the 7th grade of elementary school? To investigate this issue, hypotheses were formulated, understood as null and alternative, as well as variables subject to approval or refutation. The Alternative Hypothesis (H1) had the role of stating that the GeoGebra software, in non-formal spaces, significantly improves the understanding and recognition of geometric shapes by students and the Null Hypothesis (H0) had the role of stating that there is no significant difference in the students' understanding with the use of the Geogebra software in non-formal spaces. The hypotheses were tested through statistical analysis, with the use of the T-test to be able to affirm the validity of the use of GeoGebra in non-formal spaces. This research is justified by the need to innovate the teaching of Geometry, adopting modern approaches and aligned with available technologies. In this context, the use of GeoGebra software is essential, as it allows students to learn how to deal with digital tools, developing skills relevant to the twenty-first century. In addition, the realization of this study is not only justified by the above, but also by the results obtained in the research, which if used in the school community, the benefits will be positive. The research had a mixed approach, which combined the qualitative and quantitative approaches in order to carry out a comprehensive analysis of the GeoGebra software in non-formal spaces in the teaching of Geometry, with the deductive method, with experimental research, bibliographic research and field research. Data collection was carried out through questionnaires to assess the students' previous knowledge; practical activities using GeoGebra software and geometric shape recognition tests. As a result of the research, the following was reached: The use of the GeoGebra app, combined with practical classes in an external environment, proved to be an effective approach, resulting in a significant advance in the students' geometric understanding levels. Therefore, it is verified that the adoption of technological resources and active pedagogies is a promising path for the improvement of the teaching of Mathematics.
Keywords: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Geometria - Conhecimentos e aprendizagem
Geometria - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Geometria
Ensino
Aprendizagem
Geogebra
Espaços não formais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: OLIVEIRA, Jesias Peres de. O uso do software Geogebra em espaços não formais no ensino da geometria, para alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10624
Issue Date: 24-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JesiasOliveira_PPGECIMDocumento principal3.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.