???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10635
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Mulheres em jogos de mundo virtual: fluxos a partir do gênero e da sexualidade |
???metadata.dc.creator???: | Sousa, Aline de Lima ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Neves, André Luiz Machado das |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Ferreira, Breno de Oliveira |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Honorato, Isabelle Brambilla |
???metadata.dc.description.resumo???: | As expressões e experimentações de gênero e da sexualidade fazem-se presente em diferentes espaços, inclusive nos jogos de mundo virtual. Esse modo de sociabilidade indica e reflete os desafios daquelas que fogem à norma cisgênero e heterossexual e lidam com os impasses, homotransfobia e preconceitos propagados ainda em tempos atuais, realidade de interesse à psicologia e aos estudos psicossociais sobre sociedades digitais. Por essa razão, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorrem as experimentações de gênero e sexualidade de mulheres LBTQIAP+ em jogos de mundo virtual, tendo sido organizada através de dois estudos. Foram adotados como objetivos específicos: (I) identificar quais elementos dos jogos de mundo virtual tornam possíveis a experimentação do gênero e da sexualidade; (II) mapear os movimentos das jogadoras em relação ao gênero e a sexualidade para além da plataforma do jogo, em espaços como Youtube, TikTok e Instagram; (III) verificar como ocorre a imersão de mulheres em ambientes virtuais de jogabilidade; e (IV) descrever as experimentações de gênero e sexualidade das jogadoras LBTQIAP+ a partir do mundo virtual IMVU. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como campo o espaço digital e alinhada à etnografia no campo da cibercultura. A pesquisa foi realizada através da observação participante, diários de campo e vinte e três entrevistas individuais semiestruturadas com mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais de 19 a 31 anos, jogadoras do Norte ao Sul do país, a partir do modelo Bola de Neve. Como artifício teórico-metodológico e para construção dos dados, adotou-se a Teoria Ator-Rede, cunhada aqui como Atriz-Rede, visando compreender as marcas e conexões dentro e fora do jogo. Tecemos ainda discussão frente as teorias de gênero, de jogos, e contamos com auxílio do software de análise qualitativa Atlas.ti (versão 23) para organização dos dados. Conforme imersão em campo, no primeiro estudo foram identificados elementos históricos, estéticos e culturais do jogo, perpassando o capital, a moda, a cultura pop e a indústria musical, que influenciam a construção dos avatares e expressão do gênero e da sexualidade das jogadoras. Coerente aos achados, o segundo estudo possibilitou melhor compreensão desses elementos através das experiências narradas pelas jogadoras, calcadas em divergências e confluências identitárias, relacionadas a imersão, permanência, sociabilidade e conexões para além do jogo. Apesar das controvérsias pertinentes nas sociedades digitais, a pesquisa aponta que essa rede sociotécnica opera como um lugar de acolhimento e refúgio para jovens LBTQIAP+, e mais especificamente, para maior liberdade de mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais, de classe baixa e média, em relação a experimentação de diferentes identidades sexuais e de gênero. Ao esboçar tais resultados, alude-se ao campo da psicologia social e das humanidades a importância de seguir rastreando as marcas que essas actantes fazem fazer nas ambiências digitais, bem como à necessidade de uma maior atuação de pesquisadoras do Norte e de estudos sobre mulheres amazônidas nesses contextos. |
Abstract: | The expressions and experiments of gender and sexuality are present in different spaces, including virtual world games. This mode of sociability indicates and reflects the challenges of those who escape from the norm cisgender and heterosexual and deal with the impasses, homotransphobia and prejudices propagated even in current times, reality of interest to psychology and psychosocial studies on digital societies. For this reason, this research aims to understand how the experiments of gender and sexuality of LBTQIAP+ women in virtual world games are done, having been organized through two studies. Specific objectives were adopted: (I) identify which elements of the virtual world games make possible the experimentation of gender and sexuality; (II) map the movements of players in relation to gender and sexuality beyond the platform of the game, in spaces such as Youtube, TikTok and Instagram; (III) verify how women are immersed in virtual environments of gameplay; and (IV) describe the experiments of gender and sexuality of the LBTQIAP+ players from the virtual world IMVU. It is qualitative and exploratory research, with the field of digital space and aligned to ethnography in the field of cyberculture. The research was conducted through participant observation, field diaries and twenty-three semi-structured individual interviews with lesbian, bisexual and pansexual women aged 19 to 31 years, players from North to South of the country, based on the Snowball model. As a theoretical and methodological artifice for data construction, the Actor-Network Theory was adopted, coined here as Actress-Network, aiming to understand the brands and connections inside and outside of the game. We also discuss the theories of gender, games, and we have the aid of the qualitative analysis software Atlas.ti (version 23) for organizing the data. As immersion in the field, in the first study historical, aesthetic, and cultural elements of the game were identified, passing through the capital, fashion, pop culture and music industry, which influence the construction of avatars and expression of gender and sexuality of the players. Consistent with the findings, the second study allowed a better understanding of these elements through the experiences narrated by the players, based on divergences and confluence’s identity, related to immersion, permanence, sociability, and connections beyond the game. Despite the relevant controversies in digital societies, the research points out that this socio- technical network operates as a place of reception and refuge for LBTQIAP+ youth, and more specifically, for greater freedom of lesbian, bisexual and pansexual women, of the lower and middle class, in relation to the experimentation of different sexual and gender identities. By outlining these results, alludes to the field of social psychology and humanities the importance of continuing to track the marks that these actants make in digital environments, as well as the need for greater involvement of researchers from the North and studies on Amazonian women in these contexts |
Keywords: | Identidade (Psicologia) Jogos eletrônicos - Mulheres |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
???metadata.dc.subject.user???: | Mulheres Expressão de gênero Sexualidade Jogos virtuais Teoria Ator-Rede |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Psicologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Citation: | SOUSA, Aline de Lima. Mulheres em jogos de mundo virtual: fluxos a partir do gênero e da sexualidade. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10635 |
Issue Date: | 21-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf | 82.17 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.