???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10642
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desvelando a si mesmo: a descoberta de transtorno do espectro autista em adultos e suas implicações
Other Titles: Unveiling yourself: the discovery of autism spectrum disorder in adults and its implications
???metadata.dc.creator???: Paes, Jane da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Ewerton Helder Bentes de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Sérgio Sócrates Baçal de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Espíndula, Joelma Ana Gutierrez
???metadata.dc.description.resumo???: O diagnóstico de transtornos mentais pode causar diversas reações e reverberar de maneiras distintas na vida das pessoas. O Transtorno do Espectro Autista que é caracterizado por déficits na interação social e comunicação que persistem em diversos contextos, geralmente é associado à infância, no que se refere às pesquisas, dados e desenvolvimento de cuidados, a literatura aborda a temática principalmente sobre o diagnóstico da criança sendo o mais recorrente de se encontrar nos estudos, além das recomendações dos devidos acompanhamentos. Contudo nas últimas décadas, percebeu-se o crescimento dos diagnósticos chamados tardios, por acontecerem na vida adulta. O que pode estar associado à expansão dos critérios diagnósticos, ajustes e esclarecimentos acerca da condição, além do reconhecimento do autismo enquanto espectro, com a difusão de informações e maior alcance de público, assim levando à descoberta de diversos casos de TEA em maiores de idade. A pesquisa teve como objetivo compreender a pluridimensionalidade da vivência de pessoas adultas a partir da comunicação do diagnóstico de TEA nessa fase do desenvolvimento sob a ótica da teoria de Merleau-Ponty. Para realizar as análises deste estudo, foi utilizado o viés qualitativo de pesquisa por meio do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em Psicologia. A análise das entrevistas foi a partir do referencial teórico de Merleau-Ponty, contudo o olhar lançado é para além da teoria em si mesma, mas um olhar crítico sobre a vivência, considerando o arcabouço contemporâneo no qual estamos inseridos, ou seja, como é a experiência para esse outro e como a comunicação do diagnóstico de TEA trouxe repercussões para sua vida e suas configurações relacionais. Foram participantes 6 pessoas diagnosticadas com TEA na vida adulta, o instrumento de pesquisa foi a entrevista fenomenológica áudio gravada que partiu da questão norteadora, chegando às seguintes Categorias de Análise e suas subcategorias: 1. Descoberta: encontrar-se, primeiros impactos, 1.1. A trajetória de chegada ao diagnóstico, 1.2. Dificuldades iniciais e não-aceitação, 1.3. Um alívio e um novo interesse 2. Sofrimento, desamparo e suporte 2.1. As dores invisíveis, 2.2. Diagnósticos, dúvidas, dificuldades e saúde, 2.3. As discussões sobre suporte; 3. Percepções e transformações, 3.1. Eu: sem referências, 3.2. Mudanças, 3.3. Ressignificações, novas perspectivas, 4. Expectativas e perspectivas, 4.1. Quem fui e quem sou, 4.2. Daqui em diante 4.3. Ser de possibilidades. Foi possível perceber as reverberações biopsicossociais que a ausência de acompanhamento para a condição trouxe enquanto empecilho e gerador de sofrimento em diversas etapas do desenvolvimento, a repercussão e impactos benéficos para o autoconhecimento e autocuidado que a descoberta do TEA trouxe para a vida dessas pessoas, buscando compreender o fenômeno tal qual é para cara um, dando voz a quem de fato está no cerne da situação, contribuindo no sentido de possibilitar maior conhecimento para o enfrentamento do quadro existencial que aí se instaura, além de conter diversas estratégias adotadas por eles ao longo da vida que possibilitam mais estudos e idealizações de propostas de apoio, acolhimento e cuidados para este público.
Abstract: The diagnosis of mental disorders can cause different reactions and reverberate in different ways in people's lives. Autism Spectrum Disorder, which is characterized by deficits in social interaction and communication that persist in different contexts, is generally associated with childhood. Regarding research, data and development of care, the literature addresses the topic mainly regarding the diagnosis of children, which is the most common to find in studies, in addition to recommendations for appropriate follow-up. However, in recent decades, there has been an increase in so-called late diagnoses, as they occur in adulthood. This may be associated with the expansion of diagnostic criteria, adjustments and clarifications about the condition, in addition to the recognition of autism as a spectrum, with the dissemination of information and greater public reach, thus leading to the discovery of several cases of ASD in adults. The research aimed to understand the multidimensionality of the experience of adults based on the communication of the diagnosis of ASD at this stage of development from the perspective of Merleau-Ponty's theory. To carry out the analyses of this study, the qualitative research bias was used and the method will be the phenomenological-psychological research in Psychology. The analysis of the interviews was based on the theoretical framework of Merleau-Ponty, however, the perspective to be taken is beyond the theory itself, but a critical look at the experience, considering the contemporary framework in which we are inserted, that is, what the experience is like for this other and how the communication of the diagnosis of ASD brought repercussions to their life and their relational configurations. Six people diagnosed with ASD in adult life were interviewed, the research instrument was the audio-recorded phenomenological interview that started from the guiding question, arriving at the following units of meanings and their developments: 1. Discovery: finding oneself, first impacts, 1.1. The journey to reach the diagnosis, 1.2. Initial difficulties and non-acceptance, 1.3. A relief and a new interest 2. Suffering, helplessness and support 2.1. The invisible pains, 2.2. Diagnoses, doubts, difficulties and health, 2.3. Discussions about support; 3. Perceptions and transformations, 3.1. Me: without references, 3.2. Changes, 3.3. Resignifications, new perspectives, 4. Expectations and perspectives, 4.1. Who I was and who I am, 4.2. From now on 4.3. Being of possibilities. It was possible to perceive the biopsychosocial reverberations that the lack of monitoring for the condition brought as an obstacle and generator of suffering in various stages of development, the repercussions and beneficial impacts for self-knowledge and self-care that the discovery of ASD brought to the lives of these people, seeking to understand the phenomenon as it is for each one, giving voice to those who are in fact at the heart of the situation, contributing to this group of people in the sense of enabling greater knowledge to face the existential situation that is established there, in addition to containing various strategies adopted by them throughout their lives that open doors for more studies and development of proposals for support, reception and care for this public.
El diagnóstico de trastornos mentales puede provocar diferentes reacciones y repercutir de diferentes maneras en la vida de las personas. El Trastorno del Espectro Autista, que se caracteriza por déficits en la interacción social y la comunicación que persisten en diferentes contextos, generalmente se asocia con la infancia, en lo que respecta a la investigación, datos y desarrollo de la atención, la literatura aborda el tema principalmente en el diagnóstico del niño siendo el más comunes que se encuentran en los estudios, además de recomendaciones para un seguimiento adecuado. Sin embargo, en las últimas décadas se ha producido un aumento de los llamados diagnósticos tardíos, al producirse en la edad adulta. Esto puede estar asociado a la ampliación de criterios diagnósticos, ajustes y esclarecimientos sobre la condición, además del reconocimiento del autismo como espectro, a la difusión de información y mayor alcance público, llevando así al descubrimiento de varios casos de TEA en adultos. La investigación tuvo como objetivo comprender la pluridimensionalidad de la experiencia de los adultos a partir de la comunicación del diagnóstico de TEA en esta etapa del desarrollo desde la perspectiva de la teoría de Merleau-Ponty. Para realizar los análisis de este estudio se utilizó un sesgo de investigación cualitativo y el método será la investigación fenomenológico-psicológica en Psicología. El análisis de las entrevistas se basó en el marco teórico de Merleau-Ponty, sin embargo la mirada a realizar va más allá de la teoría misma, sino una mirada crítica a la experiencia, considerando el marco contemporáneo en el que estamos insertos, es decir, en qué consiste la experiencia. es para esta otra persona y cómo comunicar el diagnóstico de TEA repercutió en su vida y en sus configuraciones relacionales. Se entrevistaron 6 personas diagnosticadas con TEA en la edad adulta, el instrumento de investigación fue la entrevista fenomenológica grabada en audio que partió de la pregunta orientadora, llegando a las siguientes unidades de significado y sus consecuencias: 1. Descubrimiento: encontrarse a uno mismo, primeros impactos, 1.1. El camino hacia el diagnóstico, 1.2. Dificultades iniciales y no aceptación, 1.3. Alivio y nuevo interés 2. Sufrimiento, desamparo y apoyo 2.1. Los dolores invisibles, 2.2. Diagnósticos, dudas, dificultades y salud, 2.3. Discusiones de apoyo; 3. Percepciones y transformaciones, 3.1. Yo: sin referencias, 3.2. Cambios, 3.3. Resignificaciones, nuevas perspectivas, 4. Expectativas y perspectivas, 4.1. Quién fui y quién soy, 4.2. En adelante 4.3. Ser de posibilidades. Fue posible percibir las reverberaciones biopsicosociales que trajo la falta de seguimiento de la condición como obstáculo y generador de sufrimiento en las diferentes etapas del desarrollo, las repercusiones e impactos beneficiosos en el autoconocimiento y autocuidado que trajo el descubrimiento del TEA. la vida de estas personas, buscando comprender el fenómeno tal como es para una sola persona, dando voz a quienes realmente están en el centro de la situación, contribuyendo a posibilitar un mayor conocimiento para afrontar la situación existencial que allí se plantea, además de contener varias estrategias adoptados por ellos a lo largo de su vida que permitan profundizar estudios e idealizar propuestas de apoyo, acogida y atención a este público.
Keywords: Autismo - Diagnóstico
Transtornos do espectro autista
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
???metadata.dc.subject.user???: Autismo em adultos
Desvelamento
Neurodivergente
Diagnóstico tardio
Autism in adults
Unveiling
Neurodivergent
Late diagnosis
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: PAES, Jane da Silva. Desvelando a si mesmo: a descoberta de transtorno do espectro autista em adultos e suas implicações. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10642
Issue Date: 13-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JanePaes_PPGPSI.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.