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dc.creatorNunes, Raphael de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772254950839947eng
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Eduardo Sales e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050147076673114eng
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Renan Landau Paiva de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8081923559538095eng
dc.contributor.referee1Dias, Ozenir Farah da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304740349470561eng
dc.contributor.referee2Tabora, Jonathan Muñoz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521717077335761eng
dc.date.issued2024-12-27-
dc.identifier.citationNunes, Raphael de Souza. Estudo dos custos gerados em RDBTs sob operação conjunta de GDFV e VE sujeitos aos controles Volt-Watt e Volt-VAr. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10654-
dc.description.resumoA crescente conexão conjunta de Veículos Elétricos (VEs) e Geração Distribuída Fotovoltaica (GDFV) em Redes de Distribuição de Baixa Tensão (RDBTs) no Brasil tem potencial de gerar desafios técnicos e financeiros significativos, especialmente devido às violações dos limites de tensão adequados e aumento nas perdas técnicas previamente estabelecidos, respectivamente, pelas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e processos de revisão tarifária. Em virtude disso, esta pesquisa apresenta uma avaliação dos custos operacionais associados às perdas técnicas e às compensações financeiras pagas pelas concessionárias, considerando os controladores Volt-VAr e Volt-Watt acoplados aos inversores da GDFV e carregadores VEs. O estudo, fundamentado em cenários localizados no Brasil, faz uso de simulações determinísticas e probabilísticas para analisar os impactos técnicos e financeiros em diferentes níveis de penetração conjunta de VEs e GDFV.As simulações determinísticas avaliam casos específicos e controlados para identificar o comportamento das redes em diferentes níveis de penetração, considerando parâmetros fixos de geração e carregamento. As simulações probabilísticas utilizam o método de Monte Carlo e consideram oito variáveis principais: a definição aleatória das residências que recebem VEs e GDFV, a capacidade das baterias dos VEs, a irradiação solar, a ordem de conexão das fases dos carregadores de VEs e dos inversores de GDFV, as potências dos carregadores, as potências dos painéis fotovoltaicos e as curvas de carregamento dos VEs. Os resultados determinísticos apresentam o Volt-Watt mais eficiente na mitigação das perdas técnicas, enquanto o Volt-VAr apresentou maior eficácia em níveis baixos de penetração para a controle do nível de tensão. As simulações probabilísticas exibem que os custos de compensação superam os custos associados às perdas técnicas, especialmente em cenários com alta penetração conjunta. O Volt-Watt destacou-se como a solução mais eficiente para reduzir os custos operacionais gerais das concessionárias, enquanto o Volt-VAr mostrou-se vantajoso em cenários com menor penetração. Os resultados obtidos para duas redes reais reforçam a importância de estratégias de controle adequadas para garantir a eficiência operacional e o equilíbrio financeiro em RDBTs no Brasil, considerando as especificidades locais e as crescentes demandas por tecnologias de GDFV e VEs.eng
dc.description.abstractThe increasing joint connection of Electric Vehicles (EVs) and Photovoltaic Distributed Generation (PDG) in Low Voltage Distribution Networks (LVDNs) in Brazil has the potential to generate significant technical and financial challenges, especially due to voltage limit violations and increased technical losses, as established by the regulations of the National Electric Energy Agency (ANEEL) and tariff revision processes, respectively. In light of this, this research presents an evaluation of the operational costs associated with technical losses and the financial compensations paid by utilities, considering the use of Volt-VAr and Volt-Watt controllers coupled to PDG inverters and EV chargers. The study, based on scenarios located in Brazil, employs deterministic and probabilistic simulations to analyze the technical and financial impacts at different levels of joint penetration of EVs and PDG. Deterministic simulations evaluate specific and controlled cases to identify network behavior under varying penetration levels, considering fixed parameters for generation and charging. Probabilistic simulations utilize the Monte Carlo method and account for eight main variables: the random allocation of residences equipped with EVs and PDG, the battery capacities of EVs, solar irradiation, the phase connection order of EV chargers and PDG inverters, the power of chargers, the power of photovoltaic panels, and the EV charging curves. The deterministic results show that the Volt-Watt controller is more efficient in mitigating technical losses, while the Volt-VAr controller proved more effective in low penetration levels for voltage regulation. Probabilistic simulations reveal that compensation costs exceed costs associated with technical losses, especially in scenarios with high joint penetration. The Volt-Watt controller emerged as the most efficient solution for reducing overall operational costs for utilities, whereas the Volt-VAr controller was advantageous in scenarios with lower penetration levels. The results obtained for two real networks reinforce the importance of appropriate control strategies to ensure operational efficiency and financial balance in LVDNs in Brazil, considering local specificities and the growing demands for PDG and EV technologies.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81386/DISS_RaphaelNunes_PPGEE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Tecnologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSistemas de energia elétrica - Controlepor
dc.subjectVeículos elétricospor
dc.subjectAutomóveis elétricos - Abastecimento de energiapor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICA: SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA: TRANSMISSAO DA ENERGIA ELETRICA, DISTRIBUICAO DA ENERGIA ELETRICAeng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA ELETRICA: SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA: MEDICAO, CONTROLE, CORRECAO E PROTECAO DE SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIAeng
dc.titleEstudo dos custos gerados em RDBTs sob operação conjunta de GDFV e VE sujeitos aos controles Volt-Watt e Volt-VAreng
dc.title.alternativeStudy of the costs generated in LVDSs under the joint operation of PVDG and EVs subject to Volt-Watt and Volt-VAr controlseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6016-7089eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1645-2736eng
dc.subject.userVeículos elétricospor
dc.subject.userGeração Distribuída Fotovoltaicapor
dc.subject.userRedes de Distribuição de Baixa Tensãopor
dc.subject.userControle Volt-Wattpor
dc.subject.userControle Volt-VArpor
dc.subject.userPerdas técnicaspor
dc.subject.userCustos operacionaispor
dc.subject.userMétodo de Monte Carlopor
dc.subject.userNormas da ANEELpor
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