???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10670
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias educacionais de promoção da saúde utilizadas pelo enfermeiro no pré-natal: revisão de escopo
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Luara Accioly 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Sanay Vitorino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Teixeira, Elizabeth
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marrero, Lihsieh
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A discussão sobre a complexidade da atenção à saúde apresenta um panorama desafiador, diante de contextos que refletem desigualdades sistêmicas que dificultam a equidade no setor. Consideram-se as rápidas transformações e crises globais que afetam diretamente tanto a saúde individual quanto a coletiva. O acompanhamento pré-natal e a promoção da saúde são atividades prioritárias para a diminuição dos riscos obstétricos e de desfechos perinatais adversos, por meio da otimização de estratégias educativas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas. Nesse cenário, destaca-se o papel do enfermeiro na assistência ao ciclo gravídico-puerperal. Objetivo: Mapear as evidências científicas sobre estratégias educacionais de promoção da saúde utilizadas pelo enfermeiro na assistência pré-natal. Método: Foi adotado o método de revisão de escopo (scoping review), conforme a metodologia do JBI e orientado pelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Esse procedimento permitiu a síntese do conhecimento sobre estratégias educacionais de promoção da saúde, a partir das bases de dados selecionadas: LILACS, CINAHL, ASP, EMBASE, EPISTEMONIKOS, ERIC, PMC, PUBMED, SCIELO, SCIENCE.GOV, SCOPUS e WOS. Não houve restrição quanto ao idioma, ano de publicação ou origem dos artigos. A seleção dos estudos e a coleta de dados foram realizadas por dois revisores, de forma independente. Foram incluídos artigos originais e de revisão da literatura que abordassem as estratégias educativas de promoção de saúde utilizadas ou desenvolvidas pelo enfermeiro durante o pré-natal. Foram identificados 4.738 trabalhos nas bases mencionadas. Após a leitura dos títulos e resumos, foram descartados os estudos duplicados e os irrelevantes, restando uma amostra de 34 artigos e 2 teses. Uma vez concluída a análise, foram selecionados 25 estudos, conforme os critérios estabelecidos pela estratégia PCC. Resultados: Os estudos encontrados confirmaram que as estratégias educacionais aplicadas no pré-natal são amplamente aceitas e auxiliam as gestantes durante todo o ciclo gravídico-puerperal. Historicamente, a promoção da saúde esteve inserida no campo da maternidade, e as estratégias educativas se concentraram quase exclusivamente na prevenção de comorbidades e na disseminação de informações sobre gestação, puerpério, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Conclusão: Defende-se a adaptação e a personalização das estratégias educativas de promoção da saúde, conforme o contexto regional. Além disso, é essencial ampliar as ações educacionais de promoção da saúde realizadas pelo enfermeiro durante o pré-natal, visando à sustentabilidade das estratégias de atenção à saúde da mulher e promovendo avanços na melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Abstract: Introduction: The discussion on the complexity of health care presents a challenging panorama, in the face of contexts that reflect systemic inequalities that hinder equity in the sector. Consider the rapid transformations and global crises that directly affect both individual and collective health. Prenatal care and health promotion are priority activities for reducing obstetric risks and adverse perinatal outcomes, by optimizing educational strategies that promote the well-being and quality of life of all people. In this scenario, the role of nurses in assisting the pregnancy-puerperium cycle stands out. Objective: To map the scientific evidence on health promotion educational strategies used by nurses in prenatal care. Method: The scoping review method was adopted, according to the JBI methodology and guided by the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). This procedure made it possible to synthesize knowledge about educational strategies for health promotion from the selected databases: LILACS, CINAHL, ASP, EMBASE, EPISTEMONIKOS, ERIC, PMC, PUBMED, SCIELO, SCIENCE.GOV, SCOPUS and WOS. There were no restrictions on the language, year of publication or origin of the articles. The selection of studies and data collection were carried out independently by two reviewers. Original articles and literature reviews were included which dealt with health promotion educational strategies used or developed by nurses during prenatal care. A total of 4,738 papers were identified in the databases mentioned. After reading the titles and abstracts, duplicate and irrelevant studies were discarded, leaving a sample of 34 articles and 2 theses. Once the analysis was complete, 25 studies were selected, according to the criteria established by the PCC strategy. Results: The studies found confirmed that educational strategies applied in prenatal care are widely accepted and help pregnant women throughout the pregnancy-puerperal cycle. Historically, health promotion has been inserted in the field of maternity care, and educational strategies have focused almost exclusively on preventing comorbidities and disseminating information about pregnancy, the puerperium, breastfeeding and caring for the newborn. Conclusion: We advocate adapting and personalizing health promotion educational strategies according to the regional context. In addition, it is essential to expand the health promotion educational actions carried out by nurses during prenatal care, with a view to sustaining women's health care strategies and promoting advances in improving the quality of life of the Brazilian population.
Introducción: El debate sobre la complejidad de la atención sanitaria presenta un panorama desafiante, ante contextos que reflejan desigualdades sistémicas que dificultan la equidad en el sector. Consideremos las rápidas transformaciones y crisis globales que afectan directamente la salud individual y colectiva. Los cuidados prenatales y la promoción de la salud son actividades prioritarias para reducir los riesgos obstétricos y los resultados perinatales adversos mediante la optimización de estrategias educativas que promuevan el bienestar y la calidad de vida de todas las personas. En este escenario, destaca el papel de las enfermeras en la asistencia al ciclo embarazo-puerperio. Finalidad: Mapear la evidencia científica sobre las estrategias educativas de promoción de la salud utilizadas por las enfermeras en la atención prenatal. Material: Fue adoptado el método de scoping review, de acuerdo con la metodología del JBI y orientado por el Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Este procedimiento permitió sintetizar los conocimientos sobre estrategias educativas de promoción de la salud de las bases de datos seleccionadas: LILACS, CINAHL, ASP, EMBASE, EPISTEMONIKOS, ERIC, PMC, PUBMED, SCIELO, SCIENCE.GOV, SCOPUS y WOS. No hubo restricciones en cuanto al idioma, el año de publicación o el origen de los artículos. La selección de los estudios y la recogida de datos fueron realizadas de forma independiente por dos revisores. Se incluyeron artículos originales y revisiones bibliográficas que abordaban las estrategias educativas de promoción de la salud utilizadas o desarrolladas por enfermeras durante la atención prenatal. Se identificaron un total de 4.738 artículos en las bases de datos mencionadas. Tras la lectura de los títulos y resúmenes, se descartaron los estudios duplicados e irrelevantes, quedando una muestra de 34 artículos y 2 tesis. Una vez finalizado el análisis, se seleccionaron 25 estudios, según los criterios establecidos por la estrategia PCC. Resultados: Los estudios encontrados confirmaron que las estrategias educativas aplicadas en el control prenatal son ampliamente aceptadas y ayudan a las gestantes durante todo el ciclo embarazo-puerperal. Históricamente, la promoción de la salud se ha insertado en el ámbito de la atención a la maternidad, y las estrategias educativas se han centrado casi exclusivamente en la prevención de comorbilidades y en la difusión de información sobre el embarazo, el puerperio, la lactancia materna y los cuidados del recién nacido. Conclusión: Se aboga por adaptar y personalizar las estrategias educativas de promoción de la salud en función del contexto regional. Además, es fundamental ampliar las acciones educativas de promoción de la salud realizadas por las enfermeras durante la atención prenatal, con vistas a sostener las estrategias de atención a la salud de la mujer y promover avances en la mejora de la calidad de vida de la población brasileña.
Keywords: Enfermeiros - Serviços de promoção da saúde
Serviços de saúde para mulheres
Serviços de saúde à maternidade
Cuidado pré-natal
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da saúde
???metadata.dc.subject.user???: Educação em saúde
Pré-natal
Enfermeiro
Promoção da saúde
Saúde da mulher
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: RIBEIRO, Luara Accioly. Estratégias educacionais de promoção da saúde utilizadas pelo enfermeiro no pré-natal: revisão de escopo. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10670
Issue Date: 3-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LuaraRibeiro_PPGENF.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.