???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10674
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecnologia educacional em saúde: prevenção da infecção latente de tuberculose em adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus-AM
???metadata.dc.creator???: Brito, Karina Maria Oliveira Pontes de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Esteves, Arinete Véras Fontes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Hadelândia Milton de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Marcia Helena Machado
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A tuberculose é uma doença transmissível causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis, embora, mais raramente, possa ser provocada pelas espécies Mycobacterium bovis, M. africanum e M. microti. É considerada um problema de saúde pública mundial e uma das principais causas de morte. Sua transmissão ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento. Estima-se que aproximadamente um quarto da população mundial esteja infectada com o bacilo da tuberculose, no entanto, sem evolução para doença, mas podendo apresentar a forma latente da infecção, denominada de infecção latente pelo Mycobacterium Tuberculosis (ILTB). Objetivo: Desenvolver uma tecnologia educacional, para adolescentes, acerca da infecção latente pelo Mycobateriun tuberculosis. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico descritivo com abordagem quanti-qualitativa, que visa a elaboração e validação de uma cartilha para promoção da saúde e prevenção da ILTB para adolescentes no âmbito escolar, abordando a importância da tecnologia educacional como mecanismo de prevenção de doenças. A pesquisa inclui uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) exploratória nas bases de dados LILACS, PUBMED, BDENF e SCIELO, utilizando os descritores “Infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis and adolescentes”, “Infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis OR Tuberculose AND Tecnologia educacional”, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de maio a dezembro de 2022. A percepção do público-alvo sobre a tecnologia educacional, foi avaliada por meio de grupos focais, com análise qualitativa das falas utilizando o software MaxQDA 2022. Resultados: A RIL foi composta de 10 artigos, dos quais apenas um abordou uma tecnologia voltada para adolescentes na prevenção da ILTB, a maioria dos materiais publicados teve como público-alvo profissionais de saúde ou mesmo estudantes da área da saúde em geral. Quanto ao desenvolvimento da tecnologia educacional, este processo se deu em três fases: elaboração, adequação e validação da tecnologia educacional. Discursão: A elaboração e validação da cartilha educacional voltada para adolescentes sobre a ILTB preenche uma lacuna significativa na promoção da saúde pública em relação à tuberculose. A RIL realizada no estudo revela uma escassez de tecnologias educacionais para esse público, destacando a relevância e a necessidade de intervenções educacionais que atendam aos adolescentes. Conclusão: A cartilha mostrou-se válida após avaliação dos especialistas e dos adolescentes, como meio de propagação de informações, conhecimentos e promoção da prevenção da tuberculose entre adolescentes, uma vez que atende ao parâmetro de 80% proposto na metodologia deste estudo.
Abstract: Introduction: Tuberculosis is a transmissible disease caused mainly by Mycobacterium tuberculosis, although, more rarely, it can be caused by the species Mycobacterium bovis, M. africanum and M. microti. It is considered a global public health problem and one of the main causes of death. Its transmission occurs via the respiratory route, through the elimination of aerosols produced by the cough, speech or sneeze of a person with untreated active tuberculosis. It is estimated that approximately a quarter of the world's population is infected with the tuberculosis bacillus, however, without progressing to disease, but may present the latent form of the infection, called latent Mycobacterium Tuberculosis infection (LTBI). Objective: To develop an educational technology for adolescents about latent Mycobaterium tuberculosis infection. Methods: This is a descriptive methodological study with a quantitative-qualitative approach, which aims to develop and validate a booklet for health promotion and prevention of LTBI for adolescents in schools, addressing the importance of educational technology as a mechanism for preventing illnesses. The research includes an exploratory Integrative Literature Review (RIL) in the LILACS, PUBMED, BDENF and SCIELO databases, using the descriptors “Latent infection by Mycobacterium tuberculosis and adolescents”, “Latent infection by Mycobacterium tuberculosis OR Tuberculosis AND Educational technology”, in Portuguese, English and Spanish, from May to December 2022. The target audience's perception of educational technology was assessed through focus groups, with qualitative analysis of speeches using the MaxQDA 2022 software. Results: The RIL was composed of 10 articles, of which only one addressed a technology aimed at adolescents in the prevention of LTBI, the majority of published materials were aimed at health professionals or even students in the health field in general. Regarding the development of educational technology, this process took place in three phases: elaboration, adaptation and validation of educational technology. Discussion: The development and validation of the educational booklet aimed at adolescents on LTBI fills a significant gap in the promotion of public health in relation to tuberculosis. The RIL carried out in the study reveals a shortage of educational technologies for this audience, highlighting the relevance and need for educational interventions that serve adolescents. Conclusion: The booklet proved to be valid after evaluation by experts and adolescents, as a means of spreading information, knowledge and promoting tuberculosis prevention among adolescents, as it meets the 80% parameter proposed in the methodology of this study.
Keywords: Tuberculose
Prevenção de doenças
Serviços preventivos de saúde
Tecnologia educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Tecnologia educacional
Adolescentes
Tuberculose
Prevenção de doenças
Infecção latente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: BRITO, Karina Maria Oliveira Pontes de. Tecnologia educacional em saúde: prevenção da infecção latente de tuberculose em adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus-AM. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10674
Issue Date: 30-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KarinaBrito_PPGENF.pdf3.73 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
CartilhaEducacional_KarinaBrito_PPGENF.pdf71.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.