???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Deisiannya da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1971893613110916eng
dc.contributor.advisor1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876eng
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962eng
dc.contributor.referee2Suzuki, Clarissa Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868131540022838eng
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Deisiannya da Silva. Práticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processo. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10677-
dc.description.resumoA pesquisa é voltada a área de ensino de Artes visuais e pertence a linha de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes. O estudo apresenta um recorte descritivo da prática de desenho entre estudantes da unidade sede, do Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo, com ações pautadas na concepção de Arte, processos e rede de criação, a partir do uso do caderno de criação, como recurso alternativo para o problema do unidirecionamento do desenho por cópia. A investigação relaciona a seguinte ação aos documentos pedagógicos: Base Nacional Comum Curricular e Proposta Curricular Pedagógica de Ensino de Arte no Amazonas e têm a intensão de expandir o entendimento do desenho como instrumento integrado, promovedor de autoconhecimento e descoberta de percurso criativo no ensino básico. O estudo utiliza como recurso teórico: As concepções de aprendizagem contextualizada, da educação e baseou-se na concepção de vivência do estudante, com significação a partir da experiência de Dewey (1979), valores simbólicos morais e estéticos de Pierre Bourdieu (2007), competências existenciais, em grupo de Edgar Morin (2015), educação através da Arte de Hebert Read (2013) processo de criação, redes de construção e associações de Salles (2006 e 2021), conceito e categorias de cadernos de artistas de Guaraldo (2012), pesquisa-ação de Thiollent (1986), abordagem triangular de Barbosa (2010), como referência de procedimento metodológico e A/r/tografia de Dias e Irwin (2013).eng
dc.description.abstractThe research is focused on the field of Visual Arts education and belongs to the research line: Processes of teaching, learning, and creation in the Arts. The study presents a descriptive overview of the drawing practice it is aimed to teenager students of headquArters CETI (Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo). The study presentes a descritive cut from drawing practice at school and offers the usage of the creation notebook and actions tabled on the Art concept, processes and development web as alternative to the problem of the unidirectional act of the drawing by copy relating the following action to the pedagogical documents “Curricular Common National Basis (BNCC)” and “Pedagogical Curricular Purpose of Art Teaching In Amazonas”. The research aims to promote the contact with processing drawing practice by pointing out its usage as self-knowledge promoting instrument, creative course discovery at basic education. The study makes use as theoretical resource: the conceptions of contextualized learning of education. It was based on the conception of student’s life experience with signification starting from experience by Dewey, (1979), moral symbolic and esthetic values by Pierre Bourdieu (2007), existential competences in group by Edgar Morin (2015), education through Art by Hebert Read (2013), creating process, building and association webs by Salles (2006 and 2021), concept and categories of notebooks of artists by Guaraldo (2012), action-reaearch Thiollent (1986), triangular approach by Barbosa (2010), as reference of methodological procedure and Artography by Dias and Irwin (2013).eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81634/DISS_DeisiannyaGon%c3%a7alves_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: DESENHOeng
dc.titlePráticas de cadernos de criação na adolescência: descobrindo caminhos criativos a partir do desenho de processoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userDesenhopor
dc.subject.userCaderno de criaçãopor
dc.subject.userProcesso de criaçãopor
dc.subject.userRede de construçãopor
dc.subject.userAprendizagem pela Artepor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DeisiannyaGonçalves_PROFARTES.pdf8.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.