???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10689
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os Sopraninos: ensino coletivo de flauta doce, entre a aprendizagem a performance.
Other Titles: The sopranines: collective teaching of the recorder, between learning and performance.
???metadata.dc.creator???: Costa, Brenda Zane da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Jackson Colares da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee2???: Farias, Rosejane da Mota
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto em questão trata de uma pesquisa referente ao ensino coletivo de Flauta Doce, um relato de experiência com o Grupo de Flautas Os Sopraninos, de um Centro Artes na zona leste de Manaus, tendo como objetivo geral: Caracterizar o processo do ensino coletivo de flauta doce no contexto do Grupo Os Sopraninos. Os objetivos específicos são: Descrever como se desenvolve a musicalização dos alunos que participam do “Grupo Os Sopraninos”; apresentar os processos de ensino e aprendizagem da Flauta Doce no Centro Municipal de Arte Educação Anibal Beça; demonstrar os procedimentos de escolha e adaptação dos arranjos musicais do cenário internacional, nacional, regional e folclórico; organizar e apresentar um espetáculo de encerramento. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois trata, também, de uma Pesquisa Participante, visto que a pesquisadora participa do contexto pesquisado, juntamente com os sujeitos envolvidos neste objeto investigativo. Empregou-se a técnica da entrevista semiestruturada e da observação participante para obtenção dos dados, na intenção de se estabelecer o desenvolvimento científico do objeto de estudo.
Abstract: The object in question of a research regarding the collective teaching of Recorder, an experience report with the Os Sopraninos Flute Group, from an Arts Center in the east zone of Manaus, with the general objective being: Characterize the process of collective teaching recorder in the context of the Os Sopraninos Group. The specific objectives are: To describe how the musicalization of students who participate in the “Grupo Os Sopraninos” develops; present the teaching and learning processes of the Recorder at the Anibal Beça Municipal Art Education Center; demonstrate the procedures for choosing and adapting musical arrangements from the international, national, regional and folk scene; organize and present a closing show. The research will have a qualitative approach, as it is also a Participant Research, as a researcher will participate in the researched context, together with the subjects involved in this investigative object. The technique of semi-structured interviews and participant observation will be used to obtain data, with the intention of establishing the scientific development of the object of study.
Keywords: Flauta doce - Estudo e ensino
Arte e música
Instrumentos de sopro - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Flauta Doce
Ensino Coletivo
Ensino Aprendizagem
Práticas Artísticas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Artes
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: COSTA, Brenda Zane da. Os Sopraninos: ensino coletivo de flauta doce, entre a aprendizagem a performance. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10689
Issue Date: 19-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BrendaCosta_PROFARTES.pdf 3.99 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.