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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo prospectivo para uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível em transporte aquaviário no estado do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Gomes, Vera Lucia Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mafra, Rosana Zau
???metadata.dc.contributor.referee1???: Maciel, Jussara Socorro Cury
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moreira, Raphael Magalhães Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: Pela sua composição, o gás natural é considerado uma fonte de energia sustentável em termos ambientais. Este recurso natural tem sido usado em vários setores da atividade econômica - de usinas termelétricas a combustível de automóveis. O setor marítimo passou a considerar o uso do gás natural liquefeito como combustível em navios para atender às normas do setor, atentando para a questão da sustentabilidade ambiental. Considerando que o Estado do Amazonas tem o modal fluvial como o principal meio de transporte para cargas e passageiros e, ao mesmo tempo, é um grande produtor nacional desse recurso, buscou-se prospectar o estado da arte de tecnologias de uso de gás natural liquefeito como combustível nas embarcações para se propor melhorias sustentáveis e econômicas para este setor. Este trabalho trata- se de um estudo prospectivo para o uso do Gás Natural Liquefeito (GNL), considerando possibilidades de desenvolvimento de novas tecnologias de tanques de armazenagem para o setor aquaviário no estado do Amazonas. Teve como objetivo geral realizar uma análise prospectiva do estado atual de desenvolvimentos científico e tecnológico dos tanques cilíndricos de armazenagem de Gás Natural Liquefeito (GNL) utilizado em embarcações movidas a este tipo de gás. A metodologia empregada foi dividida em três etapas: pré-prospectiva, prospectiva e pós- prospectiva, utilizando-se de dados secundários coletados de bases de periódicos científicos e bases patentearias (Google e Orbit Intelligence). Os resultados mostraram que já existem diversas tecnologias para o uso do GNL no setor marítimo, nos continentes asiático, americano e europeu, as quais podem ser adaptadas ao mercado local, considerando que essas tecnologias minimizam o impacto da emissão dos gases. Contudo, por ser volátil, o GNL apresenta riscos, necessitando de estruturas específicas que sejam capazes de armazená-lo de forma adequada levando-se em conta as condições geográficas da região amazônica. Esta prospecção tecnológica resultou em um Relatório Técnico Cientifico, o qual poderá ser acessado para a obtenção de um portfólio com diversas especificações de cilindros de armazenagem de GNL, e que visa oferecer auxilio para tomadas de decisão dos players do segmento aquaviário e de outros setores afins.
Abstract: Due to its composition, natural gas is considered an environmentally sustainable energy source. This natural resource has been used in various sectors of economic activity - from thermal power plants to car fuel. The maritime sector has begun to consider the use of liquefied natural gas as fuel for ships in order to comply with industry standards, paying attention to the issue of environmental sustainability. Considering that the State of Amazonas has river transport as the main means of transportation for cargo and passengers and, at the same time, is a major national producer of this resource, we sought to prospect the state of the art of technologies for using liquefied natural gas as fuel for vessels in order to propose sustainable and economic improvements for this sector. This work is a prospective study for the use of Liquefied Natural Gas (LNG), considering possibilities of developing new storage tank technologies for the waterway sector in the state of Amazonas. The general objective was to carry out a prospective analysis of the current state of scientific and technological developments of cylindrical storage tanks for Liquefied Natural Gas (LNG) used in vessels powered by this type of gas. The methodology employed was divided into three stages: pre-prospective, prospective and post-prospective, using secondary data collected from scientific journals and patent databases (Google and Orbit Intelligence). The results show that there are already several technologies for the use of LNG in the maritime sector, in the Asian, American and European continents, which can be adapted to the local market, considering that these technologies minimize the impact of gas emissions. However, because it is volatile, LNG presents risks, requiring specific structures that are capable of storing it adequately, taking into account the geographic conditions of the Amazon region. This technological prospecting resulted in a Scientific Technical Report, which can be accessed to obtain a portfolio with various specifications of LNG storage cylinders, and which aims to offer assistance for decision-making by players in the waterway segment and other related sectors.
Keywords: Gás natural liquefeito - Amazônia
Energia - Fontes alternativas
Recursos naturais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Estudo prospectivo
Gás Natural Liquefeito
Cilindros de armazenagem de GNL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
Citation: GOMES, Vera Lucia Lima. Estudo prospectivo para uso de Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível em transporte aquaviário no estado do Amazonas. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10693
Issue Date: 28-May-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

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