???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10718
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Percursos formativos para educadores amazônicos: autoria e criação no ensino das ciências ambientais
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Fernanda Rodrigues de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Edilza Laray de
First advisor-co: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Romano, Roberta Girardi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Meneses, Jefferson Sodre
???metadata.dc.contributor.referee3???: Massabni, Vânia Galindo
???metadata.dc.description.resumo???: A formação continuada para ensino das Ciências Ambientais enfrenta desafios para se consolidar nas diretrizes formativas das escolas do ensino médio devido ao determinismo científico que marcou sua trajetória histórica e aos baixos investimentos em políticas públicas. Embora exista um documento nacional que orienta práticas pedagógicas e define as aprendizagens essenciais a serem incorporadas ao currículo escolar, a formação continuada de professores ainda é insuficiente, e os métodos tradicionais predominam nas rotinas escolares, resultando em fragmentação entre disciplinas e a falta de integração curricular. Essa desconexão compromete a formação integral do estudante e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo teve como objetivo construir percursos formativos baseados nos itinerários amazônicos, utilizando processos de autoria e criação para o ensino das Ciências Ambientais. Foram desenvolvidas duas frentes de trabalho, a análise da Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio (PCP-EM), identificando as potencialidades e desafios da dimensão ambiental, e a elaboração de um produto técnico tecnológico educacional como referência para os itinerários formativos da rede estadual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na pesquisa-ação, utilizou a análise de conteúdo para interpretar os dados, permitindo identificar padrões e categorias relevantes. A coleta dos dados foi realizada com dez professores, distribuídos em quatro escolas estaduais do ensino médio localizadas na zona urbana do município de Itacoatiara, Amazonas. O processo seguiu as quatro etapas da pesquisa-ação: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação com o desenvolvimento de ações colaborativas. Os resultados indicaram que a formação continuada fortalece o ensino das Ciências Ambientais na Amazônia e promove a manifestação do professor-autor. O estudo culminou na criação do produto técnico tecnológico educacional “O Professor-Autor em formação: diretrizes formativas com ênfase em saberes amazônicos”, que visa apoiar a formação continuada de professores do ensino médio na região amazônica. Apesar dos avanços, identificaram-se a necessidade de políticas públicas que valorizem as demandas locais, priorizando uma formação interdisciplinar e intercultural. A pesquisa aponta para a construção de um currículo sustentável, onde professores e estudantes sejam protagonistas e agentes de transformação, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento da Amazônia
Abstract: Continuing training for teaching Environmental Sciences faces challenges in consolidating itself in the training guidelines of secondary schools due to the scientific determinism that marked its historical trajectory and low investments in public policies. Although there is a national document that guides pedagogical practices and defines essential learning to be incorporated into the school curriculum, continuing teacher training is still insufficient, and traditional methods predominate in school routines, resulting in fragmentation between subjects and a lack of curricular integration.This disconnection compromises the student's comprehensive training and, consequently, the quality of teaching. This study aimed to build training paths based on Amazon itineraries, using authoring and creation processes for teaching Environmental Sciences. Two fronts of work were developed, the analysis of the Curricular and Pedagogical Proposal for Secondary Education (PCP-EM), identifying the potentialities and challenges of the environmental dimension, and the elaboration of a technical educational technological product as a reference for the training itineraries of the state network. The research, with a qualitative approach and based on action research, used content analysis to interpret the data, allowing relevant patterns and categories to be identified. Data collection was carried out with ten teachers, distributed across four state high schools located in the urban area of the municipality of Itacoatiara, Amazonas. The process followed the four stages of action research: exploratory phase, main phase, action phase and evaluation phase with the development of collaborative actions. The results indicated that continued training strengthens the teaching of Environmental Sciences in the Amazon and promotes the manifestation of the teacher-author. The study culminated in the creation of the technical educational technological product “The Teacher-Author in training: training guidelines with an emphasis on Amazonian knowledge”, which aims to support the continued training of high school teachers in the Amazon region. Despite advances, the need for public policies that value local demands were identified, prioritizing interdisciplinary and intercultural training. The research points to the construction of a sustainable curriculum, where teachers and students are protagonists and agents of transformation, contributing to the sustainability and development of the Amazon.
Keywords: Professores de ciências ambientais - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Itinerários formativos
Ensino Médio
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues de. Percursos formativos para educadores amazônicos: autoria e criação no ensino das ciências ambientais. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10718
Issue Date: 8-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FernandaOliveira_PROFCIAMB.pdf579.79 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_FernandaOliveira_PROFCIAMB.pdf6.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.