???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10740
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Religião e contrassenso: elementos rituais de matriz africana em igrejas neopentecostais de Manaus |
???metadata.dc.creator???: | Mar, Alex Araújo ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souto, Caio Augusto Teixeira |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Souza, Mailson Fernandes Cabaral de |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Ribeiro, Odenei de Souza |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação tem, como objetivo examinar as manifestações socioculturais provenientes das religiões de matriz africana em igrejas neopentecostais de Manaus/AM, tomando, como universo amostral, a Igreja Pentecostal Bíblica Plenitude de Deus (IPBPD), com foco nas práticas de apropriação e utilização de elementos rituais de matriz africana em suas práticas cerimoniais, como também na denegação persecutória da legitimidade das religiões afro-brasileiras, o que resulta em um perturbador contrassenso entre apoderamento e apagamento identitário da população negra, na Amazônia. Um traço significativo, nas interações raciais na sociedade brasileira, é a denegação dos aspectos culturais de origem africana, mais precisamente, das religiões afro-brasileiras. A proibição histórica inicial dos cultos pretos e posterior apropriação de seus elementos rituais, por grande parte de igrejas neopentecostais, emergiram por meio da execução de inúmeros aparelhos discriminatórios e excludentes. Por essa razão, uma diversidade de expressões e saberes, que ocupam ambientes sociais importantes, têm sido constantemente silenciadas. Nas últimas décadas, têm-se presenciado consideráveis transformações ritualísticas na seara neopentecostal manauara, em específico, no campo de observação amostral deste estudo, que passou a se apropriar de elementos das Comunidades Tradicionais de Terreiro (CTTro) para uso em seus cultos, em prol para a dinamização destes, bem como para a captação de novos fiéis, aumentando sua visibilidade no âmbito religioso amazônico. Os resultados da pesquisa revelaram a existência de um nocivo paradoxo, uma vez que, ao mesmo tempo em que a IPBPD se apropria de elementos do Candomblé, Umbanda e suas vertentes, combate impetuosamente os Filhos e Filhas-de-Santo e a cosmovisão desses conjuntos de crenças. Além de tomarem posse de seus componentes e denegarem a ancestralidade elementar dessas religiões, criam um novo nexo causal e lexical com o que delas retiram, atribuindo-lhes novos significados e predicações sacras. Isto feito, o neopentecostalismo colabora para ressignificar negativamente a identidade negra no interior da própria instituição neopentecostal, distorcendo a ancestralidade e cosmogonia contidas no Candomblé, Umbanda e afins, ao lhes impor características negativas, e relacionando-as com o Diabo/Satanás. Instaura, dessa forma, um cenário de atitudes intolerantes, decorrentes de racismo religioso, direcionados exclusivamente às religiões de ascendência africana. Com a utilização dos elementos ritualísticos de uma religião que declaram como “diabólicas” “opostas”, “inimigas” e a ressignificação desses, as congregações neopentecostais efetuam um epistemicídio sociocultural não só praticado pela IPBPD, mas por instituições similares que compõe o campo neopentecostal manauense, cenário que demanda urgente necessidade de discussão acadêmica e, consequentemente, também nas esferas sociais da Amazônia. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the socio-cultural manifestations of African-derived religions within neopentecostal churches in Manaus, AM. The research focuses on the Pentecostal Biblical Church Plenitude of God (IPBPD), analyzing the appropriation and use of ritual elements of African origin in its ceremonial practices, as well as the persecutory denial of the legitimacy of Afro-Brazilian religions. This phenomenon results in a disturbing paradox between empowerment and the erasure of Black identity in the Amazon. A significant feature of racial interactions in Brazilian society is the denial of African cultural aspects, particularly afro-brazilian religions. The historical prohibition of black religious practices and the subsequent appropriation of their ritual elements by many neopentecostal churches have emerged through numerous discriminatory and exclusionary mechanisms. Consequently, various expressions and knowledge systems occupying significant social spaces have been systematically silenced. In recent decades, substantial ritualistic transformations have occurred within the neopentecostal scene in Manaus, particularly in the context of this study. The IPBPD has incorporated elements from Traditional Afro-Brazilian Communities (CTTro/Comunidades Tradicionais de Terreiro, in Portuguese) into its services to enhance their dynamism and attract new followers, thereby increasing its visibility within the Amazonian religious landscape. The research findings reveal a harmful paradox: while the IPBPD appropriates elements from Candomblé, Umbanda, and their branches, it simultaneously wages an aggressive campaign against their practitioners and worldviews. Beyond appropriating these elements and denying the fundamental ancestry of these religions, the church also creates new causal and lexical connections with the borrowed aspects, assigning them new meanings and sacred attributions. By doing so, neopentecostalism contributes to the negative resignification of black identity within its institutions, distorting the ancestry and cosmology of Candomblé, Umbanda, and related traditions. These religions are imposed with negative connotations and associated with the Devil/Satan. This dynamic establishes an environment of intolerance rooted in religious racism, specifically targeting African-derived religions. By using ritual elements from religions they label as “diabolical” “opposed” or “enemies” and resignifying them, neopentecostal congregations engage in a socio-cultural epistemicide. This practice is not exclusive to the IPBPD but is also observed in similar neo-Pentecostal institutions in Manaus, a reality that urgently calls for academic discussion and broader societal debate within the Amazon region. |
Keywords: | Cultos afro-brasileiros - Manaus (AM) Cultos afro-brasileiros - Rituais |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Elementos Rituais Religiões Afro-Brasileiras Neopentecostalismo Contrassenso Manaus |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Humanas e Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Citation: | MAR, Alex Araújo. Religião e contrassenso: elementos rituais de matriz africana em igreja neopentecostais de Manaus. 2025. 180 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10740 |
Issue Date: | 11-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_AlexMar_PPGSCA.pdf | 5.04 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.