???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10753
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Agrobiodiversidade em forma de poesia para o ensino das ciências ambientais |
???metadata.dc.creator???: | Magalhães, Fábio Rodrigues de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Martins, Lúcia Helena Pinheiro |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Chagas, Jolêmia Cristina Nascimento das |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Silva, Antonia Ivanilce Castro da |
???metadata.dc.description.resumo???: | A escassez de recursos bibliográficos referentes ao ensino das ciências ambientais e a conservação da agrobiodiversidade para o ensino médio serviram de inspiração para a elaboração deste projeto. Aliada àquela situação, a transmissão mecânica e descontextualizada dos conteúdos de língua portuguesa, além de metodologias de ensino ultrapassadas, também contribuem para tornar a aula de gêneros textuais tediosa, desagradável e de difícil compreensão. Por isso, esta pesquisa se propôs a trabalhar a poesia como um recurso pedagógico, para descrever a percepção ambiental dos discentes quanto à conservação da agrobiodiversidade no ensino das ciências ambientais de forma contextualizada. A pesquisa foi realizada com os educandos do terceiro ano integrado do curso Técnico em Agropecuária do IFAM campus Itacoatiara. No desenvolvimento do projeto foram utilizadas diferentes estratégias, como oficinas temáticas, pesquisa de campo, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e a construção de um fanzine de poesias. Para analisar as informações coletadas, adotou-se a abordagem qualitativa para interpretar a percepção ambiental dos educandos sobre a agrobiodiversidade. Foram identificadas também as hortaliças alternativas locais existentes em torno do campus Itacoatiara, para conhecimento e promoção da conservação dessas plantas; e por fim, foi elaborado um roteiro de atividades didáticas contextualizando a temática da pesquisa com o ensino das Ciências Ambientais. Esses diálogos de abordagens entre educandos, educandos e pesquisador contribuíram para o estímulo ao estudar a disciplina de Literatura, do núcleo básico, em conjunto com as disciplinas do núcleo tecnológico, facilitando o ensino e aprendizagem do gênero lírico, bem como, na construção de poesias que tenham como foco principal o conhecimento e conservação das hortaliças alternativas locais que incentivem a conservação da biodiversidade agrícola. |
Abstract: | A few of bibliographic resources related to the teaching of environmental sciences and the conservation of agrobiodiversity for high school students served as inspiration for the development of this project. In addition to that situation, the mechanical and decontextualized transmission of Portuguese language content, in addition to outdated teaching methodologies, also contribute to making the class of textual genres tedious, unpleasant and difficult to understand. Therefore, this research proposed to use poetry as a pedagogical resource, to describe the environmental perception of students regarding the conservation of agrobiodiversity in the teaching of environmental sciences in a contextualized way. The research was conducted with students in the second year of the Technical Course in Agriculture at IFAM Itacoatiara campus. Different strategies were used in the development of the project, such as thematic workshops, field research, discussion groups, group dynamics and the creation of a poetry notebook. To analyze the information collected, a qualitative approach was adopted to interpret the students' environmental perception of agrobiodiversity. The local alternative vegetables that exist around the Itacoatiara campus were also identified, to learn about and promote the conservation of these plants; and finally, a script of didactic activities was prepared contextualizing the research theme with the teaching of Environmental Sciences. These dialogues of approaches between students, students and researchers contributed to the stimulation of studying the discipline of Literature, from the basic core, together with the disciplines of the technological core, facilitating the teaching and learning of the lyrical genre, as well as the construction of poems that have as their main focus the knowledge and conservation of local alternative vegetables that encourage the conservation of agricultural biodiversity. |
Keywords: | Educação ambiental Ciências ambientais - Estudo e ensino Poesia |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS BIOLOGICAS LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Percepção ambiental Gêneros textuais Ensino contextualizado Conservação da biodiversidade agrícola |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Centro de Ciências do Ambiente |
???metadata.dc.publisher.program???: | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Citation: | MAGALHÃES, Fábio Rodrigues de. Agrobiodiversidade em forma de poesia para o ensino das ciências ambientais. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10753 |
Issue Date: | 14-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_FábioMagalhães_PROFCIAMB.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_FábioMagalhães_PROFCIAMB.pdf | 14.15 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.