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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Vulnerabilidade ambiental a processos de voçorocamento na AM-010 (Manaus/Itacoatiara)
???metadata.dc.creator???: Dirane, Anne Carolina Marinho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Viera, Antonio Fábio Sabbá Guimarães
???metadata.dc.contributor.referee1???: Molinari, Deivison Carvalho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marinho, Rogério Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Alves, Neliane de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Lima, Maria do Socorro Bezerra de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa sobre a erosão do solo é fundamental devido ao seu impacto direto no ambiente natural e na sociedade. Neste estudo, parte-se da tese de que a formação de voçorocas ao longo da rodovia AM-010 está diretamente relacionada a fatores ambientais, como declividade e índice pluviométrico, e às intervenções humanas, especialmente as obras de infraestrutura e a redistribuição do solo. Para comprovar essa relação, a pesquisa adaptou uma abordagem metodológica voltada para a avaliação da vulnerabilidade ambiental à perda de solo. A conservação do solo e a proteção dos ecossistemas são aspectos essenciais para minimizar os impactos ambientais e reduzir o desenvolvimento de áreas de risco. Atualmente, avanços tecnológicos, como o uso do geoprocessamento, têm facilitado as investigações sobre erosão, especialmente no mapeamento da vulnerabilidade ambiental à perda de solo. A rodovia Deputado Vital de Mendonça, mais conhecida como rodovia AM-010, foi escolhida como objeto de estudo devido à ocorrência de voçorocas ao longo de suas margens. O primeiro mapeamento dessas incisões ocorreu em 2014, registrando 15 voçorocas. No entanto, após a reconstrução da rodovia em 2023, esse número foi reduzido para apenas uma. Já no monitoramento em 2025, foram identificadas cinco novas voçorocas. Para compreender a dinâmica de formação dessas incisões, a pesquisa teve como objetivo adaptar uma metodologia que levasse em consideração as características da região para avaliar a vulnerabilidade ambiental à perda de solo. Para isso, foi necessário descrever as voçorocas, mapear as canaletas, caracterizar o relevo e sua relação com o processo erosivo, além de estabelecer variáveis e atribuir pesos para declividade, índice pluviométrico, uso e cobertura da terra, solos e geologia. Para alcançar os objetivos, foram realizados levantamentos bibliográficos, trabalhos de campo, obtenção de produtos de sensoriamento remoto (SRTM, CHIRPS) e análises com ferramentas de geoprocessamento. Os resultados indicaram que a rodovia AM-010 possui áreas mais vulneráveis à erosão, principalmente em trechos de maior declividade, onde o índice pluviométrico é mais intenso e há influência do uso e cobertura do solo, que nesse caso se refere às intervenções realizadas na rodovia. O mapeamento da vulnerabilidade ambiental à perda de solo revelou que 23,75% da área apresenta baixa vulnerabilidade, 27,28% média vulnerabilidade e 48,97% alta vulnerabilidade. A correlação entre esses dados e a distribuição das voçorocas ao longo da rodovia confirmou que os trechos mais vulneráveis são aqueles com maior declividade e altos índices pluviométricos.
Abstract: Soil erosion research is fundamental due to its direct impact on the natural environment and society. This study is based on the thesis that the formation of gullies along the AM-010 highway is directly related to environmental factors, such as slope and rainfall index, and human interventions, especially infrastructure works and soil redistribution. To prove this relationship, the research adapted a methodological approach focused on assessing environmental vulnerability to soil loss. Soil conservation and ecosystem protection are essential aspects to minimize environmental impacts and reduce the development of risk areas. Currently, technological advances, such as the use of geoprocessing, have facilitated investigations into erosion, especially in mapping environmental vulnerability to soil loss. The highway known as AM-010 was chosen as the object of study due to the occurrence of gullies along its margins. The first mapping of these incisions occurred in 2014, recording 15 gullies. However, after the reconstruction of the highway in 2023, this number was reduced to just one. In the 2025 monitoring, five new gullies were identified. To understand the dynamics of formation of these incisions, the research aimed to adapt a methodology that would take into account the characteristics of the region to assess environmental vulnerability to soil loss. For this, it was necessary to describe the gullies, map the ditches, characterize the relief and its relationship with the erosive process, in addition to establishing variables and assigning weights to slope, rainfall index, land use and cover, soils and geology. To achieve the objectives, literature reviews, field work, obtaining remote sensing products (SRTM, CHIRPS) and analyzes with the software ArcGIS 10.8 were carried out. The results indicated that the AM-010 highway has areas more vulnerable to erosion, mainly in stretches of greater slope, where the rainfall index is more intense and there is influence of land use and cover, which in this case refers to interventions carried out on the highway. The mapping of environmental vulnerability to soil loss revealed that 23.75% of the area has low vulnerability, 27.28% medium vulnerability and 49.97% high vulnerability. The correlation between these data and the distribution of gullies along the highway confirmed that the most vulnerable stretches are those with greater slope and high rainfall indices. In addition, areas where the soil is exposed or has been removed from its original location and deposited in another segment of the highway, due to infrastructure works, associated with the presence of ditches, favor the development of gullying.
Keywords: Voçorocas - Amazônia
Geografia ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Vulnerabilidade ambiental
Voçoroca
Rodovia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: DIRANE, Anne Carolina Marinho. Vulnerabilidade ambiental a processos de voçorocamento na AM-010 (Manaus/Itacoatiara). 2024. 137 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10757
Issue Date: 20-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Geografia

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