???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10769
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Formação contínua e desenvolvimento profissional de professores da educação básica no contexto do programa de letramento "reescrevendo o futuro" no município de Tabatinga/AM |
???metadata.dc.creator???: | Menezes, Eloy Lima ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ghedin, Evandro Luiz |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Mourão, Arminda Rachel Botelho |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Costa, Lucinete Gadelha |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira do |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | Guimarães, Oziris Alves |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na Amazônia, as especificidades no modo de vida das populações ribeirinhas do Estado do Amazonas, requer atenção diferenciada pelo poder púbico, principalmente no que diz respeito às políticas públicas e programas educacionais, isto em razão da natureza geopolítica onde são implementadas. O trabalho intitulado: Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional de Professores no Contexto do Programa de Letramento “Reescrevendo o Futuro” no Município de Tabatinga-AM, aprofunda o debate sobre o processo de alfabetização e a formação contínua de professores que trabalharam no referido programa. O objetivo geral que direcionou a pesquisa foi: Compreender como ocorreu o processo de formação contínua e desenvolvimento profissional de professores, no contexto do Programa de Letramento “Reescrevendo Futuro” de 2002 a 2010”. Com base no objetivo geral elaboramos os objetivos específicos que são: Identificar os professores que trabalharam no Programa de Letramento “Reescrevendo o Futuro” de 2002 a 2010 em Tabatinga-AM; Verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores no que tange ao seu desenvolvimento profissional docente. Entender como o governo do Estado do Amazonas e as Secretarias de Educação (SEDUC) e SEMED de Tabatinga, atuaram para oportunizar formação contínua e desenvolvimento profissional aos professores da Educação Básica no período de 2002 a 2010. O problema de pesquisa foi assim delineado. Como ocorreu, a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos professores alfabetizadores, que trabalharam no Programa de Letramento “Reescrevendo o Futuro” no período de 2002 a 2010, na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré na Comunidade Indígena de Umariaçu II, no município de Tabatinga/AM? Os procedimentos metodológicos, foram construídos a partir da aproximação com a realidade investigada, onde definimos como lócus da pesquisa a Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, localizada na Comunidade Indígena de Umariaçu II, no município de Tabatinga. Os sujeitos da pesquisa totalizaram 18 professores, mediante critérios de inclusão adotados no percurso metodológico. A técnica de pesquisa utilizada para obtenção dos dados foram: aplicação de questionários com questões abertas e fechadas e entrevista-narrativa, que permitiu a construção analítica da voz dos sujetos pesquisados. A pesquisa é de natureza qualitativa, onde o estudo priorizou o conteúdo das narrativas. Os resultados obtidos revelam as histórias e o modo de vida dos professores ribeirinhos, sua relação com a natureza e o trabalho, para garantir o sustento da família, assim como a preservação da tradição cultural e geracional. Conclui-se, portanto, que a trajetória e os desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores ribeirinhos que trabalharam no Programa de Letramento “Reescrevendo o Futuro” foram de grande valia, bem como os impactos gerados pelo programa que foi significativo para a diminuição dos índices de analfabetismo no municipio de Tabatinga e no Estado do Amazonas. No entanto, com a mudança de governo, não foi possível a continuidade das ações educativas por parte do Estado, dificultando, inclusive, o processo de alfabetização dos iletrados e a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos professores. |
Abstract: | In the Amazon, the specificities in the way of life of riverside populations in the State of Amazonas require special attention from public authorities, especially with regard to public policies and educational programs, due to the geopolitical nature where they are implemented. The work entitled: Continuous Training and Professional Development of Teachers in the Context of the Literacy Program “Rewriting the Future” in the Municipality of Tabatinga-AM, deepens the debate on the literacy process and the continuous training of teachers who worked in said program. The general objective that guided the research was: Understand how the process of continuous training and professional development of teachers occurred, in the context of the “Rewriting Future” Literacy Program from 2002 to 2010”. Based on the general objective, we developed the specific objectives which are: Identify the teachers who worked on the Literacy Program “Rewriting the Future” from 2002 to 2010 in Tabatinga-AM; Verify the difficulties faced by teachers regarding their professional teaching development. Understand how the government of the State of Amazonas and the Departments of Education (SEDUC) and SEMED of Tabatinga acted to provide continuous training and professional development for Basic Education teachers in the period from 2002 to 2010. The research problem was outlined as follows. As happened, the continuous training and professional development of literacy teachers, who worked in the Literacy Program “Rewriting the Future” from 2002 to 2010, at the Almirante Tamandaré Indigenous State School in the Umariaçu II Indigenous Community, in the municipality of Tabatinga/ AM? The methodological procedures were constructed based on the approximation with the investigated reality, where we defined the Almirante Tamandaré Indigenous State School as the research locus, located in the Umariaçu II Indigenous Community, in the municipality of Tabatinga. The research subjects totaled 18 teachers, based on inclusion criteria adopted in the methodological path. The research techniques used to obtain the data were: application of questionnaires with open and closed questions and narrative interviews, which allowed the analytical construction of the voice of the subjects researched. The research is qualitative in nature, where the study prioritized the content of the narratives. The results obtained reveal the stories and way of life of riverside teachers, their relationship with nature and work, to guarantee the family's livelihood, as well as the preservation of cultural and generational tradition. It is concluded, therefore, that the trajectory and challenges faced by riverside literacy teachers who worked in the Literacy Program “Rewriting the Future” were of great value, as well as the impacts generated by the program, which was significant in reducing illiteracy rates. in the municipality of Tabatinga and in the State of Amazonas. However, with the change of government, it was not possible for the State to continue educational actions, hindering the literacy process for illiterate people and the ongoing training and professional development of teachers |
Keywords: | Professores - Formação - Amazônia Professores alfabetizadores |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Formação contínua Desenvolvimento profissional Saberes ribeirinho Alfabetização Amazônia |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia |
Citation: | MENEZES, Eloy Lima. Formação contínua e desenvolvimento profissional de professores da educação básica no contexto do programa de letramento "reescrevendo o futuro" no município de Tabatinga/AM. 2024. 262 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10769 |
Issue Date: | 25-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação da Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_EloyMenezes_PPGEDUCANORTE.pdf | 8.6 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.