???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10773
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Gestos e movimentos do espetáculo de dança Karibaya da companhia Uatê em uma abordagem da semiótica peirceana |
???metadata.dc.creator???: | Menezes Filho, Ismael Maciel de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Souto, Caio Augusto Texeira |
First advisor-co: | Pinto, Amanda da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Ramos, Érika da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Soares, Artemis de Araújo |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Barros, Rosemara Staub de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este estudo investiga a recepção do espetáculo Karibaya, da UATÊ Cia de Dança, a partir da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, enfatizando a tricotomia representamen, objeto e interpretante. A pesquisa articula a semiótica, a dança e a experiência etnográfica para compreender como os signos corporais e cênicos são interpretados por espectadores de um contexto específico. As análises demonstram que a recepção do espetáculo se deu predominantemente na primeiridade e secundidade, sem alcançar a terceiridade, o que sugere que a identificação do ritual indígena representado na performance foi parcial. Os resultados indicam que a experiência prévia dos espectadores com a arte e com elementos da cultura indígena influencia diretamente a profundidade da interpretação. Além disso, ressalta-se a importância da difusão cultural e do contato do público com manifestações artísticas que dialogam com as tradições indígenas, promovendo novas possibilidades de leitura e significação. |
Abstract: | This study investigates the reception of the Karibaya dance performance by UATÊ Cia de Dança through the lens of Charles Sanders Peirce’s semiotic theory, focusing on the triadic relationship of representamen, object, and interpretant. The research intertwines semiotics, dance, and ethnographic experience to explore how bodily and scenic signs are interpreted by spectators from a specific sociocultural context. The analyses reveal that the audience’s reception predominantly remained within firstness and secondness, without fully reaching thirdness, suggesting that the recognition of the indigenous ritual represented in the performance was partial. The findings indicate that prior exposure to art and indigenous cultural elements significantly influences the depth of interpretation. Furthermore, this study highlights the importance of cultural dissemination and audience engagement with artistic expressions that intersect with indigenous traditions, fostering new possibilities for meaning making. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Dança e Significação Experiência Etnográfica Cultura Indígena Recepção Artística Semiótica Peirceana |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Citation: | MENEZES FILHO, Ismael Maciel de. Gestos e movimentos do espetáculo de dança Karibaya da companhia Uatê em uma abordagem da semiótica peirceana. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10773 |
Issue Date: | 27-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_IsmaelMenezesFilho_PPGSCA.pdf | 6.07 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.