???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10793
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus
???metadata.dc.creator???: Soares, Guilherme Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dolzane, Maria Ione Feitosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lemos, Radamés Gonçalves de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Dal Molin, Beatriz Helena
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Mônica de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa, em seu inesperado, em seu acontecimento e em sua metodosofia, nos arrastou para a seguinte problematização: O que pode um curso-oficina de criação e produção de projetos-obras de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual na abertura de experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus? Esta dissertação cartografa as potencialidades de um curso-oficina de criação e produção de projetos de educação financeira entredisciplinar em um ambiente virtual, explorando sua capacidade de abrir experimentações com professores de Ciências da Natureza e Matemática em uma escola pública da periferia de Manaus. Orientada por uma metodosofia inspirada na filosofia da diferença e na cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a pesquisa adotou um plano cartográfico que valorizou os devires, o plano imanente e as expressões singulares da pesquisa. Realizada na escola Liceu Carnot, na zona leste de Manaus, a investigação enfrentou limitações de acesso à internet, o que impulsionou a (re)invenção do projeto originalmente pensado como uma curadoria digital em educação financeira. Essa adversidade deu origem a uma linha de composição que (re)criou o curso-oficina a partir do conceito de artistagem docente, de Sandra Corazza, explorando formações continuadas e invenções com os professores aprendentes entre educação financeira. Os encontros no curso-oficina potencializaram experimentações de artistagem em educação financeira entredisciplinar, resultando na composição de projetos-obras entrelaçados ao contexto amazônico. Essas composições se afirmaram como rupturas ao modelo-receita ditado pela macropolítica, estabelecendo a educação financeira entredisciplinar como um ato de resistência. Mais do que transmitir conteúdos, a pesquisa propõe uma aprendência que emerge dos encontros e das criações, fomentando modos singulares de educar e viver no contexto amazônico. Assim, a dissertação afirma-se como uma pesquisa pelo acontecimento e pelos afectos, no plano imanente e múltiplo da experimentação.
Abstract: Research, in its unpredictability, its event, and its methodosophy, led us to the following problematization: What can a workshop-course on the creation and production of intersubjective financial education projects in a virtual environment do in opening up experimentation with Science and Mathematics teachers in a public school on the outskirts of Manaus? This dissertation maps the potentialities of a workshop-course on the creation and production of financial education projects in a virtual environment, exploring its capacity to foster experimentation with Science and Mathematics teachers in a public school on the outskirts of Manaus. Guided by a methodosophy inspired by the philosophy of difference and the cartography of Gilles Deleuze and Félix Guattari, the research adopted a cartographic plan that valued becomings, the immanent plane, and the singular expressions of the research. Conducted at Liceu Carnot school, in the eastern zone of Manaus, the investigation faced internet access limitations, which led to the (re)invention of the project originally conceived as a digital curation in financial education. This adversity gave rise to a line of composition that (re)created the workshop-course based on the concept of artistagem docente, from Sandra Corazza, exploring continuing education and inventions with the teacher-learners within financial education. The workshop-course meetings fostered artistagem experimentations in intersubjective financial education, resulting in the creation of project-works intertwined with the Amazonian context. These compositions emerged as ruptures to the recipe-model dictated by macropolitics, establishing intersubjective financial education as an act of resistance. More than transmitting content, the research proposes a learnancy that arises from encounters and creations, fostering singular ways of educating and living in the Amazonian context. Thus, the dissertation asserts itself as research through the event and affects, in the immanent and multiple plane of experimentation.
Keywords: Educação financeira
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Educação financeira entredisciplinar
Artistagem docente
Filosofia da diferença
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SOARES, Guilherme Araújo. O que pode uma educação financeira entredisciplinar: experimentações da artistagem docente com projetos em uma escola da periferia de Manaus. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10793
Issue Date: 27-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_GuilhermeSoares_PPGECIM.pdf 12.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.