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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Natureza em Ambientes da Educação Infantil em Manaus-Am
???metadata.dc.creator???: Costa, Rosilda Rossetti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Higuchi, Maria Inês Gaspareto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rosa, Daniele da Costa Cunha Borges
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Ádria Marinho da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Albuquerque, Dayse da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como tema central a natureza em ambientes da educação infantil em Manaus-Amazonas. Buscou-se investigar o ambiente escolar para verificar a presença ou ausência da natureza oferecida crianças - pressuposto básico para a construção de afinidade com o mundo natural. A pesquisa exploratório-descritiva foi realizada em três fases. Primeiramente foram conduzidas observações para mapeamento dos espaços físicos das seis escolas participantes com a finalidade de identificar a presença e os tipos de elementos naturais disponíveis. A segunda fase ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com 12 professoras das turmas destas crianças. A terceira fase envolveu a aplicação de questionários direcionados aos pais e uma entrevista com as crianças. Participaram 62 crianças (29 meninas e 33 meninos), sendo 52 com 5 anos e 10 com 6 anos de idade. Os resultados mostraram que entre as quatro escolas públicas, duas tinham presença moderada de natureza e duas com baixa presença de natureza no ambiente externo. As duas escolas privadas apresentaram alta presença de natureza. Além de fazer esse levantamento da organização física e material de presença/ausência dos elementos da natureza, buscou-se identificar como o corpo docente se posiciona em relação à inserção da natureza na escola e nas práticas pedagógicas da educação infantil. De modo unânime, as professoras manifestaram a importância da natureza para a educação infantil, mas nas escolas públicas a ambiência pedagógica de natureza é praticamente inexistente. As atividades com as crianças se resumem ao uso de elementos naturais em atividades feitas em sala da aula. Mesmo nas escolas com presença moderada, essa natureza é mais decorativa do que ambiente educador. Em contrapartida, as escolas com alta presença de natureza possuem uma ambiência pedagógica onde a natureza é protagonista nas atividades curriculares. As professoras demonstraram graus relativamente altos de Conexão com a Natureza (CN), mas a maioria teve pouco convívio com ambientes naturais nos últimos meses. A justificativa da baixa frequência se deu pelas dificuldades socioculturais de que a natureza amazônica é de certa forma rústica e pouco acessível. Da mesma forma, os pais manifestaram a dificuldade de levar seus filhos para convivência com a natureza, onde a maioria das crianças pouco frequentam os ambientes naturais. Os pais declararam ainda que consideram que seus/suas filhos/as têm baixos graus de CN. Os resultados das análises das entrevistas, em que foram utilizados quatro conjuntos de fotos retratando díades de ambientes com maior presença e menor presença de natureza, permitiram observar maior preferência das crianças por ambientes mais estruturados e fechados para sair com pais e brincar com amigos. Na escola, no entanto, as crianças escolheram o ambiente ao ar livre como preferido para suas atividades escolares, e o uso de computadores para suas tarefas em detrimento a atividades escolares na natureza. Conclui-se que as crianças estão se distanciando da natureza, apesar de sua vivacidade e encantamento vividos em ambientes naturais. As limitadas oportunidades de convívio com a natureza contribuem para esse afastamento. Desse modo, um alerta é lançado para gestores, educadores, políticos e pais para evitar esse distanciamento e consequente déficit de convívio com a natureza que se está instalando nas crianças pequenas. Esse cenário impede a geração atual de usufruir dos benefícios próprios da convivência com a natureza e de uma atuação ambientalmente mais cuidadosa e sustentável.
Abstract: The research conducted focused on the availability of natural elements in early childhood education environments in Manaus-Amazonas, and whether schools provided opportunities for children to interact with nature. The study was conducted in three phases. Firstly, the external environment of the schools was observed to identify the types and presence of natural elements. Secondly, the study involved interviewing the teachers of 12 groups of children. Lastly, the children's parents were asked to complete a form while the children were interviewed. The study included 62 participants, 29 of whom were girls and 33 were boys. Out of the 62 children, 52 were 5 years old and the rest were 6 years old. The results showed that two out of four public schools had a moderate presence of nature, while the other two had a low presence of nature. On the other hand, the two private schools had a high presence of nature. The study also looked at how teachers position themselves regarding the inclusion of nature in the curriculum, and the pedagogical practices of early childhood education. All teachers expressed the importance of nature in early childhood education, but in public schools, the pedagogical environment of nature is almost non-existent. Schools with a high presence of nature have a pedagogical environment where nature is the protagonist in curricular activities. The teachers showed relatively high Connection with Nature (CN) degrees, but most had little contact with natural environments in recent months. The justification for the low frequency was due to sociocultural difficulties, such as Amazonian nature being somewhat rustic and not very accessible. Parents also expressed difficulties in taking their children to interact with nature, where most children rarely visit natural spaces. Parents stated that they consider their children to have low NC levels. The results of the interviews, which used four sets of photos depicting environments with more and less presence of nature, showed that children preferred more structured and closed environments to go out with parents and play with friends. However, at school, children chose the outdoor environment as their favorite for their school activities and the use of computers for their tasks over school activities in nature. In conclusion, the study found that children are distancing themselves from nature despite their vivacity and enchantment experienced in natural environments. The limited opportunities to interact with nature contribute to this isolation. Managers, educators, politicians, and parents should take notice of this trend to avoid the distancing and consequent deficit in coexistence with nature that is taking hold in young children. This scenario prevents this generation from enjoying the benefits of living with nature and acting more sustainably in natural environments.
Keywords: Educação infantil
Crianças e o meio ambiente
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Conexão com a natureza
Educação infantil
Ambiência pedagógica na natureza
Desenvolvimento infantil
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: COSTA, Rosilda Rossetti. A Natureza em Ambientes da Educação Infantil em Manaus-Am. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10799
Issue Date: 28-Mar-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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