???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Silvia da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7356464623192613eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535eng
dc.contributor.referee1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.referee2Rafael, Iná Isabel de Almeida-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.citationNUNES, Silvia da Silva. Encantados do fundo do rio: cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador em Identidade Cabocla, de Alfredo Saunier. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10810-
dc.description.resumoNesta dissertação, propõe-se um estudo panorâmico entre cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador a partir dos encantados do fundo do rio que protagonizam as narrativas “O boto namorador”, “A bôta” e “Boiúna: a Cobra Grande” de Identidade Cabocla (2013), do escritor parintinense Alfredo Saunier. Desse modo, os objetivos deste estudo estão organizados da seguinte forma: investigar as questões sobre cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador nas narrativas de Identidade Cabocla; compreender sobre a cosmogonia presente no imaginário da cultura amazônica por meio das narrativas de Identidade Cabocla; e apresentar a literatura amazônica sob a perspectiva dos estudos residuais e identificar o imaginário poetizante-estetizador a partir dos encantados do fundo do rio. Para desenvolver as discussões, utilizamos leituras fundamentadas no Imaginário amazônico e na Cultura amazônica, Mito e Imaginário, na Literatura comparada e na Residualidade Literária e Cultural. Sobre Imaginário amazônico e Cultura amazônica, tomamos como principais os olhares de Loureiro (1995), Krüger (2003), Fraxe (2007; 2004), Maués (2006; 2005), Barbosa (2011), Sicsú (2013), Santos (2017) e Simas (2021). Acerca de Mito e Imaginário, utilizamos como principais autores Barreto (2021; 2013), Baniwa (2019; 2016), Vidal (2009), Krenak (2022), Cordeiro (2017), Laplatine e Trindade (1997), Durand (2001) e Pitta (2017). No que se refere à Literatura comparada, destacamos as percepções de Carvalhal (1994), Nascimento (2014), Pontes (2022; 2017; 2015) e Silva e Martins (2020). A análise de Identidade Cabocla verificou que o rio se comporta na cultura como lugar consagrado de criação, capaz de gerar um plano onde estão os encantados do fundo, os quais se manifestam de alguma maneira na realidade do amazônida. A imagem estética dos encantados, Boto, Bôta e Cobra Grande, como seres de admirável beleza ou de bicho enorme, implica que o imaginário amazônico é poetizante-estetizador, ao ter como base material a natureza que os revela, estetizando-os na realidade amazônica. Tais seres se configuram como resíduos de outros povos indígenas amazônicos e desembocam com novas roupagens na cultura cabocla ribeirinha.eng
dc.description.abstractThis master’s thesis proposes a panoramic study of cosmogony, residuality, and the poetic-aesthetic imaginary based on the enchanted creatures of the riverbed starring in the narratives “The flirtatious dolphin”, “The she-dolphin”, and “Boiúna: the Big Snake”, from Cabocla Identity (2013), by the Parintins writer Alfredo Saunier. Thus, we organize the research objectives into the following sequence: investigate the issues of cosmogony, residuality, and the poetic-aesthetic imaginary in the narratives of Cabocla Identity; understand the cosmogony in the imaginary of Amazonian culture through the narratives of Cabocla Identity; present Amazonian literature from the perspective of residual studies and identifying the poetic-aesthetic imaginary based on the enchanted creatures of the riverbed. To further develop the discussions, we use readings based on the Amazonian Imaginary and Culture, Myth and Imaginary, Comparative Literature, and Literary and Cultural Residuality. Regarding Amazonian Imaginary and Culture, we adopt the perspectives of Loureiro (1995), Krüger (2003), Fraxe (2007; 2004), Maués (2006; 2005), Barbosa (2011), Sicsú (2013), Santos (2017), and Simas (2021). Regarding Myth and Imaginary, we use as main authors Barreto (2021; 2013), Baniwa (2019; 2016), Vidal (2009), Krenak (2022), Cordeiro (2017), Laplatine and Trindade (1997), Durand (2001), and Pitta (2017). Regarding Comparative literature, we highlight the perceptions of Carvalhal (1994), Nascimento (2014), Pontes (2022; 2017; 2015), and Silva and Martins (2020). The analysis of Cabocla Identity reveals that the river behaves in culture as a consecrated place of creation, capable of generating a plane in the riverbed inhabited by the enchanted ones, which find ways of manifesting themselves in the Amazonian folks’ reality. The aesthetic image of the enchanted Dolphin, She-Dolphin, and Big Snake as beings of admirable beauty or enormous size implies that the Amazonian imaginary is poeticizing-aestheticizing, as its material base is nature, which reveals them, aestheticizes them into the Amazonian reality. Therefore, these beings are configured as residues of other Amazonian indigenous peoples and take new guises into the riverside cabocla culture.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83172/DISS_SilviaNunes_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleEncantados do fundo do rio: cosmogonia, residualidade e imaginário poetizante-estetizador em Identidade Cabocla, de Alfredo Sauniereng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userCosmogoniapor
dc.subject.userResidualidadepor
dc.subject.userImaginário amazônicopor
dc.subject.userIdentidade Caboclapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SilviaNunes_PPGL.pdf 1.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.