???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10811
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Metáforas da degradação: um estudo ecocrítico de textos literários de expressão amazônica |
???metadata.dc.creator???: | Alves, Alcino Lomas ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Guedelha, Carlos Antonio Magalhães |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Ferreira, Cácio José |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Souza, Fabrício Magalhães de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação teve o objetivo geral abordar as metáforas utilizadas por poetas e ficcionistas de expressão amazônica para retratar os flagrantes de degradação humana e ambiental no espaço amazônico, bem como: A) Elaborar um quadro teórico sobre a metáfora como recurso disponível aos poetas e ficcionistas para a recriação da realidade; B) Discorrer sobre a ecocrítica no âmbito da teoria literária e sua relação com o tema transversal do meio ambiente em aulas de Literatura; C) Rastrear, em textos de poetas e ficcionistas de expressão amazônica, metáforas que, de alguma forma, retratem os flagrantes de degradação humana ambiental. O quadro teórico que dá a sustentação científica a este trabalho conta com três eixos básicos de investigação: o primeiro diz respeito à literatura como recriação da realidade, tendo a metáfora como recurso por excelência para essa recriação; o segundo é concernente ao ensino contextualizado e produtivo de literatura na educação básica; e o terceiro volta-se para a ecocrítica e sua vinculação com o tema transversal do meio ambiente em aulas de Literatura. Contribuições importantes dar embasamento à presente dissertação vieram dos teóricos: George Lakoff e Mark Johnson (2002) com metáforas da vida cotidiana, Carlos Antônio Magalhães Guedelha (2013) com a Metaforização da Amazônia em textos de Euclides da Cunha, Paul Ricoeur (2000) com A metáfora viva. A metodologia empregada é qualitativa através de revisão bibliográfica e comparação das diferentes abordagens utilizadas pelos autores, destacando semelhanças e contrastes nas metáforas escolhidas e em seus propósitos literários. A pesquisa bibliográfica forneceu elementos para a fundamentação teórica e contribuiu para embasar as análises realizadas e a versão final desta dissertação. Entre os pressupostos teóricos essenciais para o embasamento do estudo, estão os conceitos de metáfora, literatura e degradação ambiental. Conclui-se que as metáforas usadas pelos poetas e ficcionistas de expressão amazônica nas suas produções são recursos extremamente válidos, pois além de tornarem as produções belas, levam o leitor a profundas reflexões a respeito do que ocorre ao seu redor, no seu bairro, na sua cidade, no seu país e no mundo, bem como facilita a comunicação e contribui para a compreensão. Por intermédio dos estudos realizados, depreendeu-se que a metáfora é um importante meio pelo qual se consegue de forma eficaz despertar o senso crítico dos leitores de um modo geral. |
Abstract: | Esta disertación tuvo como objetivo general abordar las metáforas utilizadas por poetas y ficticios de expresión amazónica para retratar la flagrante degradación humana y ambiental en el espacio amazónico, así como: A) Desarrollar un marco teórico sobre la metáfora como recurso al alcance de los poetas y escritores de ficción a la recreación de la realidad; B) Discutir la ecocrítica en el ámbito de la teoría literaria y su relación con el tema transversal del medio ambiente en las clases de Literatura; C) Trazar, en textos de poetas y ficticios de expresión amazónica, metáforas que, de alguna manera, retratan la flagrante degradación de la vida y el medio ambiente. El marco teórico que da sustento científico a este trabajo tiene tres ejes básicos de investigación: el primero concierne a la literatura como recreación de la realidad, con la metáfora como recurso por excelencia para esta recreación; el segundo se refiere a la enseñanza contextualizada y productiva de la literatura en la educación básica; y el tercero se centra en la ecocrítica y su conexión con la temática transversal del medio ambiente en las clases de Literatura. Importantes aportes para sustentar esta disertación vinieron de teóricos: George Lakoff y Mark Johnson (2002) con metáforas de la vida cotidiana, Carlos Antônio Magalhães Guedelha (2013) con la Metaforización de la Amazonía en textos de Euclides da Cunha, Paul Ricoeur (2000) con La metáfora viva. La metodología utilizada es cualitativa a través de revisión bibliográfica y comparación de los diferentes enfoques utilizados por los autores, resaltando similitudes y contrastes en las metáforas elegidas y sus propósitos literarios. La investigación bibliográfica aportó elementos para la fundamentación teórica y contribuyó a sustentar los análisis realizados y la versión final de esta disertación. Entre los supuestos teóricos esenciales que subyacen al estudio se encuentran los conceptos de metáfora, literatura y degradación ambiental. Se concluye que las metáforas utilizadas por poetas y ficticios de expresión amazónica en sus producciones son recursos sumamente válidos, pues además de embellecer las producciones, llevan al lector a reflexiones profundas sobre lo que sucede a su alrededor, en su barrio, en su ciudad, su país y el mundo, además de facilitar la comunicación y contribuir al entendimiento. A través de los estudios realizados se concluyó que la metáfora es un medio importante mediante el cual es posible despertar efectivamente el sentido crítico de los lectores en general. |
Keywords: | Ecocrítica - Amazônia Degradação ambiental - Amazônia |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Ecocrítica Expressão Amazônica Degradação Ambiental Metáfora |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Citation: | ALVES, Alcino Lomas. Metáforas da degradação: um estudo ecocrítico de textos literários de expressão amazônica. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10811 |
Issue Date: | 27-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_AlcinoAlves_PPGL.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.