???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pacheco, Maria Mara Correa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2461774301225400 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Passos, Yara dos Santos Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 | eng |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Amanda da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 | eng |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Valdemir | - |
dc.date.issued | 2025-03-09 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Maria Mara Corrêa. “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino, aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e os processos identitários, e, as relações entre a dança e a educação no contexto intercultural. No campo cultural aproximamos os autores indígenas João Paulo Barreto (2013) e Rivelino Barreto (2022). Na arte e educação contamos com Freire (1996), Marques (2010). A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa ação, adotando o processo do trabalho coreográfico em dança. Como resultado, possibilitamos a experiência intercultural e a formação das estudantes como intérpretes criadoras em dança, com um olhar voltado para si, para o outro e para o mundo, conscientes e críticas diante da sua realidade geográfica, social e cultural. | eng |
dc.description.abstract | This work aims to reflect on the life experiences of researchers and dance students residing in urban areas, with a focus on intercultural relations, during the production process of the show “Conquistas”, at Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, located in the Eastern Zone of Manaus, within the research line “Processo of teaching, learning and raising in the arts". The theoretical reference has two guiding points: culture and identity processes, and relations between dance and education in the intercultural context. In the cultural field we approach the indigenous authors João Paulo Barreto (2013) and Rivelino Barreto (2022). In art and education we have Freire (1996), Marques (2010). The methodology is a qualitative approach, with the use of current research, adopting the process of choreographic work in dance. As a result, we enable the intercultural experience and the formation of students as interpreters of dance, with an eye towards themselves, for the outside world, and for the world, conscious and critical of their geographical, social and cultural reality. | eng |
dc.description.abstract | Este trabajo propone reflexionar sobre las experiencias de vida del investigador y estudiantes de danza que residen en áreas urbanas, con un enfoque en las relaciones interculturales, durante el proceso de producción del espectáculo “Conquistas”, en el Centro Municipal de Educación Artística Aníbal Beça, ubicado en la Zona Este de Manaus, dentro de la línea de investigación “Proceso de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes”. El marco teórico tiene dos ejes rectores: la cultura y los procesos de identidad y las relaciones entre danza y educación en el contexto intercultural. Nodo En el ámbito cultural reunimos a los autores indígenas João Paulo Barreto (2013) y Rivelino Barreto. (2022). En arte y educación tenemos a Freire (1996), Marques (2010). La metodología es Enfoque cualitativo, utilizando la investigación-acción, adoptando el proceso de trabajo coreográfico. en danza. Como resultado, posibilitamos la experiencia intercultural y la formación de estudiantes como intérpretes creativos en danza, con una mirada a sí mismos, a los demás y al mundo, conscientes y críticos de su realidad geográfica, social y cultural. | spa |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/83353/DISS_MariaMaraPacheco_PROFARTES.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Artes | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Dança na educação | por |
dc.subject | Indígenas - Educação - Amazonas | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | eng |
dc.title | “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7215-7785 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0009-0009-3307-2135 | eng |
dc.subject.user | Dança | por |
dc.subject.user | Educação | por |
dc.subject.user | Interculturalidade | por |
dc.subject.user | Indígena | por |
dc.subject.user | Conquistas | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MariaMaraPacheco_PROFARTES | 2.84 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.