???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPacheco, Maria Mara Correa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2461774301225400eng
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101eng
dc.contributor.referee1Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Valdemir-
dc.date.issued2025-03-09-
dc.identifier.citationPACHECO, Maria Mara Corrêa. “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826-
dc.description.resumoEste trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino, aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e os processos identitários, e, as relações entre a dança e a educação no contexto intercultural. No campo cultural aproximamos os autores indígenas João Paulo Barreto (2013) e Rivelino Barreto (2022). Na arte e educação contamos com Freire (1996), Marques (2010). A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa ação, adotando o processo do trabalho coreográfico em dança. Como resultado, possibilitamos a experiência intercultural e a formação das estudantes como intérpretes criadoras em dança, com um olhar voltado para si, para o outro e para o mundo, conscientes e críticas diante da sua realidade geográfica, social e cultural.eng
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the life experiences of researchers and dance students residing in urban areas, with a focus on intercultural relations, during the production process of the show “Conquistas”, at Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, located in the Eastern Zone of Manaus, within the research line “Processo of teaching, learning and raising in the arts". The theoretical reference has two guiding points: culture and identity processes, and relations between dance and education in the intercultural context. In the cultural field we approach the indigenous authors João Paulo Barreto (2013) and Rivelino Barreto (2022). In art and education we have Freire (1996), Marques (2010). The methodology is a qualitative approach, with the use of current research, adopting the process of choreographic work in dance. As a result, we enable the intercultural experience and the formation of students as interpreters of dance, with an eye towards themselves, for the outside world, and for the world, conscious and critical of their geographical, social and cultural reality.eng
dc.description.abstractEste trabajo propone reflexionar sobre las experiencias de vida del investigador y estudiantes de danza que residen en áreas urbanas, con un enfoque en las relaciones interculturales, durante el proceso de producción del espectáculo “Conquistas”, en el Centro Municipal de Educación Artística Aníbal Beça, ubicado en la Zona Este de Manaus, dentro de la línea de investigación “Proceso de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes”. El marco teórico tiene dos ejes rectores: la cultura y los procesos de identidad y las relaciones entre danza y educación en el contexto intercultural. Nodo En el ámbito cultural reunimos a los autores indígenas João Paulo Barreto (2013) y Rivelino Barreto. (2022). En arte y educación tenemos a Freire (1996), Marques (2010). La metodología es Enfoque cualitativo, utilizando la investigación-acción, adoptando el proceso de trabajo coreográfico. en danza. Como resultado, posibilitamos la experiencia intercultural y la formación de estudiantes como intérpretes creativos en danza, con una mirada a sí mismos, a los demás y al mundo, conscientes y críticos de su realidad geográfica, social y cultural.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83353/DISS_MariaMaraPacheco_PROFARTES.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDança na educaçãopor
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.title“Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beçaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7215-7785eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-3307-2135eng
dc.subject.userDançapor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userInterculturalidadepor
dc.subject.userIndígenapor
dc.subject.userConquistaspor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MariaMaraPacheco_PROFARTES 2.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.