???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMonteiro, Karla Regina Bentes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2887438044619363eng
dc.contributor.advisor1Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181260521011038eng
dc.contributor.referee1Batista, Joana Tolentino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2399340583758291eng
dc.contributor.referee2Andrade, Aldair Oliveira de-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Karla Regina Bentes. Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico. 2024. 101 f. Dissertação0 (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica. Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler e Sueli Carneiro, evidenciando a relevância de novas epistemologias feministas e interseccionais no ensino de Filosofia. A proposta teórico-prática apresentada busca desconstruir as bases hegemônicas que excluem as filósofas e propõe metodologias e didáticas que promovam a pluralidade de saberes, contribuindo para um ensino filosófico emancipador e inclusivo.eng
dc.description.abstractThis dissertation investigates the invisibility of women philosophers in the history and construction of philosophical knowledge and its implications for the teaching of Philosophy. It seeks to analyze how dominant discourses, grounded in Eurocentric and patriarchal epistemologies, relegated the works of women philosophers to the margins, creating epistemological gaps that persist in philosophical education. Using a genealogical approach inspired by Michel Foucault, the research engages with thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith Butler, and Sueli Carneiro, highlighting the relevance of new feminist and intersectional epistemologies in the teaching of Philosophy. The theoretical and practical proposal presented aims to deconstruct the hegemonic foundations that exclude women philosophers and suggests methodologies and pedagogical practices that promote the plurality of knowledge, contributing to an emancipatory and inclusive philosophical education.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83570/DISS_KarlaReginaMonteiro_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFilósofas - Educaçãopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIAeng
dc.titlePensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosóficoeng
dc.title.alternativeThinking about the teaching of philosophy beyond the dominant discourses: the invisibility of female philosophers in the construction of philosophical knowledgeeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4359-6070eng
dc.subject.userEnsino de Filosofiapor
dc.subject.userFilosofia feministapor
dc.subject.userDiscursos dominantespor
dc.subject.userInvisibilidade das filósofaspor
dc.subject.userEducação emancipadorapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KarlaReginaMonteiro_PPGFILO.pdf647.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.