???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10851
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Uno7 - o patrimônio histórico de Manaus em game: a cidade como espaço de aprendizagem sobre memória, história e patrimônio |
Other Titles: | Uno7 - the historical heritage of Manaus in a game: the city as a space for learning about memory, history and heritage |
???metadata.dc.creator???: | Gimaque, Deborah Janny Marinho de Castro ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Jackson Colares da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nascimento, Bruno Bastos do |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento do jogo Uno7, uma ferramenta educacional voltada para o ensino de educação patrimonial dentro das aulas de arte educação. A pesquisa teve como questão central: Como o uso de um jogo educacional pode potencializar o ensino e a aprendizagem sobre o patrimônio arquitetônico de Manaus, promovendo o engajamento dos alunos? O objetivo geral foi criar uma versão adaptada do jogo de cartas UNO, utilizando elementos que abordassem o patrimônio histórico da cidade, os monumentos e espaços públicos ao logo da Avenida 7 de Setembro. O jogo foi projetado para estimular a reflexão crítica sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural local. A pesquisa foi conduzida com base na metodologia Design-Based Research (DBR), que permitiu o refinamento contínuo do jogo a partir de feedbacks dos usuários, no caso, os alunos do primeiro ano do ensino médio regular. O referencial teórico abordou autores como Le Goff (2013) e Candau (2011), que discutem a importância da educação patrimonial e a mediação cultural na aprendizagem. A dissertação se divide em: Contexto teórico educação patrimonial na interculturalidade, arte e jogos; Contextualização histórica do patrimônio público de Manaus; Contextualização da escola e público da pesquisa e Reflexão sobre os dados coletados do processo de pesquisa. Como resultados, a pesquisa demonstrou que o Uno7 foi eficaz em engajar os alunos, promovendo a aprendizagem de forma lúdica e colaborativa, além de aumentar o interesse dos estudantes pelo patrimônio histórico de Manaus. A interação social foi favorecida, e a gamificação contribuiu para um aprendizado mais dinâmico e prazeroso. No entanto, sugeriram-se ajustes nas mecânicas do jogo, como a ampliação da contextualização histórica, para otimizar a experiência educativa. O Uno7 se mostrou uma ferramenta valiosa para o ensino de patrimônio cultural, com potencial para ser expandido a outros contextos e temas educacionais. |
Abstract: | This dissertation presents the development of the Uno7 game, an educational tool aimed at teaching heritage education in art education classes. The research had as its central question: How can the use of an educational game enhance teaching and learning about the architectural heritage of Manaus, promoting student engagement? The general objective was to create an adapted version of the UNO card game, using elements that addressed the city's historical heritage, monuments and public spaces along Avenida 7 de Setembro. The game was designed to stimulate critical reflection on the preservation and appreciation of local cultural heritage. The research was conducted based on the Design-Based Research (DBR) methodology, which allowed for continuous refinement of the game based on feedback from users, in this case, first-year high school students. The theoretical framework approached authors such as Le Goff (2013) and Candau (2011), who discuss the importance of heritage education and cultural mediation in learning. The dissertation is divided into: Theoretical context of heritage education in interculturality, art and games; Historical contextualization of the public heritage of Manaus; Contextualization of the school and research audience and Reflection on the data collected from the research process. As results, the research demonstrated that Uno7 was effective in engaging students, promoting learning in a playful and collaborative way, in addition to increasing students' interest in the historical heritage of Manaus. Social interaction was favored, and gamification contributed to a more dynamic and enjoyable learning experience. However, adjustments to the game mechanics were suggested, such as expanding the historical contextualization, to optimize the educational experience. Uno7 proved to be a valuable tool for teaching cultural heritage, with the potential to be expanded to other educational contexts and themes. |
Keywords: | Jogos educativos Jogos de carta |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES OUTROS |
???metadata.dc.subject.user???: | Arte Educação Educação Patrimonial Gamificação Adaptação do Uno |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Artes |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Citation: | GIMAQUE, Deborah Janny Marinho de Castro. Uno7 - o patrimônio histórico de Manaus em game: a cidade como espaço de aprendizagem sobre memória, história e patrimônio. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10851 |
Issue Date: | 11-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_DeborahGimaque_PROFARTES.pdf | 7.08 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.