???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Sandra Costa-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentareng
dc.contributor.advisor1Pina, Rizioleia Marina Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6421099138204726eng
dc.contributor.referee1Souza, Aldalice Aguiar de-
dc.contributor.referee2Reis, Deyvylan Araújo-
dc.date.available2999-12-31-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationLIMA, Sandra Costa. Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem no Contexto Amazônico) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853-
dc.description.resumoIntrodução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integralizadas e audazes na arte da escuta da diversidade e da pluralidade no país. Objetivo: Desenvolver um Curso na modalidade a Distância para capacitação da equipe de enfermagem no atendimento humanizado e equânime ao indígena hospitalizado, com a atenção às questões culturais e especificidades desta população. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica, para desenvolvimento de um curso de curta duração à distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem em um Ambiente Virtual e aprendizagem, norteado pelo referencial teórico da andragogia. O percurso metodológico seguiu as três primeiras etapas do modelo ADDIE para nortear o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, a saber: análise, desenho e desenvolvimento. Resultados: desenvolvimento do Curso ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA NO CONTEXTO HOSPITALAR –CURSO EAD, para educação continuada da equipe de enfermagem na assistência ao paciente indígena em contexto hospitalar, carga horária de 60h. A produção técnica e tecnológica foi mediada pela Teoria da diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Conclusão: O curso foi desenvolvido por meio de uma ferramenta pedagógica inovadora com foco na redução de lacunas no conhecimento acerca do cuidado à população indígena, desenvolvimento de habilidades e competências culturais para o atendimento humanizado e equânime ao indígena em ambiente hospitalar.eng
dc.description.abstractIntroduction: Permanent health education, a learning model that takes place in the daily practice of the profession, is committed to the collective. It acknowledges routine activities as opportunities for innovation, embracing challenges and creatively replacing traditional models with cooperative, collaborative, integrated, and bold practices, fostering attentive listening to the country’s diversity and plurality. Objective: To develop in the modality Distance Learning Course to train nursing staff in providing humanized and equitable care to hospitalized Indigenous patients, with special attention to the cultural aspects and specific needs of this population. Method: This is an applied research project focused on technological production, aiming to develop a short-term distance learning course on Indigenous health for nursing professionals, hosted in a Virtual Learning Environment (VLE) and guided by the theoretical framework of andragogy. The methodological approach followed the first three phases of the ADDIE model to guide the development of the virtual learning environment, namely: analysis, design, and development. Results: Development of the course INDIGENOUS HEALTH NURSING IN THE HOSPITAL CONTEXT – Distance Learning Course (EAD), aimed at the continuing education of nursing staff in providing care to Indigenous patients in a hospital setting, with a workload of 60 hours. The technical and technological production was guided by Madeleine Leininger’s Theory of Cultural Care Diversity and Universality. Conclusion: The course was developed using an innovative pedagogical tool focused on reducing knowledge gaps regarding care for Indigenous populations and fostering the development of cultural skills and competencies to provide humanized and equitable care to Indigenous patients in a hospital setting.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83736/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagemeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagemeng
dc.rightsAcesso Embargado-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnfermagem em saúde comunitáriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEMeng
dc.titleDesenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagemeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6114-4003eng
dc.subject.userEnfermagempor
dc.subject.userEducação em enfermagempor
dc.subject.userSaúde de populações indígenaspor
dc.subject.userEducação a distânciapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Enfermagem no Contexto Amazônico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.