???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVidigal, Yanka Andrade Senna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7677568915519291eng
dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Manoel Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0403290330724360eng
dc.contributor.referee1Melo, Daniel Reis Armond de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0038720677709107eng
dc.contributor.referee2Sousa, Kleber Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5998925827023470eng
dc.contributor.referee3Gomes, Eduardo de Castro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6572855304603037eng
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationVIDIGAL, Yanka Andrade Senna. O ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAM. 2025. 151 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10854-
dc.description.resumoEm um mundo cada vez mais orientado pela informação e pelo conhecimento, compreender a importância da PI é relevante para capacitar os futuros profissionais a criar inovações e ativos intelectuais passíveis de proteção legal. Nesse sentido, a presente pesquisa busca identificar a abordagem da temática de Propriedade Intelectual na Universidade Federal do Amazonas, para os cursos das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. Quanto aos objetivos específicos estão: identificar a ocorrência da oferta de disciplinas que abranjam Propriedade Intelectual, por meio de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; identificar o grau de conhecimento dos alunos em PI e como esse conhecimento é perpassado na instituição, por meio de questionário; elaborar um material didático, de forma a incentivar a divulgação da temática nos cursos de graduação da UFAM. A metodologia, com abordagem quanti-qualitativa, incluiu a pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionários aos discentes de graduação das áreas de Ciências Biológicas e Agrárias. O resultado apontou que os conceitos estão pouco presentes na formação dos discentes dos cursos analisados, identificando que, atualmente, nenhum dos PPCs se orienta no PDI vigente da Instituição e as diretrizes curriculares. Quanto ao nível de suficiência da temática, 73.4% dos respondentes não se sentem preparados com os conhecimentos aprendidos até o momento. Dessa forma, espera-se que o produto gerado, em formato de vídeos sequenciados, torne o tema acessível tanto para os discentes quanto para as coordenações de curso e que o conjunto desta pesquisa contribua para informar e difundir o conceito de PI dentro do contexto acadêmico, para os cursos analisados, destacando seu papel estratégico no desenvolvimento acadêmico, científico e profissional.eng
dc.description.abstractIn a world increasingly driven by information and knowledge, understanding the importance of IP is important to enable future professionals to create innovations and intellectual assets that can be legally protected. In this sense, this research seeks to identify the approach to Intellectual Property with at the Federal University of Amazonas, for courses in the areas of Biological and Agricultural Sciences. The specific objectives are: to identify the occurrence of subjects that cover Intellectual Property, by analyzing the Course Pedagogical Projects; to identify the degree of knowledge of students in IP and how this knowledge is passed on in the institution, by means of a questionnaire; to develop didactic material, in order to encourage the dissemination of the theme in UFAM's undergraduate courses. The methodology, with a quantitative and qualitative approach, included bibliographical research, document analysis and the application of questionnaires to undergraduate students in the areas of Biological and Agricultural Sciences. The results showed that the concepts are not very present in the education of the students on the courses analyzed, identifying that none of the PPCs are currently oriented towards the institution's current PDI and curriculum guidelines. Regarding the level of sufficiency of the subject, 73.4% of respondents do not feel prepared with the knowledge they have learned so far. It is therefore hoped that the product generated, in the form of sequenced videos, will make the subject accessible to both students and course coordinators, and that this research as a whole will contribute to informing and disseminating the concept of IP within the academic context for the courses analyzed, highlighting its strategic role in academic, scientific and professional development.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83798/DISS_YankaVidigal_PROFNIT.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Estudos Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPropriedade intelectual - Amazôniapor
dc.subjectPropriedade intelectual - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleO ensino de Propriedade Intelectual nos cursos de graduação da UFAMeng
dc.title.alternativeTeaching intellectual property in UFAM undergraduate courseseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPropriedade Intelectualpor
dc.subject.userEnsino superiorpor
dc.subject.userUFAMpor
dc.subject.userProjetos Pedagógicos de Cursopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_YankaVidigal_PROFNIT.pdf 5.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.