???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Victor Hugo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7540992947461513eng
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783eng
dc.contributor.advisor-co1Barros, Rosemara Staub de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2680914238480876eng
dc.contributor.referee1Stoco, Sávio Luís-
dc.contributor.referee2Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationREIS, Victor Hugo da Silva. "Manaus era uma cidade baixa que você via de cima": um estudo sobre as obras de Sérgio Cardoso nos períodos de 1970 e 1980. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10858-
dc.description.resumoEsta pesquisa, sob abordagem qualitativa, tem por finalidade analisar, por intermédio da Iconografia e Iconologia, as obras de arte nas décadas de 1970 e 1980, do artista plástico, dramaturgo e escritor amazonense Sérgio Vieira Cardoso, também imortal na Academia Amazonense de Letras. Para tanto, traçaremos um reviver com o levantamento bibliográfico, histórico e sociológico sobre os aspectos das imagens que convergem com os acontecimentos do século XIX ao século XX, o período da borracha e o surgimento da Zona Franca de Manaus, visando identificar as relações da arte, sobretudo, com a sociologia, criando um diálogo interdisciplinar para assim compreender o motivo da construção e concepção das obras do artista pesquisado. Para tanto, por intermédio de entrevistas semiestruturadas, nos possibilitou o entendimento sobre o motivo de suas representações artísticas. Ademais, se fez necessário conhecer um pouco da biografia do artista por meio de levantamento documental e entrevistas remotas e presenciais que contribuíram para reconstituir a trajetória de vida de Sérgio Cardoso. Estes aspectos foram analisados sob a perspectiva da sociologia da arte, de Pierre Bourdieu, que define o seu habitus, capital e campo. Neste sentido, a iconografia e iconologia, de Panofsky (1991), fundamentou a abordagem epistemológica, sendo uma etapa de análise técnica, por descrição, conceitual e interpretativa das imagens. Desenhamos a pesquisa em três etapas constituídas pelas conjunturas da Amazônia brasileira do século XIX ao XX, a biografia da década de 1950 até a década de 1980, e as criações do artista, sob análise crítica e interpretativa, por meio das etapas de análise constituídas por Erwin Panofsky: descrição, narrativas e significação. A pesquisa contribui para o entendimento de arte contemporânea no Amazonas, sobretudo, aos acervos bibliográficos acerca do assunto, valorizando os contextos sociais, históricos e principalmente a importância das imagens, do artista e da história da Arte no Amazonas.eng
dc.description.abstractThis research, under a qualitative approach, aims to analyze, through Iconography and Iconology, the works of art from the 1970’s and 1980’s by the Amazonian artist, playwright, and writer Sérgio Vieira Cardoso, who is also an immortal member of the Academia Amazonense de Letras. To this end, we will trace a revival through bibliographic, historical, and sociological research on the aspects of images that converge with events from the 19th to the 20th century, including the rubber boom period and the emergence of the Manaus Free Trade Zone. The goal is to identify the relationships between art, especially with sociology, creating an interdisciplinary dialogue to understand the reasons behind the construction and conception of the works of the artist under study. For this purpose, semi-structured interviews provided us with insights into the motivations behind his artistic representations. Additionally, it was necessary to explore the artist's biography through documentary research and remote and in-person interviews, which helped reconstruct Sérgio Cardoso's life trajectory. These aspects were analyzed from the perspective of the sociology of art, as proposed by Pierre Bourdieu, who defines habitus, capital, and field. In this sense, the iconography and iconology of Panofsky (1991) grounded the epistemological approach, serving as a stage for technical analysis through description, conceptualization, and interpretation of images. We structured the research into three stages: the contexts of the Brazilian Amazon from the 19th to the 20th century, the artist's biography from the 1950’s to the 1980’s, and the artist's creations, analyzed critically and interpretively through the stages of analysis proposed by Erwin Panofsky: description, narratives, and signification. This research contributes to the understanding of contemporary art in Amazonas, particularly to the bibliographic collections on the subject, valuing social and historical contexts, and especially the importance of images, the artist, and the history of art in Amazonas.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83796/DISS_VictorHugoReis_PPGSCA.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEtnologia - Manaus (AM)por
dc.subjectIconografia - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.title"Manaus era uma cidade baixa que você via de cima": um estudo sobre as obras de Sérgio Cardoso nos períodos de 1970 e 1980eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.infoNos apêndices e no anexo eu coloquei apenas as perguntas e os documentos que não possuem nenhuma informação confidencial, porque tem-se por finalidade proteger os dados pessoais como CPF e assinatura do entrevistado, do pesquisador e demais responsáveis pelos materiais e solicitações, havendo mais documentos além destes que permitem a utilização de acervos, imagens e informações, incluindo os presentes no documento com as assinaturas.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-9547-7894eng
dc.subject.userArtes plásticaspor
dc.subject.userVisual artseng
dc.subject.userSérgio Cardosopor
dc.subject.userIconografiapor
dc.subject.userRelações Socioculturaispor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userSérgio Cardosopor
dc.subject.userIconographyeng
dc.subject.userSociocultural relationseng
dc.subject.userAmazoneng
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VictorHugoReis_PPGSCA 5.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.