???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10863
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorValdez, Valdenilson Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060624967136461eng
dc.contributor.advisor1Costa, Valcicléia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116eng
dc.contributor.referee2Pinheiro, Harald Sá Peixoto-
dc.contributor.referee3Silva, Viviane Vidal da-
dc.date.issued2024-11-17-
dc.identifier.citationVALDEZ, Valdenilson Correia. Caminho para educação de uma ética ambiental aplicada ao ensino de filosofia. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10863-
dc.description.resumoEsta dissertação examina a interseção entre ética, educação, filosofia e preservação ambiental, com ênfase na crise ambiental contemporânea. Fundamentada no Princípio Responsabilidade de Hans Jonas, a pesquisa propõe uma reflexão ética sobre a relação entre as ações humanas e a sobrevivência do planeta. Jonas destaca a necessidade de um compromisso ético com o futuro, considerando a vulnerabilidade da natureza e os impactos irreversíveis das tecnologias modernas. A heurística do medo, conceito central do autor, é apresentada como um alerta preventivo para orientar escolhas sustentáveis no presente. O estudo utiliza uma abordagem interdisciplinar para analisar a crise ambiental brasileira, com foco no desmatamento da Amazônia e na fragilidade das políticas públicas, revelando a ausência de uma ética de responsabilidade no contexto nacional. No campo educacional, a dissertação ressalta a filosofia como ferramenta para promover consciência crítica e ética, defendendo a integração da ética ambiental no currículo escolar por meio de práticas inovadoras. O uso de recursos cinematográficos, como WALL-E e Mad Max, é sugerido como estratégia pedagógica para sensibilizar os jovens e fomentar debates sobre os riscos da degradação ambiental. A pesquisa articula teoria filosófica e práticas pedagógicas para demonstrar como a educação ambiental fundamentada no Princípio Responsabilidade pode capacitar indivíduos a atuar proativamente na construção de um futuro sustentável. Ao explorar a relação entre ética e ação, esta dissertação busca contribuir para a implementação de políticas públicas e estratégias educacionais que enfrentem os desafios éticos e ambientais de nosso tempo.eng
dc.description.abstractThis dissertation examines the intersection of ethics, education, philosophy, and environmental preservation, with a focus on the contemporary environmental crisis. Grounded in Hans Jonas's Principle of Responsibility, the research proposes an ethical reflection on the relationship between human actions and the planet's survival. Jonas emphasizes the need for an ethical commitment to the future, considering the vulnerability of nature and the irreversible impacts of modern technologies. The heuristic of fear, a central concept of the author, is presented as a preventive warning to guide sustainable choices in the present. The study employs an interdisciplinary approach to analyze Brazil's environmental crisis, focusing on deforestation in the Amazon and the fragility of public policies, highlighting the lack of an ethics of responsibility in the national context. In the educational field, the dissertation underscores philosophy as a tool to promote critical and ethical awareness, advocating for the integration of environmental ethics into school curricula through innovative practices. The use of cinematic resources, such as WALL-E and Mad Max, is suggested as a pedagogical strategy to sensitize young people and foster debates on the risks of environmental degradation. The research bridges philosophical theory and pedagogical practices to demonstrate how environmental education based on the Principle of Responsibility can empower individuals to act proactively in building a sustainable future. By exploring the relationship between ethics and action, this dissertation aims to contribute to the development of public policies and educational strategies that address the ethical and environmental challenges of our time.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83857/%20DISS_ValdenilsonValdez_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesmatamento - Pesquisa - Amazôniapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectÉtica ambientalpor
dc.subjectResponsabilidade ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICAeng
dc.titleCaminho para educação de uma ética ambiental aplicada ao ensino de filosofiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6804-3419eng
dc.subject.userÉtica ambientalpor
dc.subject.userEducação ambientalpor
dc.subject.userHans Jonaspor
dc.subject.userPrincípio Responsabilidadepor
dc.subject.userSustentabilidadepor
dc.subject.userFilosofiapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ValdenilsonValdez_PPGFILO.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.