???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10868
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sá, Marcelle Perpétuo Rodrigues de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9637038848008941 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Vicente, José Gil | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8293479624572875 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Rodrigues, Bruno de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3933365669535929 | eng |
dc.contributor.referee1 | Peres, Gessiane Ambrosio Nazario | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9026694135300954 | eng |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adan Renê Pereira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1888827930222244 | eng |
dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Marcelle Perpétuo Rodrigues de. Remando para a inclusão: o direito à educação especial nas comunidades tradicionais de Parintins/AM. 2025. 157 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10868 | - |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo avaliar as políticas de inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial na zona rural do município de Parintins/AM. O direito à educação configura-se como um direito social fundamental para todas as pessoas, independentemente de sua condição ou origem, à luz dos direitos humanos e das políticas educacionais inclusivas. No contexto amazônico, essa garantia se mostrou ainda mais desafiadora, especialmente no que se refere aos direitos educacionais das pessoas com deficiência. As regiões pesquisadas, localizadas em áreas remotas e de difícil acesso, enfrentam diversos desafios, tais como a falta de infraestrutura e acessibilidade, a ausência de profissionais especializados e a desinformação sobre a legislação. Metodologicamente, a pesquisa foi caracterizada como um estudo de campo, com levantamento bibliográfico e documental, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro com entrevistas semiestruturadas, conduzidas com gestores, professores da sala de recursos multifuncional, monitores do atendimento educacional especializado, pais e/ou responsáveis pelos alunos público-alvo da educação especial, além da coordenação de educação inclusiva do município. O estudo foi realizado em duas escolas situadas em comunidades tradicionais, na área de terra firme, de Parintins/AM. A partir dos relatos dos participantes da pesquisa, evidenciou dificuldades significativas quanto ao acesso e à permanência dos alunos público-alvo da educação especial. Entre os principais desafios, destacaram-se a falta de formação continuada dos professores, a ausência de acessibilidade nas escolas, a precariedade do monitoramento por parte da coordenação de educação inclusiva do município, em razão da escassez de recursos financeiros e humanos, além das singularidades regionais que agravam essas dificuldades. Verificou-se que as estratégias de aproximação com as famílias ainda não são eficazes para envolvê-las no processo de inclusão escolar. Apesar dos esforços na implementação de práticas inclusivas, essas ações têm sido conduzidas, em grande parte, pelos professores do AEE. | eng |
dc.description.abstract | This study aimed to evaluate school inclusion policies for students who are the target audience of special education in the rural area of the municipality of Parintins/AM. The right to education is a fundamental social right for all individuals, regardless of their condition or origin, in light of human rights and inclusive educational policies. In the Amazonian context, ensuring this right has proven even more challenging, especially concerning the educational rights of people with disabilities. The researched regions, located in remote and difficult-to-access areas, face several challenges, such as a lack of infrastructure and accessibility, the absence of specialized professionals, and a lack of information about legislation. Methodologically, the research was characterized as a field study, including bibliographic and documentary research, adopting a qualitative approach. Data collection was carried out through a semi-structured interview script, conducted with school administrators, teachers from the Multifunctional Resource Room, specialized educational support monitors, parents and/or guardians of students in special education, as well as the municipal inclusive education coordination. The study was conducted in two schools located in traditional communities in the upland area of Parintins/AM. The participants' reports highlighted significant difficulties regarding access to and retention of special education students. Among the main challenges were the lack of continuous teacher training, the absence of accessibility in schools, the precarious monitoring by the municipal inclusive education coordination due to financial and human resource shortages, as well as regional specificities that exacerbate these difficulties. It was found that strategies to engage families are still ineffective in involving them in the school inclusion process. Despite efforts in implementing inclusive practices, these actions have largely been carried out by Specialized Educational Assistance (AEE) teachers. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/83965/DISS_MarcelleS%c3%a1_PPGSCA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Integração social | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação rural - Parintins (AM) | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS | eng |
dc.title | Remando para a inclusão: o direito à educação especial nas comunidades tradicionais de Parintins/AM | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.description.sugestao | Não tive dificuldades. O manual ajudou bastante a tirar as dúvidas. | eng |
dc.description.info | Não. Estou satisfeito. | eng |
dc.subject.user | Inclusão social | por |
dc.subject.user | Educação especial | por |
dc.subject.user | Comunidades tradicionais | por |
dc.subject.user | Participação social | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MarcelleSá_PPGSCA.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.