???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Leandro Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697617032714409eng
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569eng
dc.contributor.referee1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Kelly Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665636259576060eng
dc.contributor.referee3Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023eng
dc.contributor.referee4Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617eng
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationBATISTA, Leandro Nogueira. Encontros de saberes: corpo, afeto e potência criadora. 2025. 214 f. Tese (Doutorado em Educação na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10887-
dc.description.resumoO mundo se constitui como uma multiplicidade de expressões de saberes e fazeres que se atualizam em diferentes modos de existência. A partir dessa perspectiva, reconhecemos a importância de acolher as potencialidades de aprender com a diferença, valorizando os encontros que acontecem na escola. Nesse sentido, somos movidos pela questão “que afetos emergem no corpo-estudante da comunidade Nossa Senhora do Rosário (Parintins-Am) dos encontros entre saberes-vivências e os conhecimentos escolares?” que instaura nossa preocupação de pesquisa, de compreender que afetos emergem nesses encontros no espaço escolar. Nesse percurso, traçamos composições com a filosofia da Diferença, especialmente nas obras de Spinoza (2021), Deleuze (1999, 2002, 2005, 2012, 2019) e Bergson (2010 a; b, 2019), articuladas com epistemologias indígenas e perspectivas antropológicas. A cartografia foi mobilizada para mapear saberes-vivências, como o da pesca, da agricultura e da caça, que constituem a memória da comunidade e se atualizam nas práticas cotidianas. Os desdobramentos da investigação nos possibilitaram agir para tornar o espaço escolar favorável ao acontecimento de bons encontros através da realização de oficinas de expressão e criação com os estudantes. O mapeamento dessas práticas contribuiu para criar um ambiente escolar mais receptivo aos saberes das experiências, favorecendo a produção de afetos alegres e ampliando a potência de criação dos estudantes. A abordagem evidencia que os afetos que emergiram variam entre o passivo e o ativo, e podem ser intensificados por encontros que valorizem a diferença e o coletivo. Portanto, entendemos que o espaço escolar, ao acolher as multiplicidades, pode expandir as possibilidades de criação e transformação nos processos educativos.eng
dc.description.abstractThe world is made up of a multiplicity of expressions of knowledge and actions that are actualized in different ways of existing. From this perspective, we recognize the importance of welcoming the potential to learn from difference, valuing the encounters that take place at school. In this sense, we are driven by the question “what affects emerge in the student-body of the Nossa Senhora do Rosário community (Parintins-Am) from the encounters between living knowledge and school knowledge?” which sets out our research concern, to understand what affects emerge in these encounters in the school space. Along this path, we drew up compositions with the philosophy of Difference, especially in the works of Spinoza (2021), Deleuze (1999, 2002, 2005, 2012, 2019) and Bergson (2010 a; b, 2019), articulated with indigenous epistemologies and anthropological perspectives. Cartography was used to map living knowledge, such as fishing, farming and hunting, which constitute the community's memory and are updated in everyday practices. The results of the research enabled us to take action to make the school space favorable to good encounters by holding expression and creation workshops with the students. Mapping these practices has helped to create a school environment that is more receptive to the knowledge of experiences, favoring the production of joyful affections and expanding the students' power to create. The approach shows that the affects that emerged vary between the passive and the active, and can be intensified by encounters that value difference and the collective. Therefore, we understand that the school space, by welcoming multiplicities, can expand the possibilities for creation and transformation in educational processes.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84263/TESE_LeandroBatista_PPGEDA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação afetivapor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEncontros de saberes: corpo, afeto e potência criadoraeng
dc.title.alternativeEncounters of knowledge: body, affect and creative potencyeng
dc.typeTeseeng
dc.description.sugestaoIndicar o link para os códigos das áreas de conhecimento da Capes.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7754-1620eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6069-0352eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1216-8412eng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3871-2057eng
dc.subject.userEducação escolarpor
dc.subject.userSaberes-vivênciaspor
dc.subject.userMemóriapor
dc.subject.userLinguagenspor
dc.subject.userFilosofia da diferençapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação da Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_LeandroBatista_PPGEDA.pdf14.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.