???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Carlos Silva da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7111265841269434 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Amélia Regina Batista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8136324837437755 | eng |
dc.contributor.referee1 | Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, Vilma Terezinha de Araújo | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Carlos Silva da Costa. Paisagem e çugar: a percepção dos professores de escolas públicas acerca do espaço escolar como paisagem do medo. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10898 | - |
dc.description.resumo | A percepção é o sentido fundamental para compreender o mundo vivido e a sua relação com o meio ambiente que os sujeitos estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa procura entender a percepção dos professores sobre o ambiente escolar, analisando-o sob a perspectiva da Geografia Humanista e da Fenomenologia. Visando compreender como as escolas podem ser concebidas como "Paisagens do Medo", influenciadas pela localização, condições de segurança e dinâmicas sociais, afetando a vivência docente. Assim a pesquisa tomou como base os seguintes questionamentos: Em quais contextos as escolas deixam de ser um Lugar de Trabalho e assumem características de Paisagens ou Lugares do Medo para os docentes? De que forma a localização das escolas influenciam na percepção que os professores têm destas instituições? Há uma diferenciação na metodologia e didática adotada pelos professores nas escolas em que trabalham motivada pela sensação de insegurança? Para isso foram organizados dois procedimentos metodológicos, o primeiro se deu por meio do levantamento de referências que possibilitam seu embasamento teórico. O segundo procedimento para a construção da pesquisa foi a pesquisa/trabalho em campo com o objetivo de conhecer as escolas e conversar com os professores sobre suas percepções acerca da mesma. Assim foi possível identificar que muitos docentes experimentam o espaço escolar como um ambiente de vulnerabilidade e insegurança, o que impacta diretamente na sua prática pedagógica e nas relações interpessoais dentro da escola. | eng |
dc.description.abstract | Perception is the fundamental sense for understanding the lived world and its relationship with the environment in which subjects are inserted. Thus, this research seeks to understand teachers' perception of the school environment, analyzing it from the perspective of Humanist Geography and Phenomenology. Aiming to understand how schools can be conceived as 'Landscapes of Fear,' influenced by location, security conditions, and social dynamics, affecting the teaching experience. The research was based on the following questions: In which contexts do schools cease to be a Place of Work and assume characteristics of Landscapes or Places of Fear for teachers? How does the location of schools influence the perception teachers have of these institutions? Is there a differentiation in the methodology and teaching approach adopted by the schools where they work, motivated by the feeling of insecurity? For this, two methodological procedures were organized. The first was through a survey of references that enable its theoretical foundation. The second step in constructing the research was field research/work, aimed at understanding the schools and discussing with teachers their perceptions about it. Thus, it was possible to identify that many teachers feels the school environment as a space of vulnerability and insecurity, which directly impacts their pedagogical practice and interpersonal relationships within the school. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/84353/DISS_CarlosBrito_PPGEOG.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Geografia humana | por |
dc.subject | Percepção geográfica | por |
dc.subject | Violência nas escolas | por |
dc.subject | Fenomenologia | por |
dc.subject | Professores - Medo | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA | eng |
dc.title | Paisagem e lugar: a percepção dos professores de escolas públicas acerca do espaço escolar como paisagem do medo | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Percepção | por |
dc.subject.user | Paisagem do medo | por |
dc.subject.user | Fenomenologia | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_CarlosBrito_PPGEOG.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.