???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Carlos Silva da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111265841269434eng
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136324837437755eng
dc.contributor.referee1Albuquerque, Adorea Rebello da Cunha-
dc.contributor.referee2Lima, Vilma Terezinha de Araújo-
dc.date.issued2025-04-22-
dc.identifier.citationBRITO, Carlos Silva da Costa. Paisagem e çugar: a percepção dos professores de escolas públicas acerca do espaço escolar como paisagem do medo. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10898-
dc.description.resumoA percepção é o sentido fundamental para compreender o mundo vivido e a sua relação com o meio ambiente que os sujeitos estão inseridos. Desse modo, esta pesquisa procura entender a percepção dos professores sobre o ambiente escolar, analisando-o sob a perspectiva da Geografia Humanista e da Fenomenologia. Visando compreender como as escolas podem ser concebidas como "Paisagens do Medo", influenciadas pela localização, condições de segurança e dinâmicas sociais, afetando a vivência docente. Assim a pesquisa tomou como base os seguintes questionamentos: Em quais contextos as escolas deixam de ser um Lugar de Trabalho e assumem características de Paisagens ou Lugares do Medo para os docentes? De que forma a localização das escolas influenciam na percepção que os professores têm destas instituições? Há uma diferenciação na metodologia e didática adotada pelos professores nas escolas em que trabalham motivada pela sensação de insegurança? Para isso foram organizados dois procedimentos metodológicos, o primeiro se deu por meio do levantamento de referências que possibilitam seu embasamento teórico. O segundo procedimento para a construção da pesquisa foi a pesquisa/trabalho em campo com o objetivo de conhecer as escolas e conversar com os professores sobre suas percepções acerca da mesma. Assim foi possível identificar que muitos docentes experimentam o espaço escolar como um ambiente de vulnerabilidade e insegurança, o que impacta diretamente na sua prática pedagógica e nas relações interpessoais dentro da escola.eng
dc.description.abstractPerception is the fundamental sense for understanding the lived world and its relationship with the environment in which subjects are inserted. Thus, this research seeks to understand teachers' perception of the school environment, analyzing it from the perspective of Humanist Geography and Phenomenology. Aiming to understand how schools can be conceived as 'Landscapes of Fear,' influenced by location, security conditions, and social dynamics, affecting the teaching experience. The research was based on the following questions: In which contexts do schools cease to be a Place of Work and assume characteristics of Landscapes or Places of Fear for teachers? How does the location of schools influence the perception teachers have of these institutions? Is there a differentiation in the methodology and teaching approach adopted by the schools where they work, motivated by the feeling of insecurity? For this, two methodological procedures were organized. The first was through a survey of references that enable its theoretical foundation. The second step in constructing the research was field research/work, aimed at understanding the schools and discussing with teachers their perceptions about it. Thus, it was possible to identify that many teachers feels the school environment as a space of vulnerability and insecurity, which directly impacts their pedagogical practice and interpersonal relationships within the school.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84353/DISS_CarlosBrito_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGeografia humanapor
dc.subjectPercepção geográficapor
dc.subjectViolência nas escolaspor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectProfessores - Medopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIAeng
dc.titlePaisagem e lugar: a percepção dos professores de escolas públicas acerca do espaço escolar como paisagem do medoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userPercepçãopor
dc.subject.userPaisagem do medopor
dc.subject.userFenomenologiapor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CarlosBrito_PPGEOG.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.